• Carregando...
Ponderações  diante da 1ª fase do vestibular da UFPR
| Foto:

Estamos a poucos dias da 1ª fase do vestibular mais concorrido do estado; no dia 16 de novembro 43.509 candidatos enfrentarão as questões objetivas, elaboradas em cima dos supostos conhecimentos adquiridos nos estudos básicos, feitos em 11 anos de escolaridade. Quem examinou a reprodução da prova , aplicada em 2007 pela UFPR, certamente percebeu que as referências de apoio a essa primeira avaliação foram as revistas Veja e Cult, charges recolhidas da Folha de S. Paulo de site específico, excerto de conteúdo online da Gazeta, além de referências a um livro de História sobre Heródoto.

Marcelo Elias/Gazeta do Povo
No colégio onde trabalha como monitor, Guilherme aproveita os momentos livres para estudar.

Unidos a toda essa intertextualidade lá estavam os mapas, os gráficos e as comparações para o exame dos participantes da prova – e a unanimidade geral dos vestibulandos confirmou que essa avaliação exigiu nível gabaritado de leitura. É, portanto, uma constatação importantíssima.

A maioria dos jovens está, agora no limiar do mês de outubro, imersa nos estudos, na revisão exaustiva dos conteúdos básicos, período por eles denominado de outubrite. Desejo-lhes sucesso , mas sei que a consolidação desses informes exige disciplina, estudo sério e preenchimentos das lacunas, infelizmente constantes, em razão das deficiências do ensino e aprendizagem. Ouço meus alunos de redação e sei das queixas, do estresse e da sensação de impotência que carregam para assimilar informações em poucos meses – e os que buscam na última hora os cursinhos levam consigo certamente uma incerteza brutal: não sabem se conseguirão assimilar tantos conteúdos.

Lembretes oportunos

1- Examine as suas apostilas, faça os exercícios, mas leia diariamente um jornal ou reveja, ao menos, uma revista de informação – além de atentar às contribuições oportunas dos suplementos voltados aos estudantes. Vale a pena acompanhar o Caderno Vestibular , encartado na GP, todas as segundas- feiras.

Ao ler mostre que compreende os textos, reconte e compartilhe com os demais o resultado do que leu; assuma essa atitude oralmente ou por escrito. Opine, expresse as suas idéias – e para treinar escreva aqui no blog um comentário ou participe da interatividade proposta pela editoria do Caderno Vestibular! Será uma boa ocasião para exercitar a expressão das idéias, a mobilização de argumentos, queixas e inferências sobre os mais diversos assuntos do cotidiano; escrever às colunas dos leitores é sempre uma oportunidade valiosa. Vamos lá, escreva e comente as reportagens, envie sugestões de pauta, exercite a escrita.

2-Utilize os recursos textuais para compor comentários que dimensionem qualitativamente as suas idéias. Mostre seu vocabulário, revele o excelente uso dos sinais de pontuação, atente à ortografia, costure muito bem as frases e demonstre a sua capacidade de pensar por escrito- e não esqueça de caprichar nas condições de legibilidade do seu texto. Fuja das rasuras; treine diariamente, faça rascunhos, escreva a versão final com capricho, trace bem as letras,, mostre o melhor de si na redação.

Ler, meu prezado leitor, é adentrar nas palavras, frases, períodos e parágrafos e com eles apreender significados. Para que o sucesso da leitura aconteça é necessário o entendimento pleno da expressão escrita, caso contrário a leitura, espécie de tradução e ressalte das relevâncias ditas pelas palavras imagens ou números, ficará capenga, incompleta. Quem lê com autonomia compreende e estabelece nexos ao que tem sob os olhos, independentemente do tipo de linguagem. Quer um exemplo? As charges, os infográficos, as plantas arquitetônicas , os resumos, as fotografias, entre outros tipos de apoio às questões objetivas da prova de Conhecimentos Gerais do vestibular da Ufpr , aplicada em 2007.

Sugestão: No ano passado alguns vestibulandos, hoje universitários, fizeram observações sobre a 1ª fase do vestibular da Ufpr. Examine-as atentamente ; dê atenção também às advertências feitas por quem entende do assunto: os professores.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]