• Carregando...
Vestibulando? Universitário? Invista mais na leitura e  escrita
| Foto:

Trabalho há muitos anos com a leitura e a escrita; por mim têm passado estudantes do ensino fundamental à pós-graduação, mas minha área de maior atenção, o meu xodó, tem sido o vestibulando, o jovem mal saído do ensino médio – e que nos anos anteriores ao do vestibular não atentara à importância prioritária da leitura e da escrita na formação da sua eficiência comunicativa. Ao público que bate à porta das universidades ofereço, portanto , o socorro necessário diante das suas deficiências ligadas à compreensão e produção de textos em língua portuguesa.

Habilidades preciosas

É importantíssimo frisar em qualquer contexto que Ler e Escrever são duas habilidades preciosas, ainda lamentavelmente negligenciadas, inclusive pela escola. Quer provas incontestes? Peça um caderno escolar para examinar a regularidade dos exercícios de escrita e pergunte o que tem lido nosso jovem estudante. Você encontrará cadernos com a maioria das folhas em branco e respostas evasivas quanto aos títulos dos livros, exceto, talvez a alguma leitura obrigatória.

Mediação competente é imprescindível

Na lida satisfatória que tenho não há, meu caro leitor, argumento que conteste o meu quando o assunto é a leitura e a redação. Para melhor qualificar o LER e o ESCREVER – duas janelas de expressão poderosíssimas – é necessário exercício constante , o que exige rigor , disciplina e mediação competente, incisiva, que mire resultados eficazes – e obomine as medidas paliativas em educação. Independente das contradições entre a detenção real de conteúdos e cobrança recomendo aos meus “vestibas” extrema atenção às exigências da prova de Comunicação e Produção de Textos, parte integrante dos vestibulares às universidades mais concorridas, porque ela não levará em conta as lacunas de entendimento às questões propostas, mas sim parte do pressuposto de que o candidato domina TODAS as competências ligadas à interpretação e à produção de textos em língua portuguesa.

Arquivo / Encontros Marcados com a Redação/ 2007
A leitura dos jornais arregimenta qualidade à redação dos vestibulandos

Não tenho dúvida: para alcançar sucesso não apenas nos vestibulares, mas também nas relações comunicativas em geral duas atitudes devem ser adotadas: eleger um cardápio informativo e uma sessão de escrita diária para otimizar as possibilidades de êxito. Indico abaixo algumas sugestões comprovadas – e se o prezado leitor adulto e profissional ( especialmente o meu colega de área) conhecer uma estratégia que se una às minhas recomendações, por favor, compartilhe-a conosco; serão sempre bem-vindas as observações, os acréscimos pertinentes ao tema das postagens feitas nesta página.

> Um cardápio para otimizar a leitura e a escrita

> Leitura diária de textos oferecidos por um jornal.

> Exame de uma revista de circulação semanal.

> Leitura de blogs diversificados.

> Anotações objetivas sobre leituras, peças de teatro, filmes em dvd , viagens, etc.( na agenda pessoal, no diário , nos cadernos escolares em fichas de estudo).

> Escrita para a seção dos leitores, presente nos jornais e revistas.

> Criação de uma página eletrônica para exercitar a capacidade de elaboração, articulação e síntese das suas idéias sobre um determinado tema. A maioria dos provedores possibilita a criação desses espaços de expressão ilimitada.

Que tal treinar a escrita ?

Proposta nº 1

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Escola Vinícius de Moraes, em Monte Castelo: incentivo aos estudos

A sinopse abaixo ( FSP, Cotidiano, 21/ 12 /2006 ) , a partir das informações do INEP, MEC e UNICEF , evidencia que as boas práticas em escolas públicas fazem a diferença. Confira:

1º- Professores que incentivam atividades, cobram responsabilidades e têm formação continuada.

2º- Alunos interessados, exigentes e esforçados.

3º- A existência de uma proposta pedagógica, ou seja , um conjunto de práticas ligadas à realidade do aluno.

4º- A participação da comunidade expressa através da presença dos pais nas decisões escolares.

Redija um texto argumentativo atentando à questão: Por que as práticas eficazes na escola não são unanimidade nacional? Limite-se a 10 linhas e priorize a exposição objetiva da sua argumentação.

Proposta nº 2

Ler escrever são habilidades que exigem dedicação diária; desde os primeiros anos escolares o estudante ouve uma concertada advertência para que ” leia e escreva sempre mais “, no entanto o incentivo verbal precisa de codjuvantes mais eficazes: o exemplo dos pais, dos professores e dos amigos , da cobrança objetiva e séria com relação à redação dos trabalhos escolares, além de uma política nacional de aquisição e empréstimo e manuseio dos materiais impressos( livros e revistas). Baseado nas suas observações sobre o assunto redija um parágrafo opinativo em resposta à questão: Por que LER e ESCREVER mais na escola básica ? Limite-se a 8 linhas.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]