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Sem treino diário ninguém adquire a desejável autonomia com relação à escrita. Será que algum estudante, sobretudo vestibulando e os profissionais que precisam da redação ainda desconfiam dessa assertiva? Pois se alguma hesitação ainda paira sobre a necessidade desse aprimoramento é melhor rever a questão. Escrever bem exige treino e este determinação e constância.

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Logo de início meus alunos estranham, mas, diante do resultado insatisfatório que trazem, costumo oferecer seis exercícios complementares de escrita: um por dia – e quem os faz na véspera da aula não permite amadurecer as idéias, nem tampouco as atitudes de rascunhar e trabalhar a versão final do texto. Um encontro semanal e um método que há décadas vem alcançando excelentes resultados é o que ofereço, mas a exigência inclui participação ativa do estudante, o que significa maior familiaridade com jornais, revistas e empenho nas suas anotações, caso contrário o processo, de responsabilidade dupla, tende a gerar o insucesso – e caminhar, infelizmente, em mão única.

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Quando a escrita é satisfatória?

Certamente quando o texto atende às exigências da proposta, estabelece a mira no interlocutor, é objetivo, reúne eficiente uso dos recursos textuais e comunica as idéias de maneira clara e distinta.

Como melhorar o padrão da escrita?

Muita gente reclama, mas só reconhecendo e utilizando dos elementos de apoio, tais como: legibilidade, vocabulário, concordância entre as palavras, ortografia, recursos coesivos, uso dos tempos verbais, entre outros elementos decisivos. Nesse processo a convivência com textos bem escritos faz a diferença.

Sugestões para o estudante

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1- Leia editoriais dos jornais e revistas, geralmente muito bem escritos – e analise a sustentação vocabular, a análise temática e as estratégias argumentativas fartamente presentes nesse tipo de texto.

2- Analise as cartas dos leitores – e observe a variedade temática, o nível da linguagem utilizada e a coerência na argumentação.

3- Examine os quadrinhos e as charges, diariamente presentes nos jornais; identifique a temática, a ironia presente e a crítica esboçada. Reconhecer as analogias neles contidas é um exercício extremamente dinâmico de interpretação .

4- Busque as colunas especializadas que analisam temas ligados à ciência, cultura, esportes, humor entre outros de importância inconteste – e apreenda informações diversas.

5- Escreva resumos, envie cartas às seções dos leitores, comente em blogs ou faça sínteses diárias do que reexamina no colégio ou no cursinho.

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Até a próxima!