Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Camarão grelhado com arroz pilaf aromático e curry de alho-poró e capim-limão (porção menu-degustação)
Camarão grelhado com arroz pilaf aromático e curry de alho-poró e capim-limão (porção menu-degustação)| Foto: Simone Meirelles (Comer e Curtir)

Recordo o que o chef Dudu Sperandio me dizia de um vizinho de seu restaurante Ernesto: “o cara é um fenômeno, tem uma portinha aqui e só faz delivery, com uma combinação de sabores incrível!”

Ele se referia, então, a Rafael Lafraia, que havia encontrado espaço na Rua Jacarezinho para poder mostrar seu trabalho e apresentar sua linha gastronômica. O foco principal dele está nas especiarias, com as quais a inspiração leva a criar curries os mais diversos.

Sim, curry não é apenas aquele pó amarelado que a gente compra e põe em algumas receitas indianas, com frango, peixe ou camarão. Aquele é apenas o mais conhecido e popular dos curries, feito à base de feito à base de cúrcuma, cardamomo, cominho, coentro, cravo, gengibre, noz-moscada, pimenta e canela. Curry significa mistura, na Índia cada família tem o seu curry, cada vó tem a sua receita de curry, costuma lembrar Lafraia.

Rafael Lafraia, chef do Curry Pasta, tem nos curries a marca registrada de seus sabores.
Rafael Lafraia, chef do Curry Pasta, tem nos curries a marca registrada de seus sabores. | Foto: Simone Meirelles

Por isso há outros, infinitos combos, que dependem da criatividade de cada cozinheiro. E Lafraia se tornou um especialista nisso, o trampolim para largar a carreira na área da tecnologia da informação para mergulhar de vez na cozinha. Apenas tornaria profissional um exercício que já praticava, cozinhando em casa e oferecendo aos amigos, que sugeriram a ele uma produção maior que a compra estaria garantida.

Decidiu ir para o Canadá e, em Vancouver, encontrou uma oportunidade de se aproximar da cozinha indiana. Entre 2012 e 2015 trabalhou com o chef Sanjay Pandey no restaurante Charquí, onde teve experiência de gestão e aprendeu os processos de um restaurante, na prática. Foi um aprendizado crucial para que ele pudesse se tornar um chef e partir profissionalmente para atuar na área.

Quando retornou a Curitiba, Lafraia se inscreveu no circuito de feiras gastronômicas de Curitiba, conseguiu espaço e chegou a vender 70 pratinhos de seus curries por noite. Depois de um ano rodando as feiras, a pedido dos clientes, abriu aquela dark kitchen nas Mercês, para poder montar seu delivery.

Ao mesmo tempo, matriculou-se no curso de chef de cozinha do Centro Europeu, onde se aproximou mais do vizinho Dudu Sperandio, que é professor lá. Dali em diante para a parceria foi um pulo e logo estavam procurando local para o novo estabelecimento.

Coxinhas de Pernil com chutney de manga, do cardápio do Curry Pasta.
Coxinhas de Pernil com chutney de manga, do cardápio do Curry Pasta. | Foto: Simone Meirelles

Inauguração e pandemia

Um dia de março do ano passado, Sperandio me dá um toque: “vamos conhecer o Curry Pasta, que estamos abrindo”? Vamos, ora. Começava a funcionar onde, por muitos anos, foi o famoso Bar Botafogo, no alto das Mercês. Naquele dia conheci Rafael Lafraia e tive a oportunidade de provar seus curries e seus pratos. O nome da casa se deve à fusão do que os dois fazem, pois, se Lafraia navega manso pelas águas indianas, Sperandio é da mais pura cepa italiana. E a cozinha de fusão funcionaria a partir dessas raízes. E ainda incluindo uma terceira linha, a dos sabores brasileiros, amazônicos notadamente.

Gostei muito e, quando me preparei para escrever sobre a boa novidade em Curitiba, veio a pandemia e fechou tudo. Se não fosse a experiência anterior do chef em delivery, o novo restaurante teria sucumbindo antes mesmo de nascer oficialmente. Mas resistência e resiliência marcaram o aperto na gestão, até que, finalmente, o Curry Pasta pôde ser reaberto ao público presencial.

A reapresentação ocorreu nesta semana, com um menu-degustação que resume com precisão o cardápio da casa. Casa que, aliás, está linda, muito mais do que já vi no ano passado. O bom gosto no visual é da esposa do chef, Renata Antunes Jurowski Lafraia, que deixou o restaurante um brinco, com aconchegante espaço interno e uma área externa que certamente será o ponto preferido nos dias mais quentes que se aproximam.

Goi de camarão servido sobre curry de espinafre (padrão menu-degustação)
Goi de camarão servido sobre curry de espinafre (padrão menu-degustação)| Foto: Simone Meirelles

Na degustação, o curry se apresentava com diferentes feições a cada prato servido. Já veio no Couvert, com duas pastas e pães e dali a pouco chegou um prato de Coxinha de Pernil com chutney de manga, bela combinação. Em seguida veio o Goi de camarão, o rolinho de legumes com camarão, em folha de arroz, servido sobre um delicioso curry de espinafre.

Dois pratos quentes a seguir, estrelados pelos curries: Camarão grelhado com arroz pilaf aromático e curry de alho-poró e capim-limão e Risoto de curry defumado, com mignon grelhado.

De sobremesa, duas: Brownie da Amazônia e Mousse de chocolate meio amargo com calda de amora e crocante de cacau.

O jantar foi um primor, devidamente harmonizado por vinhos da bem aparelhada adega da casa, e serviu para traçar um breve perfil do que são os sabores do Curry Pasta. Breve mesmo, pois o cardápio é muito mais do que isso, principalmente com o sotaque italiano, que não apareceu tanto nesse evento.

Risoto de curry defumado, com mignon grelhado (Porção menu-degustação).
Risoto de curry defumado, com mignon grelhado (Porção menu-degustação).| Foto: Simone Meirelles

Mas já deu para perceber que vale muito a pena e que a guinada de Rafael Lafraia da área de TI para a gastronomia conta com o apoio de todos nós, gulosos e glutões.

O restaurante funciona para almoço e jantar. Terça e quarta, das 11h30 às 22h; quinta, sexta e sábado, das 11h30 às 23h. Fica aberto direto e o menu pode ser servido normalmente a qualquer momento desse período. Domingo, funciona para almoço das 11h30 às 15.

Confira o cardápio completo abaixo:

Curry Pasta

Avenida Manoel Ribas, 750 – Mercês

Fone: (41) 99997-2053

Instagram: https://www.instagram.com/curry.pasta/

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.brçl

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]