i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Memória Futebol Clube

Ver perfil

Atlético e Paraná é clássico, sim. Não adianta desprezar

  • PorAndré Pugliesi
  • 22/01/2018 19:00
Atlético e Paraná é clássico, sim. Não adianta desprezar
| Foto:

Atlético e Paraná, ou Paraná e Atlético, como queiram, é clássico sim. Por mais que parte da torcida rubro-negra faça tudo para desprezar, não tem jeito, o futebol vai além dos sentimentos de arquibancada. E o duelo tem tudo para ser elevado como clássico.

Tem tradição. Já são 27 anos de confrontos. Não é tanto quanto o Atletiba, que possui quase 93. Mas é o suficiente.  No entanto, o clássico Atlético e Paraná não começa em 1990, ano do primeiro encontro, vencido pelo Furacão.

O Tricolor é herdeiro de equipes importantíssimas do estado: Ferroviário, Britânia, Colorado, Pinheiros etc. E todas, naturalmente, duelaram constantemente com o Atlético, inclusive em decisões de Campeonato Paranaense.

E há outra questão fundamental, de posicionamento. Embora alguns torcedores do rubro-negro imaginem que o clube esteja às vésperas de uma decisão de Mundial ou, pelo menos, há alguns anos, o Furacão ainda é uma equipe eminentemente regional, com alguns brilhos, raros, nacionais.

Ou seja, os principais adversários do Atlético ainda são os conterrâneos Coritiba e Paraná. Em outras palavras, os jogos contra os dois são significativos. O fato de o Paraná ter permanecido 10 anos na Série B enfraqueceu o duelo? Sim, mas não o descaracteriza.

Por fim, há o critério da relevância, complementar ao que foi abordado acima. Atlético e Paraná já decidiram, diretamente, dois campeonatos estaduais, ambos com vitória rubro-negra. E vários outros encontros tiveram peso na busca pela hegemonia local.

Assim sendo, a torcida do Atlético pode até tentar menosprezar o encontro, na tentativa de humilhar o oponente. Mas a história mostra outra coisa. Quer alguns queiram, ou não, Atlético e Paraná é clássico, sim.

Copa do Mundo >> calendário de jogos, programação de TV, notícias

Tabela >> confira a tabela completa da Copa do Mundo

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.