Para quem não lembra a predicação verbal é aquela parte dos estudos que compreende o aprendizado sobre os verbos no período. São três os tipos de verbos que entram nessa jogada sintática: os de LIGAÇÃO, os TRANSITIVOS e os INTRANSITIVOS. Os primeiros aparecem no predicado nominal, os do segundo e terceiro tipo no predicado verbal e também no verbo-nominal – e cada um desses tipos vai exigindo um contexto específico, além da compreensão sobre os complementos verbais, o que obriga o estudante a usar muito bem a cabeça para entender esse esquema conceitual, mas que tem na prática efetiva a sua melhor performance.
O que tem uma coisa a ver com a outra? Tudo. Ações verbais dizem respeito às atitudes e atitudes estão intimamente ligadas à presença humana. Brincar, por exemplo, é algo que todos fazemos, especialmente quando crianças, no entanto os nossos pequenos têm exercitado muito pouco esse direito.Hoje será excelente conjugarmos o verbo brincar em todas as pessoas. Quero ver e ouvir muitos dizendo EU BRINCO, TU BRINCAS, ELE BRINCA, NÓS BRINCAMOS…
O dia das crianças
Neste DIA DA CRIANÇA vamos organizar realmente um dia exclusivo para elas? Poderá ser em casa ou nos parques da cidade. O dia está uma belezura, apesar da ameaça da chuva, que cai, não cai. Há sol e a temperatura está agradável. Agora mesmo de manhã, já no café é possível agradar nossos pequenos. Acabe de ler este texto e desligue o computador. Que tal tomar um café bem reforçado com as crianças na padaria? Elas irão adorar esse convite. Se por acaso alegarem que querem ficar vendo tevê lhes diga “Nada disso, vamos à padaria e depois da padaria ao parque”. Dia desses nós, eu, minha filha e o pai dela fomos até às imediações do Centro Cívico colher amoras. Gente do céu! As amoras, ali, pareciam dizer:” Venham me colher!” São graúdas e suculentas. Colhi tantas amoras que foi possível encher um pote de geléia, feita com a ajuda da minha filha. São situações descontraídas assim que transformam a vida da gente. Proximidade sincera é a palavra.
Cá entre nós
Ficamos muito distanciados das crianças. Mesmo em casa elas têm tevê no quarto e nos livramos da responsabilidade de cuidar delas, pois a tevê as distraiu. Quando nos damos conta o tempo da infância acabou e nos comovemos ao relembrar dos versos do poeta Casimiro de Abreu, mas ai nossas crianças já não são mais crianças…
Meus oito anos
Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
……………………………..
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh ! dias da minha infância!
Oh ! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
……………………………………………………………………………..
Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Um dia ensolarado em Curitiba
Esta Curitiba tem parques excelentes! Que tal levar as crianças a eles? Há anos lembro que a prefeitura da capital paraense, organizou as “Ruas da Alegria”. Bastava que os moradores pedissem e a rua era interditada para automotores, aos sábados ou aos domingos. O motivo? A necessária brincadeira com as crianças e os jovens, esquecida pela vida moderna. Quem tinha mesa de pingue-pongue colocava na rua e a alegria já estava feita. A cidade parecia encontrar sua vocação de bom lugar para se viver. Cresci minha gente, vendo as ruas do velho bairro do Umarizal cheias de vida nos dias do Programa da Alegria.
O que farei hoje
Programei levar minha filha à Gibiteca para apreciar a exposição sobre quadrinhos e depois ela quer jogar bad minton com o pai e uma colega da escola. Para animar o lanche do final da tarde farei um bolo. Coincidência ou não ele se chama ALEGRIA. Querem a receita? Pois ela segue abaixo com licença da Nádia Schavinatto, do blog Conversa Temperada, pois estou agora invadindo a sua praia, mas o motivo vale a pena, concorda, Nádia?
BOLO ALEGRIA
Ingredientes
– 2 colheres (de sopa) bem cheias de manteiga
– 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
– 2 latas de leite condensado
– 2 ovos
– 1 copo de leite
– 4 colheres de chocolate em pó
– 1 colher (pequena) de fermento em pó
– 2 saquinhos de MM (aquelas pastilhas de chocolate, bem coloridas).
Modo de preparo
Coloque a manteiga, o leite, os ovos, o chocolate e a farinha na batedeira e misture tudo com uma lata de leite condensado. Depois, peça para a criança colocar o fermento para você e mexa tudo com uma colher de pau. Em seguida unte com manteiga e um pouco de farinha de trigo uma forma redonda. Despeje a massa do bolo na forma e leve ao forno, já aquecido.
Enquanto o bolo assa (por uns 40 minutos) prepare um brigadeiro à base de chocolate em pó com a ajuda da criança. Deixá-la participar dessa movimentação já é uma festa, pode acreditar!
Quando tirar o bolo do forno arrume essa gostosura num prato bem bonito, desses de festa. Depois, vá aplicando a massa de brigadeiro sobre o bolo; assim que estiver todo coberto pelo brigadeiro decore com as pastilhas achocolatadas. Não esquecer de dar sempre uma olhada para a criança ao seu lado. Aquele olhar brilhante, cheio de alegria, já anunciará o sucesso desse bolo.
Bom apetite!
Obrigada pela generosa leitura – e, sinceramente, um feliz Dia das Crianças, também para você!
Escândalo do Banco Master afunda imagem do STF e pode impactar as eleições
UE confirma que assinará o acordo de livre-comércio com Mercosul no sábado
Trump quer adquirir a Groenlândia: como funciona a compra de territórios
Ciência mostra que “agenda verde” radical afasta até mesmo quem defende o meio-ambiente