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Assumir o compromisso de manter um blog voltado à educação e nele centrar a atenção nos vestibulandos é para esta professora um convite estimulante, principalmente porque nada mais faço aqui do que estender as minhas atividades diárias, agora na versão on line. De segunda a sábado mantenho oficinas de compreensão e produção de textos para vestibulandos e compartilhar com os leitores as observações que orientam os meus alunos é, sem dúvida, uma satisfação e um desafio.

A satisfação

Quem exerce as suas atividades com entusiasmo e elevado interesse não esconde a alegria de expressar o que sabe. Mantenho uma incontida paixão pela leitura e a escrita – e foram essas duas habilidades que acabaram por me trazer a este blog.

O desafio

Além das atividades com as aulas na CASA DA LINGUAGEM, presto serviço a um curso pré-vestibular de Curitiba,assim como a orientação da escrita de inúmeros universitários. Sob os meus olhos têm passado centenas, milhares de redações – e a maioria confirma a queixa, quase unânime de que os estudantes lêem e escrevem mal, por isso atenderei ao desafio de estabelecer conjecturas, apontar sugestões de encaminhamento das condições de excelência da leitura e da escrita, assim como soluções práticas que melhor qualifiquem a compreensão e produção de um texto.

O foco das postagens

As postagens serão sobre condições e temas voltados ao universo do vestibulando – e formarão a cada edição uma seqüência de orientações,portanto se você é vestibulando ou conhece algum candidato aos vestibulares, por favor, avise-o, dê-lhe um toque, conte-lhe essa novidade: há um blog na Gazeta do Povo voltado à educação e temas centralizados no vestibular.

Indo direto ao ponto

Ler e escrever bem são duas portas poderosas. São elas que abrem as condições de compreensão do mundo para nós. Quem não compreende um texto ou não consegue expressar com clareza as suas idéias carrega enormes entraves, especialmente se deseja participar de uma seleção acirrada e centrada nessas habilidades, como é um vestibular. É preciso compreender os elementos constitutivos de um texto e articular as idéias nele presentes. Com relação à produção de textos a exigência é igualmente proporcional. Sem clareza na exposição das idéias o interlocutor fica sem entender o que tem sob os seus olhos. Além disso, é preciso lembrar que cada questão da prova exigirá o domínio de escrita de um tipo específico de texto; cada tipo de texto, ou gênero, terá suas intenções determinadas; e cada intenção textual exigirá uma estrutura e um enunciado apropriado, peculiar. Na próxima postagem continuaremos esta conversa.

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