• Carregando...
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/53455960@N00/8015073910">Eye</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/">(license)</a>
photo credit: Eye via photopin (license)| Foto:
photo credit: Eye via photopin (license)

photo credit: Eye via photopin (license)

Fico um pouco envergonhado por ter de explicar aos meus contemporâneos, embora alguns pareçam estar um ou dois séculos atrás da contemporaneidade, por que o tema violência contra a mulher é relevante para uma prova do Enem.

De qualquer modo, vamos lá, é simples.

Esta explicação vai sobretudo para aqueles que argumentaram que, afinal, a violência atinge muito mais aos homens que às mulheres e que, portanto, o tema da redação no mínimo deveria versar sobre a violência como um todo e não relativizada a apenas um gênero.

Em primeiro lugar, o tema da violência contra a sociedade em geral foi em 2003.

Candidatos do Enem, pelo menos esses, deveriam saber disso.

Afinal, não espere passar em um processo seletivo excludente se não pesquisar as temáticas das provas anteriores.

Mas, muito bem.

É fácil explicar o maior número de mortes de homens na sociedade se comparado com o número de mortes de mulheres.

Na grande maioria das vezes, desculpe-me a redundância, mulheres são mortas – quando não “apenas” aleijadas ou feridas – pelo simples fato de serem mulheres, sem haja um motivo específico para isso além desse.

Homens, por sua vez, morrem em sua grande maioria porque são estúpidos, sejam por condições sociais mais ou menos favoráveis ou por cabeçadurisse mesmo.

Como existem infinitas maneiras de ser estúpido e se meter em encrencas das mais variadas e os homens de um modo geral são muito estúpidos, como provam as reações à mais recente redação do Enem, acabam morrendo mais.

É bem básico, como eu disse.

Então, o tema da redação do Enem deste ano versa sobre um gênero que inclui pessoas que sofrem, no mínimo, a violação de sua individualidade ao andar na rua, através do assédio, passando por aquelas que são estupradas, aquelas que são agredidas, chegando até aquelas que são mortas.

Mortas pelo simples motivo de serem mulheres. E não por outras mulheres. Mas, na grande maioria das vezes – mais uma vez, desculpe-me a redundância -, por homens.

E por alguma desventura do destino terem passado pelo caminho de algum estúpido.

Por isso, o tema da redação do Enem deste ano é relevante, é importante, é fundamental.

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me adicione no Facebook.

Me siga no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]