• Carregando...
Arroz de polvo malandrinho à minhota, uma delícia de prato
| Foto:
Arroz de polvo malandrinho a minhota 1

Arroz de polvo malandrinho à minhota. Com rodelas de chouriço português e pedaços de polvo. Muito saboroso. (Fotos/ Anacreon de Téos)

Quem me acompanha aqui nessas trocas de sabores sabe que não é a primeira vez que acontece isso. Saio às compras para fazer um prato anteriormente planejado e chego com outros ingredientes, outras ideias e tudo diferente.

Foi assim, novamente. Liguei para a peixaria (Pescados Keli Mozer, no Mercado Municipal) e o Pablício Mozer me disse que havia lulas lindas, daquelas nacionais que gosto, inteiras, fresquíssimas. Comecei a pensar no prato. Recheadas com camarão e alho-poró e um molho suave de tomates apenas para aproveitar os tentáculos.

Feito isso, dou um tempo, vejo outras coisas e finalmente vou ao Mercado Municipal. E quando chego à peixaria, a surpresa: tinha tudo, menos lula. Bobeira minha não ter reservado. Mas como poderia imaginar que todo mundo iria querer lulas ao mesmo tempo?

Fiquei olhando os pescados no balcão enquanto tentava imaginar qual poderia ser a solução de emergência. Não era por falta de oferta, pois havia peixes de várias espécies, camarões de distintos tamanhos, mexilhões, mariscos, carne de siri, carne de lagosta e até king crab. Mas o que me chamou atenção foram os polvos. Bonitos, de bom tamanho, que poderiam render alguma coisa.

Aprecio muito os polvos, principalmente quando são bem feitos, cozidos na medida e não ficam borrachudos, como muitos que a gente experimenta por aí. Anos atrás, quando escrevia ainda no Paraná Online, publiquei uma página somente com receitas de polvo. Estão aqui, embora, infelizmente, as páginas mais antigas desse site não tenham sido devidamente atualizadas e as fotos não estejam disponíveis. Mas as receitas, sim.

Pedi três tentáculos (sim, é possível comprar apenas partes do bicho), pois iria cozinhar apenas para mim. E à essa altura já estava elaborando mentalmente o prato do jantar. Seria um Arroz de polvo. Mas não o mais comum e nem o açoriano, que já fiz aqui e publiquei, tempos atrás, no endereço antigo do blog. Pensei num arroz malandrinho (que é cozido em maior volume de caldo e por isso o arroz português Carolino é o ideal), mas à minhota. Ou seja, à moda da região do Minho, em Portugal, que inclui algumas rodelas de chouriço no preparo. E como tinha visto chouriço português lá no Festval, tudo se completou, pois já possuía os demais ingredientes em casa.

Não é por nada, mas ficou uma delícia. Um dos melhores pratos que já fiz nesses últimos tempos. Quer conferir a receita? Vamos lá.

E bom apetite!

Arroz de polvo malandrinho à minhota

Arroz de polvo malandrinho a minhota 21,2 kg de polvo

1 cebola inteira espetada com 2 cravos

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 folhas de louro

100 ml de azeite

400g de arroz carolino

100g de chouriço de carne

1 maço de coentro

2 tomates pelados

1 copo de vinho branco

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

 

Preparo

 

Ponha o polvo e a cebola inteira na panela de pressão, tampe e leve ao fogo. Quando der 12 minutos depois de chiar, desligue o fogo e deixe esfriar.

Depois de cozido, corte o polvo em pedacinhos.

Em outra panela, faça o refogado com o azeite, a cebola, os alhos e as folhas de louro (se puder tirar o veio central, o sabor fica menos acentuado).

Deixe refogar um pouco e junte o tomate cortado em cubos, refogando mais um pouco.

Junte o arroz e deixe fritar um pouco.

Acrescente o vinho, deixe evaporar um pouco e adicione a água de cozimento do polvo e aproximadamente 500 ml de água.

Tempere com sal e pimenta e junte o chouriço cortado em rodelas.

Deixe cozinhar por 15 minutos.

Adicione o polvo.

Deixe ferver e junte o coentro picado.

Tampe, desligue o fogo e deixe descansar por dois minutos, antes de servir.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]