• Carregando...
A cozinha casalinga da Trattoria Lugana mantém o padrão
| Foto:
Anacreon de Téos
Leitoinha crocante, com brócolis, batatas e cebolas – uma das atrações do cardápio da Trattoria Lugana.

Gostei desde a primeira vez, há pouco mais de um ano, alguns dias depois da inauguração da Trattoria Lugana. Escrevi na ocasião: “pratica a cucina casalinga, o jeito caseiro de se cozinha na Itália, com oferta de massas, carnes e peixes que poderiam muito bem vir de uma simples taberna em qualquer recanto do interior da Velha Bota”.

E o interessante é que o tempo não mudou em nada os conceitos e as práticas da casa, ao contrário do que ocorre com outros restaurantes, que vão ajeitando o percurso com o andamento da coisa. O chef é o mesmo, o piauiense Chiquinho Ferreira, tão discreto quanto inspirado e eficiente na montagem dos cardápios combinados propostos aos clientes.

Anacreon de Téos
A salada de folhas, sem tirar nem pôr em relação à dos primeiros dias.

O cardápio apresenta três “sugestões do chef”, que vão da salada de folhas à sobremesa, com cinco alternativas de prato principal e quatro de sobremesa. O preço fechado está em torno de R$ 57,50 para o menu com as carnes (era R$ 55 no lançamento), com porções fartas e o direito a cafezinho ou chás para encerrar a refeição. A carta de vinhos é boa, incluindo alguns rótulos importados diretamente pelo grupo (Parati) ao qual pertence o restaurante.

Estivemos lá no almoço do feriado. Pouco movimento, como de resto em toda a cidade. Mas muito esmero e atenção por parte do maitre e dos garçons. A ponto de aceitar a sugestão para trocar o acompanhamento do Stinco de cabrito – do risoto de açafrão para a polenta cremosa – sem qualquer sinal de contrariedade.

Anacreon de Téos
Stinco de cabrito com polenta cremosa – pequena alteração na proposta do chef.

Foi o prato principal pedido pela Graça, ao qual não poupou elogios. Antes, em ambos os pedidos, tinha vindo a Salada de folhas, tão simples quanto saborosa, temperada com um molho que leva mostarda e mel. E que não mudou um mínimo em relação à do ano passado (basta comparar a foto de hoje com a publicação anterior do blog).

Minha escolha recaiu na Leitoinha crocante, com brócolis, batatas e cebolas. Batatas al dente, cebolas gostosamente queimadas externamente e uma carne muito saborosa. Eram dois pedaços, o da paleta apresentava o crocante bem interessante, mas a carne um pouco seca – e por isso mais dura do que o desejado. O outro pedaço, o carré, estava muito bom, sem qualquer reparo.

Harmonizamos com um chianti e tudo correu de acordo com a expectativa. Almoço lento e gostoso, até o meio da tarde.

Para sobremesa, duas tortas: Torta de maçã com sorvete de creme (uma tortinha tamanho individual) e Torta de limão – ambas servidas com um coulis de morango.

Anacreon de Téos
Torta de maçã com sorvete de creme.
Anacreon de Téos
Torta de limão – com calda de morango.

Trattoria Lugana
Rua Brigadeiro Franco, 920 – Centro
Fone: (41) 3223-1010

=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]