• Carregando...
Ovos, leite e açúcar, a incrível combinação que faz da Ambrosia uma das sobremesas mais desejadas.
Ovos, leite e açúcar, a incrível combinação que faz da Ambrosia uma das sobremesas mais desejadas.| Foto: Leticia Akemi/ Gazeta do Povo | Louça: Instagram @1832amo_ceramica

“Dos deuses!!” – acho que essa exclamação é o perfeito encaixe para a definição de Ambrosia, um dos doces mais atraentes e saborosos que conheço. Tanto que é adjetivada como “manjar dos deuses do Olimpo”.

Segundo os alfarrábios gregos, na mitologia, era um doce destinado somente aos deuses, mas se um mortal porventura comesse, ganharia a imortalidade, advinda da sensação de extrema felicidade. Ambrósio, aliás, lá na origem grega, significa “o imortal”.

O doce como conhecemos hoje, fruto da mistura feita à base de ovos batidos cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha, surgiu na Península Ibérica, nos conventos, e por isso é conhecida como uma receita da doçaria conventual.  Lá é conhecida como Doce de ovos moles.

Assim como os outros tantos doces conventuais (Abade de priscos, Pastel de Santa Clara, Toucinho do céu...), surgiu da necessidade de utilização das tantas gemas não aproveitadas. No século XVIII as claras eram utilizadas na clarificação dos vinhos (prática que existe até hoje) e também para engomar as roupas dos conventos. E aí, para evitar desperdício, as freiras passaram a utilizar as gemas, misturadas com leite, açúcar e baunilha para fazer os tais doces. E que doces!

No Brasil, por influência da colonização portuguesa, arraigou-se em Minas Gerais, mas também se tornou comum em boa parte do Sul – Rio Grande do Sul em maior proporção, mas com boa propagação pelo Paraná.

E é aí que a gente entra. É aí que mexe na minha memória gustativa e de tantos outros paranaenses que tiveram a felicidade de provar a iguaria feita pelas avós. A minha, Yolanda, era cozinheira e doceira de mão cheia e passar uns dias na casa dela gerava sempre grande expectativa do melhor dos sabores que poderia vir.

Como a Ambrosia, de não ser possível parar de comer. E ela, na simplicidade de agir para quem tudo é fácil, dizia: “mas é só misturar e cozinhar ovos, leite açúcar e baunilha”. Claro que na mão de uma grande doceira não tem erro, mas esta receita é mesmo simples, bastando apenas seguir umas regrinhas básicas (como não mexer a mistura, por exemplo, para não desmanchar os grumos que se formam) e aguardar um tempo.

A recompensa é certa. E pode ser até uma boa dica para a sobremesa de Páscoa, que está a uma semana de nós.

Vamos arriscar fazer, então?

Ambrosia, receita rápida e fácil de fazer.
Ambrosia, receita rápida e fácil de fazer. | Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Ambrosia

Ingredientes

200g de açúcar refinado

180 ml de água

4 gemas

2 ovos

250 ml de leite integral

½ colher (chá) de essência de baunilha

8 cravos

2 pedaços de canela em pau

Preparo

Misture a água e o açúcar em uma panela, mexendo um pouco, até diluir o açúcar.

Ligue o fogo e faça ferver, até deixar ficar em ponto de fio – cerca de 15 minutos.

Enquanto isso bata o ovo com as gemas até virar uma espuma.

Junte o leite aos ovos batidos e despeje essa mistura de uma só vez sobre a calda, misturando delicadamente.

Baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, sem mexer, ou até os ovos começarem a coagular.

Quando o composto estiver totalmente talhado, coloque o cravo, a canela e a essência de baunilha. Misture tudo, desligue o fogo, passe a ambrosia para uma compoteira (ou tigela) e deixe esfriar.

Sirva na própria compoteira ou ajeite em taças individuais.

Rendimento: 6 porções.

Dicas

•. Ao utilizar ovos em qualquer receita, quebre-os sempre um a um, separadamente, misturando-os depois. Isso evita que um possível ovo estragado possa, se adicionado aos demais, prejudicar todo o preparo.

•. Utilize somente leite integral em receitas, principalmente de doces. Os leites semidesnatados e desnatados não dão a consistência necessária e podem fazer desandar o composto.

•. Gosto muito de anis estrelado e de vez em quando peço licença aos deuses do Olimpo para utilizá-lo na receita. Mas só um mínimo, meia estrela e basta, quando entram a canela e o cravo.

•. Pode bater os ovos à mão, na batedeira, no mixer ou até no liquidificador. Importante que ganhem textura de espuma bem leve.

•. Ovos e leite devem ser utilizados em temperatura ambiente, para melhor resultado no processo.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]