Há anos, há dezenas de anos, que venho corrigindo redações escolares. Sob os meus olhos já passaram muitos, milhares de textos – e já perdi a conta das ocasiões nas quais advirto aos produtores dessas redações os requisitos indispensáveis para bem escrever.

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Quem está acompanhando essas últimas postagens sabe que há um quarteto infalível para poder bem redigir. Conhecimento temático, recursos textuais, formato dos textos e objetivos bem focados no interlocutor fazem a mais perfeita tabelinha de sucesso à ocasião da escrita – e hoje o tema da postagem será sobre O FORMATO DOS TEXTOS. Acompanhe.

São inúmeros os formatos – e quem escreve em atenção às propostas de produção de textos precisa conhecer tanto a denominação quanto ao formato de cada modelo. Reveja aqui, agorinha, os seus conhecimentos – e responda à pergunta: será que você saberia atender às exigências de produzir e examinar em análise interpretativa os tipos abaixo?

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Resumo, argumentação, dissertação, infográfico, recontagem, quadrinhos, charge, texto poético, texto publicitário, comparações, biografias, legendas, títulos, narrativas, cartas, relatórios, abaixo-assinados, contratos, requerimentos, entre outros.

Necessidades imperiosas

Para atender às propostas, seja para interpretar ou redigir, é fundamental conhecer a estrutura de cada modelo de texto acima. Todos têm uma “cara” particular, específica – e o vestibulando, o candidato aos concursos ou à seleção de qualquer emprego precisa conhecê-los.

Muita gente bem formada esquece de que, diante de um problema no computador ou da velha máquina de datilografia, escrever sob a forma manuscrita, ainda é a mais poderosa fonte de auxílio, de cumprimento das tarefas e de expressão da nossa capacidade de explicitação das idéias. Se equilibrados, ciosos e competentes seremos capazes de defendê-las oralmente, mas ao registrarmos essas mesmas idéias no papel, elas serão alçadas à condição de asas dos nossos intentos, ficarão impressas – por isso, escrever bem em atendimento às propostas é ainda e sempre um diferencial em todas as situações, inclusive nesta, virtual.

Observo, por escrito, com elevada freqüência nas redações dos vestibulandos essas insuspeitas observações:

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> Falta de adequação à proposta!
> Não atendeu ao modelo solicitado!
> Dê ao texto o formato exigido!

Tais advertências revelam indiscutivelmente a desatenção e muito mais a ignorância na formatação dos textos. Aprender a formatá-los exige paciência, treino, muito treino e orientações adequadas, além da exigência prioritária de desejar de verdade aprender.

Uma advertência sincera

Estou, também, aos poucos pegando o jeito com os recursos oferecidos pelo programa que põe as postagens do blog “no ar”. Se observarem com bastante atenção perceberão os meus “cochilos “ e acertos. É apenas uma questão de tempo e disciplina, pois sei que chegarei a postar com imagens e lincadas oportuníssimas ao foco deste diário virtual. Acompanhem os meus passos nas próximas postagens, por favor.