Você tem vários pincéis de maquiagem mas não sabe bem quais são as suas funções? Vai comprar o seu kit de pincéis e não sabe quais escolher? Então vem comigo que eu vou falar um pouco sobre os pincéis de maquiagem e a função de cada um deles!

CARREGANDO :)

Nessa vida eu já vi pincéis para todos os gostos, a grande maioria, vendidos com uma finalidade específica descrita em sua embalagem, mas eu mesma, nunca gostei de rotulá-los (pincel de base, pincel de blush, delineador,…), pois cada pessoa é única, e tem formas, cores de pele, texturas e ângulos diferentes umas das outras, então sempre que me perguntam quais os melhores pincéis para se ter na nécessaire, eu respondo:  “Os melhores são os que se encaixam bem no seu rosto!”. É por isso que os maquiadores profissionais precisam de tantos pincéis diferentes, não é apenas um “luxo” a mais e sim uma necessidade.
E para falar das funções de cada um dos pincéis de maquiagem, é primordial conhecer suas cerdas. Temos 3 tipos: sintéticas, naturais e duofiber. Para que os pincéis sejam seus companheiros por longas datas e também para não haver desperdício de maquiagem, é preciso usar as cerdas adequadas para cada tipo de produto, entenda:

Publicidade

Cerdas sintéticas:  ótimas para maquiagens líquidas, cremosas, pastosas, mousse, em gel.
Cerdas naturais: para os produtos em pó
Duofiber:
Com cerdas mistas (sintéticas e naturais), absorvem o excesso de produto, dando um melhor acabamento.

Qual pincel usar no rosto?
Os pincéis maiores, são para o rosto. Por eles serem maiores, conseguem aplicar mais quantidade de produto. Já os pincéis menores são para regiões pequenas, que precisam de mais precisão, boca, olhos, sobrancelhas.

Quando usar um pincel fofo?
Quanto mais “fofo” for o pincel (mais cerdas soltas umas das outras), menos acúmulo de produto na região a ser aplicada. São muito bons para esfumar a maquiagem (não deixa marcações).

Qual pincel usar para delinear os olhos?
Para um delineado perfeito, usamos pincéis com cerdas mais firmes e agrupadas, pois dão mais precisão ao traçado. Pincéis chanfrados (cerdas diagonais), fininhos (melhor acabamento), ou até mesmo os próprios para delineador são os mais usados. Dica: se for usar um delineado mais esfumado, experimente passar um lápis mais cremoso no lugar do delineador (rente a raiz dos cílios) e em seguida esfume com um pincel lápis!

Publicidade

Não esqueça de sempre lavar seus pincéis de maquiagem. Use shampoo de bebê e deixe-os secar naturalmente. Guarda-los sujos aumenta a proliferação de bactérias e estraga as cerdas.