• Carregando...
Como encarar bem o  ENEM, meu jovem leitor?
| Foto:

As notícias na internet e nos jornais impressos já estampam que mais de 4 milhões de candidatos estão inscritos no ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova acontecerá no próximo dia 31 de agosto, domingo. Fiquei imaginando esse contingente recorde no exame, na maioria bem jovem, cheio de expectativas para auferir vantagens com o resultado dessa avaliação, organizada pelo Inep – e saí à procura de meus ex-alunos, participantes do exame em 2007, para coletar impressões. Consegui reunir um grupo de universitários, aqui de Curitiba – e eles compartilham depoimentos, a partir da própria vivência na avaliação da prova constituida de 63 questões de múltipla escolha e de uma redação. Confira alguns comentários.

Arquivo / Casa da Linguagem / Curitiba
Meus jovens alunos, hoje universitários, participantes do ENEM.

” Bem, Doralice, como participei 2 vezes do ENEM, no meu 2º e 3º ano do Ensino Médio, pude fazer um balanço da prova. A parte objetiva cobra assuntos básicos, e a maior dificuldade (ou deveria dizer “menor facilidade”?) foi interpretar os enunciados, já que muitos deles continham embutida a resposta para cada questão. Acredito que os corretores da redação tenham priorizado textos no formato “receita de bolo”, que caem na…
na mesmice, porém atendem mecanicamente a cada exigência do enunciado, em detrimento de construções mais elaboradas, aprofundando o tema.

Confesso que fui melhor na redação do Vestibular do que na do ENEM, mas ainda assim não deixo de admirar os critérios de correção criados para o exame, eles pesavam as principais competências que um bom redator precisa ter. De modo geral, lamento o baixo nível das questões da prova, porém quando vejo que a média nacional não passa de média nacional, consinto que não poderia ser diferente.”

(Lucas Z. Portela, 17 anos, 1º ano de Administração, na UFPR; é o jovem de camiseta branca/cinza)

Arquivo Pessoal
Bernardo Passarella, aluno de Publicidade e Propaganda,na PUC/PR

” Achei a prova tranqüila, sem muita exigência de decoreba. Na realidade, uma prova baseada na interpretação de textos, porque quem tem esta habilidade imprescindível, se dá muito bem. Os conteúdos do vestibular quase não são cobrados. Estar bem informado é fundamental no Enem, mas ainda considero a interpretação mais importante. Mesmo que não se tenha aprofundamento sobre o assunto, basta ler a questão e interpretá-la e se consegue atender facilmente. Fiquei um pouco inseguro pelo tema que podia aparecer, mas não em relação a escrita ou coisa parecida, mas no fim deu tudo certo, eu me saí bem.”

( Bernardo Passarella, 17 anos, 1º ano de Publicidade e Propaganda, na PUC-PR)

” Quem desenvolve o hábito da leitura apresenta ampla vantagem no ENEM, pois detém o conhecimento dos temas atuais e apresenta maior facilidade na hora de sintetizar as informações de um texto, tendo em vista que a interpretação foi um tema muito cobrado na avaliação; a prova cobra do estudante conhecimentos em diversas áreas com foco em atualidades, questões envolvendo meio ambiente, questões globais relativas ao desenvolvimento da sociedade, tal como taxa de analfabetismo, etc.

Verifiquei também algumas questões que buscam analisar a capacidade de raciocinio do estudante; assimilação de diversas informações na mesma questão; e conhecimento da vida cotidiana;
tendo em vista que a interpretação foi um tema muito cobrado na avaliação.”

( Dalton Luiz Margotti Maceno, 19 anos, 1º ano de Administração, na UFPR; na foto em grupo, é o jovem de camiseta preta ).

É muito importante meu jovem leitor que você entenda o que são as expressões competência e habilidade enfatizada exaustivamente pelos examinadores; você administrará, assim, com maior segurança as potencialidades individuais pressupostas nessa prova. Os depoimentos acima, em outras palavras, mostram que no caso das competências são as misturas de relações subjetivas ligadas ao aprendizado, enquanto nas habilidades, são as maneiras consolidadas do saber fazer algo, como interpretar, comparar, etc. Se você ainda não teve a ocasião de examinar um modelo de prova saiba que ela é organizada, a partir das cinco competências listadas abaixo, ou seja, você deverá:

> dominar linguagens;

> compreender fenômenos;

> enfrentar situações-problema;

> construir argumentações;

> elaborar propostas de ações solidárias.

Quanto às habilidades, em número de 21, sugiro que você confira se consegue atender às solicitações abaixo-relacionadas. Se puder, ótimo, estará mais seguro diante das questões, mas se hesitar e tascar um “mais ou menos”, é bom atrelar o passo e buscar ajuda técnica específica – e sem perda de tempo ler um pouco mais os jornais e as revistas de grande circulação informativa nos próximos dias. Os depoimentos acima não deixam qualquer dúvida: estar bem informado e interpretar textos são requisitos imprescindíveis, além, é claro, de saber expressar as idéias com clareza em um texto solicitado pelos examinadores!

Veja se você é capaz de:

( ) Compreender e utilizar variáveis;
( ) Compreender e utilizar gráficos;
( ) Analisar dados estatísticos;
( ) Inter-relacionar linguagens;
( ) Contextualizar arte e literatura;
( ) Compreender as variantes lingüísticas;
( ) Compreender a geração e o uso de energia;
( ) Compreender a utilização dos recursos naturais;
( ) Compreender a água e sua importância;
( ) Compreender as escalas de tempo;
( ) Compreender a diversidade da vida;
( ) Utilizar indicadores sociais;
( ) Compreender a importância da biodiversidade;
( ) Conhecer as formas geométricas;
( ) Utilizar noções de probabilidade;
( ) Compreender as causas e as conseqüências da poluição ambiental;
( ) Entender processos e implicações da produção de energia;
( ) Valorizar a diversidade cultural;
( ) Compreender diferentes pontos de vista;
( ) Contextualizar processos históricos;
( ) Compreender dados históricos e geográficos

Observação : confira aqui nos próximos sete dias diversos comentários de ex-participantes, dicas e propostas de redação, todas bem afinadas com as habilidades requisitadas pelo ENEM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]