• Carregando...
Vestibulando: atente aos temas presentes no cotidiano
| Foto:

Nossos sentidos humanos são constantemente aliados da leitura – a decodificação das informações que nos acercam. Quer exemplos? A leitura visual diária dos jornais e revistas, a audição do que nos vem das ruas , do rádio e da tevê, nossas impressões táteis, olfativas e também gustativas não nos deixam indiferentes a nada – o que confirma essencialmente a importância decisiva da educação dos sentidos nos primeiros anos da existência de uma criança.

Tenho feito durante todos esses anos uma seleção criteriosa e diária de temas para que meus alunos leiam e escrevam sobre eles. Oportunizar ao estudante( ora imerso nos compromissos com as exigências da primeira fase do vestibular mais concorrido ) as referências de apoio à segunda etapa, quando entram as provas de Compreensão e Produção de Textos e as avaliações Específicas, é uma das minhas funções de mediadora e incentivadora da leitura e da escrita; para mim , invariavelmente , uma tarefa apaixonante. Ações estudantis reflexivas de resumir, opinar, dissertar, comparar, analisar, redigir cartas, inferir sentidos aos textos poéticos, dar continuidade às idéias, identificar nexos apelativos, entre outras, exigem intermediação profissional específica, sem dúvida.

As imagens aqui oferecidas pelo cartunista Benett, foto de arquivo pessoal e produtores de textos, sempre muito habilidosos na costura informativa que oferecem ao público, ajudam a dimensionar uma limitada amostra, em razão do tempo reduzido que o leitor supostamente dispõe para examiná-la na página, entretanto, basta realizar buscas – e o mundo informativado estará sob os seus olhos. Acompanhe.

O nepotismo

Benett

Segundo ” O mau exemplo do Senado” ( GP, Editorial, 24/10, p. 2): “A atitude negligente de um grupo de senadores da República diante da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que demitam os parentes empregados na Casa, com base na súmula que proíbe o nepotismo nos três poderes, demonstra total desrespeito à lei, às instituições e ao país. Representa, acima de tudo, uma escandalosa falta de ética, que reforça ainda mais o descrédito da opinião pública com relação ao comportamento cotidiano dos parlamentares e as instituições políticas.”

Internet

Em “Endereço não encontrado” o escritor Miguel Sanches Neto ( GP, Caderno G, 16 / 9 / 2008, p. 3) explica aos leitores as razões de ter retirado o site pessoal do ar e declara:

” Tenho que admitir que a internet ajudou a melhorar a espontaneidade do estilo coletivo. Mas também o banalizou. Escreve-se na rede a partir do princípio do copiar e colar. E o resultado está ai: o fim das marcas pessoais. Mesmo assim, trata-se de um ganho.

Mas o que mais me incomodava em meu site era deixar minha casa sempre aberta. A pessoa podia entrar lá e cometer um dos maiores crimes contra a privacidade – mandar textos para você ler.
(……………………………..)
O lado bom do site era receber correspondência de alguns leitores que queriam comunicar a sua emoção depois do contato com o texto. Só por esses poucos comentários, valeu a pena ter mantido a página. Mas mesmo assim deixei que ela se desfizesse, pois eu não sabia como responder a estas raras manifestações de afeto desinteressado.

Nem só esta inexistência na rede denuncia, no entanto, minha fuga da onipresença eletrônica. Contrariando os ventos contemporâneos, comecei a produzir contos longos à mão. Trabalho em um deles agora, copiando páginas e páginas. Escrever voltou a ficar demorado. E isso me agrada. ”

Encontros Marcados com a Redação /  2008
Vestibulando: treine diariamnete a escrita à mão

Os temas, meu querido leitor, estão ai, na roda da vida; são ilimitados , não exigem apenas a leitura alfabética, centrada nos jornais e revistas, mas também a leitura feita das impressões, das conversas familiares, do assuntar com amigos e desse auscultar diário espetacular – e quem infelizmente estiver fechado na estreita visão oferecida unicamente pelas apostilas tende a ficar sem a desenvoltura necessária para compreender e escrever textos ajustados às exigências dos vestibulares concorridos.

Anote outros temas:

> Trabalho infantil: contingências ; punições

> Restrições ao fumo : controvérsias ; ganhos à saúde coletiva

> Desmatamento: causas, incidências, punições exemplares

> Inclusão digital: objetivos, manutenção, exigências

> Violência urbana: exemplos, itens desencadeadores

> Interatividade:formas e manutenção

> Modismos comportamentais: reciclagem, uso de sacolas de pano; preservações diversas

> Valorização da família: comemorações ; apoio

> Tutoria educacional: cursos virtuais/ presenciais

> Cidadania :(des)respeito ; práticas exemplares

Sugestões de escrita

1- Examine a ilustração do cartunista Benett e aliado aos informes sobre o tema redija um texto revelando as suas impressões acerca da polêmica situação desencadeada pela prática do Nepotismo em nosso país; não exceda as 8 linhas.

2- Escreva uma carta curta ao escritor Miguel Sanches Neto; expresse a emoção sentida diante da extinção da página virtual oferecida; mantenha vocabulário ajustado à elegância discursiva e limite-se a 7 linhas. Encaminhe-a à editoria da Coluna do Leitor, da GP.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]