• Carregando...
Os vinhos do Rhône que serão harmonizados com o cardápio do chef Danilo Takigawa no evento programado para a Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)
Os vinhos do Rhône que serão harmonizados com o cardápio do chef Danilo Takigawa no evento programado para a Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)| Foto: Picasa

Acontece na próxima sexta-feira (14) o segundo jantar do circuito “La tournée des chefs à la cuisine 2019”, evento promovido pela Aliança Francesa, em parceria com a importadora Notre Cave, especializada em vinhos da região do Rhone.

São eventos sempre muito concorridos e acontecem uma vez por mês, sempre levando à La Cuisine (a cozinha pedagógica da Aliança), alguns dos principais cozinheiros da cena curitibana. Na primeira reunião gastronômica do ano o chef foi André Pionteke (confira postagem aqui) e agora, o convidado da vez é o chef Danilo Takigawa, um dos grandes destaques entre os novos talentos locais e que é o responsável pela revolução na cozinha do Bobardí.

Já tive a oportunidade de rasgar muita seda pelo trabalho de Takigawa, de quem sou fã irrestrito (confira o post mais recente) e aposto no escuro que esse jantar que se aproxima será um grande sucesso.

Aliás, nem tão no escuro assim, pois acabo de saber qual será o cardápio e, por consequência, qual a harmonização proposta pelo Marlon Schluga, da Notre Cave. Para se ter uma ideia, a importadora Notre Cave trabalha em parceria com vinhateiros independentes, que possuem tradição familiar e vasto conhecimento transmitido ao longo de gerações. Sendo assim, oferece uma linha de vinhos exclusivos, de altíssima qualidade, da região do Vale do Rhône, que revelam o caráter de quem os produz. A vinificação e o envase são feitos dentro da propriedade, o que distingue o trabalho desses produtores em relação às grandes marcas conglomeradas. O cultivo é feito de forma sustentável, a colheita é manual e a maioria dos rótulos ofertados são orgânicos e biodinâmicos.

Para recepcionar os comensais, as boas-vindas serão com um vinho tinto leve, para acompanhar o couvert concebido pelo chef. Será o Les Allards 2014 / Domaine du Val des Rois, um Côtes du Rhône orgânico com taninos já bem amaciados, mas que preserva um fruto elegante.  E que tem todos os predicados para dar certo com Sourdough de sementes (massa fermentada levemente azeda), Manteiga noisette com amburana, Ervas frescas e ricota e Lâmina de pato defumado.

Como entrada, Cromesquis de frango com quiabo e nibs de cupuaçu (cromesqui é uma espécie de croquete, bem macio), a ser harmonizado com o vinho Fruité de Durban (Muscat Sec) / Domaine de Durban, um branco aromático e delicado.

Em seguida, Tavel (sou muito fã), único grand cru de vinho rosé no mundo, para acompanhar as notas mais exóticas e refrescantes do consomé, oficialmente batizado de Abóbora, consommé de suan, vinagrete de hortelã e couve. Com AOC Tavel "Canto Perdrix" 2016 / Domaine Florence Mejan.

O prato principal será Barriga de porco, mandioca defumada, tucupi, harmonizado com Côtes du Rhône Villages Laudun "Le Doux Sauvage" 2015 / Domaine Florence Mejan, um vinho tinto mais picante, graças ao toque de especiarias da uva Syrah. Essa mandioca defumada é praticamente uma assinatura na carreira de Takigawa desde os tempos de chef do restaurante Gralha Azul, na Vinícola Araucária (veja aqui).

De sobremesa, Canelone de gergelim, maçã e sorvete de leite, a ser escoltado pelo vinho Muscat de Beaumes de Venise 2014 / Domaine de Durban, vinho doce licoroso com grande frescor.

Danilo Takigawa, chef do Bobardí e um dos talentos emergentes da geração de cozinheiros em Curitiba.
Danilo Takigawa, chef do Bobardí e um dos talentos emergentes da geração de cozinheiros em Curitiba. | PERINI

O jantar custa R$ 250 por pessoa - via depósito/transferência (inclui jantar completo e vinhos). Está marcado para começar às 19h, com a vantagem de os presentes poderem interagir com o chef, que cozinha do outro lado da mesa que tem apenas 12 lugares. E até por essa razão, recomenda-se reserva antecipada, pois as vagas costumam se esgotar logo.

La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019 – segundo estágio

La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)

Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

Contato whatsapp: (41) 988 790 848

E-mail: adega@notrecave.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]