Luiza Barcelos inverno 2017 (crédito: divulgação)| Foto:

As vitrines apresentam pré-coleções enquanto a temporada de Moda internacional mostra o inverno de grandes marcas em Nova Iorque, Londres, Milão e Paris. Aqui ou lá, a presença do veludo é garantida.

CARREGANDO :)

Natural ou sintético, o tecido que possui um lado coberto por pelos curtos, densos e com textura macia e outro lado liso, ganhou destaque na moda contemporânea nas décadas de 1960 e 1970 quando calças e coletes em veludo cotelê fizeram o maior sucesso no guarda-roupa feminino e masculino. A fabricação desse nobre material teve origem no Oriente, passando a ser produzido na Itália, no final da Idade Média, e posteriormente na França; países que até os dias atuais dão nome e garantia de qualidade aos tecidos produzidos em seu território.

Publicidade

Tom Ford foi um dos responsáveis pelo retorno no veludo às passarelas, ao apresentar peças confeccionadas com esse material em suas coleções para aitaliana Gucci. Não por acaso, a sala dedicada às suas criações no museu da grife, em Florença, é revestida de veludo vermelho do chão ao teto (clique e saiba mais sobre o Gucci Museo).

Na última edição da New York Fashion Week, o veludo aparece em visuais atuais, além dos tradicionais paletó e calça de alfaiataria, vestidos de gala e luxuosos sapatos, como o modelo do desfile da Carolina Herrera. Na passarela da Son Jung Wan, o conjunto monocromático mistura materiais e texturas, enquanto a Lacoste misturou veludo de diferentes cores em peças amplas e confortáveis.

Assim como o styling da Lacoste, as peças da passarela de Nicholas K. mostram o veludo em looks para serem usados no dia-a-dia. A aposta é misturar tecido nobre com modelos casuais em composições descomplicadas. O confortável tênis é um dos itens confeccionados em veludo para o preview da Arezzo, e a t-shirt ganhou uma versão no material na coleção da Iorane.

Publicidade

 

Não faltam opções em veludo para as adeptas de peças com um toque de sensualidade e ousadia: tem body de veludo na coleção da Lilly Sarti, e sandália com amarrações no inverno da Luiza Barcelos. Para todo mundo usar!

Publicidade