Muitos mitos e dúvidas acompanham o diagnóstico de Doença Diverticular, que problema de saúde é esse?
Divertículos são pequenos sacos que podem aparecer ao longo do tubo digestivo. Em grande parte dos pacientes a presença de divertículos é assintomática e o diagnóstico só é realizado em investigação de rotina através de colonoscopia. Mas afinal a doença chama-se Diverticulite ou Diverticulose?
A Diverticulose é a presença de divertículos no colon, predomina no sigmoide (perto do reto) e geralmente acontece em populações com baixo consumo de fibras. A alimentação rica em carboidratos ou proteínas forma menor quantidade de bolo fecal, aumenta a pressão dentro dos colons e propicia o surgimento dos divertículos onde houver fragilidade da parede intestinal. O envelhecimento também contribui, pois há perda da elasticidade natural da parede.Grande parte da população acima de 60 anos apresenta Diverticulose assintomática ou com poucas queixas e muito inespecíficas:
– Dor leve ou desconforto abdominal, principalmente do lado esquerdo (sigmoide),
– Distensão (estufamento),
– Flatulência (gases),
– Alteração do hábito intestinal (constipação ou diarréia).
A Diverticulose quando não tratada ou acompanhada de forma correta pode trazer complicações e levar a hospitalização e cirurgia.
Diverticulite é uma complicação da Diverticulose que acontece por inflamação dos divertículos desencadeada por resíduos fecais que causam obstrução de sua luz. A Diverticulite pode apresentar complicações graves como infecção, sangramento e até mesmo perfuração de intestino. Se houver perfuração e extravasamento do conteúdo intestinal para a cavidade abdominal ocorre a peritonite. De acordo com a gravidade do quadro o paciente pode apresentar dor intensa, febre, náuseas e vômitos. Assim que o diagnóstico for confirmado inicia-se o tratamento para controle da infecção ou da inflamação e evitar as complicações. Em geral os pacientes respondem bem ao tratamento, porém, alguns necessitam de cirurgia de emergência para drenagem e até mesmo retirada de parte do intestino para evitar maiores complicações.
O tratamento da Diverticulose será definido pelo seu médico de acordo com a evolução do quadro, mas muitas vezes não há necessidade de medicamentos. Pacientes que nunca apresentaram Diverticulite devem seguir dicas nutricionais e de hábitos de vida para manterem-se saudáveis;
– Dieta rica em fibras,
– Atividade física regular,
– Evitar a obesidade,
– Tomar bastante líquido,
É importante procurar imediatamente seu médico de confiança caso apresente algum desses sintomas ou sinais de alerta:
– Dor abdominal intensa,
– Sangramento,
– Constipação ou diarreia,
– Parada da eliminação de gases e fezes,
– Febre e calafrios,
– Mal estar geral.
Alguns pacientes terão mais de uma crise ao longo da vida, portanto consulte seu médico para receber orientação adequada.
Por Danielle Kiatkoski
Fundação ligada ao PT propõe revisão da política de drogas e das PMs e quer nova Guarda Nacional
Aliados apontam insensibilidade de Moraes ao negar prisão domiciliar para Bolsonaro
Ranking das Cidades: veja as melhores e piores notas no quesito Educação
Economia brasileira deve ter dois semestres bem distintos em 2026 – e uma escolha decisiva