• Carregando...
O livro: hábito, importância , variações e difusão
| Foto:

Hoje o nosso calendário assinala o DIA DO LIVRO – e daí , dirão os que não gostam de ler. Eu tenho paciência; um dia eu os verei descobrindo o encantamento, as surpresas que o livro pode certamente nos reservar. Disseminar o hábito da leitura é tarefa séria; requer exemplo vivo e arrojo intenso, além, é claro , da paciência histórica para contemporizar frustrações aqui e ali, mas jamais esmorecimento. Eu tive sorte, muita, pois nasci em uma família de leitores apaixonados e frequentei uma escola pública que reunia professores leitores, porém muitas crianças e jovens não logram essas contingências favoráveis – e você? Tem uma história de leitores na sua família?

Roberto Custódio/Jornal de Londrina
David: por conta própria, menino criou biblioteca para fomentar leitura

Disseminar e desencadear a importância da leitura e do livro exige atitude assertiva dos pais, dos professores que lêem, dos amigos generosos, das bibliotecas escolares, das revistarias, dos sebos e das livrarias, além das bibliotecas públicas ou de amigos vorazes pela informação impressa, que emprestam e têm paciência para esperar a devolução de um exemplar.

O livro ainda é caro; eu entro constantemente em livrarias e vejo o quanto precisaria dispender do que ganho com as aulas e correções para adquirir os títulos mais recentes. Muitas vezes vou às livrarias maiores pego um exemplar recém lançado e sento ali, naquelas poltronas ou pufs, e fico examinando com vagar aquele precioso e desejado volume; minha filha também é assim, talvez porque me observa, desde que nasceu, sempre absorvida na leitura, invariavelmente prazerosa.

A importância

No país de tantos brasileiros analfabetos o papel do livro é fundamental: abre os olhos às contingências da vida e nos faz apreender sentidos tão diversos, inimagináveis até. Não me atenho aos números dos que lêem ou dos que não têm a habilidade desenvolvida , meu prezado leitor; deixo aos especialistas da infografia a computação desses dados de importância relativa quando se tem o olho na prática da observação diária, naquilo que posso realmente inferir: são poucos os que lêem. A culpa? É nossa, de mediadores da leitura.

Quer disseminar o hábito da leitura?

Tenho certeza que se cada leitor adotasse alguém para disseminar a leitura faríamos uma enorme corrente cultural. Está a fim de tentar? Então começe hoje mesmo; veja algumas maneiras:

> Mostre um exemplar de um livro bem interessante a alguém próximo;

> esqueça um livro no banco de uma praça;

> vá à uma livraria e compre um livro e dê de presente;

> aproveite o tempo para visitar um sebo e arrematar livros ;

> pegue exemplares esquecidos na estante pessoal e doe à uma biblioteca;

> faça a sua carteirinha de usuário de uma biblioteca e incentive aos demais conhecidos;

> forme um Clube de Leitura, tal qual o garoto David, de 11 anos, residente em Londrina( veja a foto).

As variações de livros

Ainda nesta semana examinei alguns livros bem modernos; eles ultrapassaram os limites do papel e hoje são audíveis e visíveis na tela do monitor – e para obtê-los? É preciso poder maior para comprá-los. Acredito que levarão um tempo para marcar presença sob os olhos e ouvidos de todos, mas são opções interessantes, antenadas com o tempo ou a falta dele. Eu ainda prefiro o livro impresso. Gosto de sentar numa cadeira de balanço , deitar na cama ou na rede e ficar ali, absorvida na leitura de cada página. E você? – leu algum livro interessante nesses últimos dias? Pode compartilhar o título e o nome do autor aqui? Eu revejo agora as leituras obrigatórias, indicadas aos vestibulandos e também alguns títulos de Charles Dickens, em razão de um trabalho profissional.

Sugestões de escrita

1- Cartazes indicando a proibição da reprodução de títulos impressos têm sido constantemente vistos nas imediações das fotocopiadoras, mas o brasileiro arranja empre um “jeitinho” para burlar a lei: tira a cópia de uma parte do livro e volta depois para reproduzir a outra. É uma prática, infelizmente, comum, referendada por colegas professores universitários. Redija um parágrafo, de no máximo 8 linhas, expressando a sua opinião acerca dessa prática ilegal.

2- Suponha que a pouca movimentação de usuários da biblioteca da escola onde estuda seja um dos fatores desencadeantes da falta de leitura . Redija uma carta( um e-mail) curta à bibliotecária apresentando-lhes algumas sugestões; limite-se a 10 linhas.

3- Elabore uma lista de livros que tenham sido muito importantes à sua formação cultural. Apresente motivos esclarecedores para que a sua argumentação seja convincente; não exceda as 8 linhas.

4- O escritor Cristovão Tezza tem reunido prêmios com a sua obra. Escreva uma carta à Coluna do Leitor reconhecendo a importância cultural de poder conviver com as idéias do romancista, expressas nas crônicas editadas todas as sextas-feiras, na Gazeta do Povo. Limite-se a 7 linhas.

5- Você conhece alguém ou instituição que desenvolva práticas de incentivo à leitura do livro ou de impressos em geral? Elabore um breve relato; descreva o local e a movimentação observada e liste motivos para divulgar essa prestação de serviço em prol da leitura; limite-se a 10 linhas.

6- Elabore resumos para cada um dos livros da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular; atente à idéia principal e às secundárias, além de mencionar o tema e a fonte ( título, autoria, casa publicadora, ano de edição); não exceda as 10 linhas.

Até a próxima! Eu vou, daqui a pouco , me juntar aos participantes da CAMINHADA CULTURAL, promovida pelas Livrarias Curitiba; vamos? Sairá às 11h30, lá na Praça Santos Andrade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]