

Polenta cremosa com ragu bolonhesa, pancetta trufada e grana padano – sucesso no festival do ano passado e novamente no cardápio especial deste ano do Ernesto. (Foto/ Divulgação)
Já vem se tornando tradicional. Duas vezes por ano o chef Dudu Sperandio, do Ernesto Ristorante, promove seu Festival de Trufas. O primeiro deles nesta época do ano, outono brasileiro, quase um símbolo para comemorar o aniversário do restaurante (seis anos neste maio). O segundo, lá pelo meio da primavera, depois que o chef volta da Itália trazendo trufas frescas.
E essa é a diferença fundamental entre os dois. Nesse de agora o ingrediente que dá o toque de sabor e faz a assinatura dos pratos é a trufa, mas não as frescas, mesmo porque elas não existem no mercado, pois são colhidas durante outono e inverno europeus.
Mas, mesmo, fora de época, como agora, as trufas podem ser comercializadas em conserva, em fatias ou mesmo inteiras. Alguns produtores também elaboram cremes e preparados prontos para serem utilizados nos pratos a serem concebidos pelos cozinheiros. Como é os que Dudu Sperandio apresenta agora em seu restaurante.

Salsa tartufata, importada a bom preço pelo Ernesto Ristorante. (Foto/ Divulgação)
Em uma das recentes caça às trufas, na Itália, o chef conheceu de perto alguns bons produtores e, particularmente, aqueles da Sacchi Tartufi, que tem sede em Fano, na Puglia. Como o importador brasileiro pertence ao mesmo grupo, a transição é bem mais fácil e Sperandio conseguiu trazer um bom estoque do produto pronto, dentre eles a Salsa Tartufata – que também leva cogumelos Porcini, também cultivados pela Sacchi. (Escrevi sobre isso no ano passado).
O bom preço obtido na importação permite repassar um custo bem atraente aos clientes, na apresentação de um cardápio fechado, com entrada, prato principal e sobremesa a R$ 67,90 por pessoa – exatamente o mesmo valor do ano passado.
Durante o Festival de Trufas, o cliente poderá escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa em um menu com oito opções de preparos, todos utilizando pasta de trufas, brancas ou negras.

Mignon grelhado com molho de trufas negras e risoto cremoso de funghi porcini com trufas brancas – outro repeteco do ano passado. (Foto/ Divulgação)
Os pratos têm pequenas variações em relação ao cardápio do ano passado. São três opções de entrada, a escolher entre Polenta cremosa com ragu bolonhesa, pancetta trufada e grana padano, Tortelli de ricota e espinafre com fonduta de grana padano trufado e Fettuccine al tartufo e grana padano.
Três opções também de prato principal e o cliente pode se definir entre Mignon grelhado com molho de trufas negras e risoto cremoso de funghi porcini com trufas brancas, Mignon de porco com molho de trufas e purê de batata trufado ou Risoto de lascas de bacalhau com trufas negras.

Brownie de chocolate, Bourbon, calda de chocolate sorvete de damasco e mel trufado. (Foto/ Priscilla Fiedler)
Para sobremesa, duas sugestões: Brownie de chocolate, Bourbon, calda de chocolate sorvete de damasco e mel trufado ou Tortinha de castanha do Pará com sorvete de canela e mel trufado.
O festival começa nesta sexta-feira e vale a presença, não apenas pelo preço convidativo, pela oportunidade de provar sentir o perfume e o sabor das trufas, mas também – e principalmente – pela oportunidade de poder degustar pratos criados por Dudu Sperandio, hoje, certamente, no top dos cozinheiros curitibanos – não de graça está entre os 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet.
O restaurante funciona de terça a sábado, a partir das 19h30.
Ernesto Ristorante
Rua Myltho Anselmo da Silva, 1483 – Mercês
Fone: (41) 4141-5477
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
Google Maps remove um centro pró-vida e sugere clínica de aborto em Washington
-
Moraes suspende julgamento sobre “revisão da vida toda” do INSS
-
O golpe de Estado sem armas? A morte de Cleriston e o direito à defesa
Empresário que ficou conhecido como “homem da rampa” segue preso como terrorista
Advogado consegue absolver clientes de acusação de crimes do 8 de janeiro
Corretor de seguros é condenado a 17 anos de prisão, sem ser ouvido pelo STF
Estudante de Medicina da USP ficou 7 meses presa por ter rezado no Senado