• Carregando...
Para diminuir equívocos  quanto à redação nos vestibulares
| Foto:

Não há qualquer dúvida: interpretar e expressar ponto de vista em textos argumentativos é uma constante nos vestibulares, mesmo que tragam uma proposta dissertativa. O estudante, pouco afeito às especificidades dessas tipologias, não poderá negligenciar o exercício constante dessas formas de redigir.

Para bem compreender um texto recomendo:

> Atentar ao gênero, ao tema e à fonte das informações presentes no enunciado ou referências em excertos que compõem a coletânea de apoio.

> Reunir as ideias que formam a exposição temática em referência.

> Compreender a mobilização das estruturas morfossintáticas, especialmente a escolha vocabular e as construções frasais.

Para argumentar sobre um determinado tema é importante atentar aos seguintes itens:

> A tese esboçada sobre o assunto ou questão.

> Justificativas que expliquem, apontem os motivos para isto ou aquilo.

> Arregimentação de estratégias que conduzam os motivos, por exemplo, as comparações, dados numéricos, enumeração de motivos, etc.

Reprodução
Propostas objetivas orientam eficientemente o trabalho de composição textual nos vestibulares

Para melhor dissertar

> Exibir objetivamente as suas informações sobre o tema.

> Expor articuladamente as partes desse tipo de composição, ou seja, uma breve introdução, arrojado desenvolvimento que permita evidenciar a sua capacidade de explanação temática – e aqui entram soberanamente os apoios argumentativos para consolidar o domínio sobre o tema que se está discorrendo – e, finalmente a conclusão, momento que amarra a referência ao tema anunciado na introdução.

Um prêmio ao leitor – A objetividade na escrita é um prêmio ao leitor/corretor; textos subjetivos não são adequados às redações nos vestibulares e concursos em geral, o que vale também para a redação das propostas, caso contrário o pobre vestibulando não saberá exatamente o que fazer e oferecerá à banca de correção o que a proposta mal formulada solicitou, ou seja, uma redação desconexa.

Sugestão às instituições universitárias: uma Orientação detalhada sobre os objetivos da redação proposta pela banca evitará dúvidas de ordem estrutural quanto ao tipo de texto e conteúdo solicitado. A Unicamp costuma apresentar esse documento aos seus candidatos e não pairam quaisquer equívocos com relação às exigências formais do texto a ser produzido pelo estudante. Simples, objetivo e transparente. Para mim ainda é o melhor vestibular do país e modelo a ser seguido, tanto nas instituições públicas quanto particulares, concorda comigo leitor?

Quer treinar a escrita sobre o tema de hoje?

Proposta 1 – Defenda seu ponto de vista ao escolher e argumentar objetivamente sobre o item abaixo que melhor atenda ao seu parecer.


Suponha que um cachorro late durante grande parte da madrugada, mesmo sob a indiferença do seu dono (fato comum na minha vizinhança, aqui no bairro Mercês); a sua atitude é:

> Dá um chega pra lá no dono do animal, logo que o encontra na manhã seguinte.

> Ignora, porque o cão cansará de latir.

> Toma um comprimido ou chá para se acalmar e, se puder, pegar no sono.

> Faz uma queixa formal na delegacia mais próxima diante da insensibilidade do responsável pelo animal.

Proposta 2 – Considere a proposta de redação da Unicenp para defender argumentativamente se o enunciado está:

> Objetivo.

> Impreciso.

> Permite várias interpretações.

Serviço: se desejar as minhas orientações quanto à redação de textos para o Enem e vestibulares concorridos, entre em contato comigo; os Encontros Marcados com a Redação continuam.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]