| Foto:
CARREGANDO :)

Publicidade

“Missionários de um mundo pagão
Proliferando ódio e destruição
Vêm dos quatro cantos da terra.”

(Uns e outros)

Publicidade

No último post apresentei uma das versões do conservadorismo, aquela de caráter mais moralista, que deveria estar restrita ao âmbito da vida privada.

Há um outro sentido, que se volta para a vida pública. Este outro sentido se subdivide em duas espécies. O conservadorismo político do status quo, e, o conservadorismo como prudência.

Tanto um, quanto outro não são ideologias, mas, sim posicionamentos em relação a uma realidade ou a uma ideologia.

O primeiro é o que prega a manutenção de uma certa conjuntura institucional e a preservação do poder daqueles que o exercem. Em nível federal, seria conservador o defensor intransigente da Presidente Dilma, que acredita que sua ideologia (mais à esquerda) deve ser aprofundada. Em nível estadual, seria o defensor do Governador Beto Richa.

É interessante perceber que, nesta acepção, ser conservador pode significar tantas coisas, quantas forem as pessoas e as ideologias que se quer preservar no poder.

Publicidade

O segundo sentido do conservadorismo (prudência) tem algumas vantagens sobre o primeiro. Ele não é estático e incondicional. Trata-se mais de uma reflexão sobre as instituições, suas funções, promessas (cumpridas ou não) e, o que é mais importante, apresenta críticas construtivas ao que poderia ser melhorado.

O conservador prudente, para criticar precisa ter uma visão ideológica bem construída. Sem levá-la ao extremo (como fazem os que defendem o status quo), exercita a autocrítica e reconhece não ser o dono da verdade. Está disposto a ouvir e não só a falar (como os demais conservadores, os reacionários e os revolucionários). Dispõe-se contra mudanças abruptas nas instituições, quando elas representam rupturas à margem da legislação, muitas vezes fundadas por clamores inconsequentes.

De certa forma, um conservador prudente também é um reformador, porque está disposto a construir alternativas ao que está posto, sem abdicar das suas crenças políticas (que podem ser liberais, igualitárias, utilitaristas, etc).

Tentar estabelecer pontos comuns para uma discussão não significa renunciar à própria consciência, mas, uma forma de alcançar consenso em situações controversas que podem levar a um cenário institucional pior do que o do presente. Este conservador é consequente, está atento ao tempo histórico e aceita o debate para alcançar mais paz e prosperidade para a sociedade. Não é nem revolucionário, nem reacionário.

Infelizmente, nos últimos tempos os conservadores prudentes estão escassos. O que se tem é o debate de surdos. Muito grito e nenhuma compreensão.

Publicidade