• Carregando...

“Este preço? A que custo”? The True Cost, dirigido por  Andrew Morgan e produzido por Michael Ross, é um choque de realidade sobre a indústria da Moda. Como o próprio título revela, o documentário questiona o preço pago pelo meio ambiente e pela sociedade para que grandes empresas encham nossos olhos com novas roupas e acessórios a todo o tempo e aumentem, cada vez mais, seu lucro.

Além das péssimas condições de trabalho e salários vergonhosos, trabalhadores de fábricas têxteis correm risco de vida em edifícios prestes a desabar, agricultores e suas famílias têm sua saúde ameaçada em comunidades afetadas pelo uso de agrotóxicos e outros materiais poluentes, e nós nos convencemos de que “somos ricos ou endinheirados porque podemos comprar muito” quando, “na verdade, eles estão nos empobrecendo“(trecho do maravilhoso discurso da Livia Firth, fundadora da Eco Age Ltd).

Prefiro poupar palavras e recomendar que assistam e divulguem  The True Cost (disponível no Netflix). Um emocionante filme que mostra o mundo nada glamouroso do fast fashion. Todos nós estamos envolvidos e, de alguma forma, podemos fazer a nossa parte. Vale o choque. Mais ainda, a reflexão.

Podemos ter os melhores materiais entrando no mercado da moda, mas tem tanto trabalho acontecendo por trás disso. E tanto produto químico tem sido usado nisso, os efluentes vêm sendo despejados em tantos rios. Mas só estamos olhando para o momento em que temos o produto final. Precisamos dar um passo para trás e pensar sobre isso“.(Satish Sinha, da Toxics Link).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]