• Carregando...
As estrelas da cozinha se reúnem no Gastronomix
| Foto:
Celso Freire no Gastronomix

O chef Celso Freire é a alma do Gastronomix, que ele comanda pela quinta vez no próximo fim de semana. (Foto/ Divulgação)

Hoje em dia é um dos eventos mais importantes que temos. Talvez em conteúdo e diversidade, o mais importante. Com o passar dos anos o Gastronomix foi se aperfeiçoando, lapidando arestas e corrigindo alguns desvios que geravam algumas reclamações e reprimendas por parte dos frequentadores.

Mas agora que chega à sétima edição, está azeitado e funcionando cada vez melhor. O festival gastronômico é a menina dos olhos do chef Celso Freire, o curador do evento e responsável pelo perfil dos chefs a serem apresentados com suas comidas, seus temperos e seus sabores. Para este capítulo, Freire conseguiu firmar um compromisso do evento com a Gastronomia Responsável e neste ano todos os chefs convidados criarão um prato especial de acordo com os princípios desse movimento, cujos princípios são a utilização de ingredientes orgânicos, a utilização de produtos regionais, a não utilização de espécies ameaçadas de extinção e o aproveitamento integral de alimentos.

E vem gente da pesada. A começar por Alex Atala, o número 1 do Brasil, que finalmente conseguiu ajeitar a agenda dele para comparecer por aqui. Atala vai ministrar uma das aulas-show no primeiro dia do evento. Que deverá ser concorridíssima, imagino.

Ele puxa um time de estrelas lá de fora, que ainda conta com Edinho Engel (Amado – BA), Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ e SP), Beth Beltrão (Virada’s do Largo – MG), Wanderson Medeiros (Picuí – AL), Laís Duo (Via Emilia Piadineria – SP) e Bruno Cabral (Donostia Taberna Basca – SP). Os locais são Rodrigo Martins (Grupo Vino!), Ivo Lopes (La Varenne), Ivan Lopes (Mukeka), Fabiano Marcolini (Trattoria Marcolini), Luiz Antonio Romanus (Armazém Romanus), Iglae Zanoto Konvem (Amore Bio), Zico Garcez (Bar do Pachá), Flávia Rogoski (Bom Vivant), Rosane Radecki de Oliveira (Girassol), Yuri Ogurtsova (Tuk Tuk) e Ricardo Nogarolli (Prestinaria).

Tem mais, os pizzaiolos Alessandro Formeti e Antonio Paulo Tanaka (Del Borgo Pizza), a chocolatier Polyana Rodrigues (Grué Chocolateria), Beto Nogueira (Fábrica Gourmet Hamburgueria), Leandro Blazkowski (O Famoso Brigadeiro), Tatiana Maciel (Fit & Funcional), o bartender Marcelo Silvério (Le Voleur de Vélo) e Vinícius D’Agostin (Cantina Vini D’Agostin, especializado em sucos agroecológicos).

Quermesse

O Gastronomix é uma espécie de quermesse da alta gastronomia e acontece já no próximo fim de semana, nos dias 28 e 29 de março, das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. O evento oferece ao público a oportunidade de experimentar as criações dos chefs convidados em um único dia, num mesmo espaço, a preços acessíveis e com toda a infraestrutura de atendimento. Os ingressos custam R$ 10 e os pratos entre R$ 10 e 20.

A Electrolux também vai promover Oficinas de Gastronomia. Em cada um dos dois dias serão oferecidas quatro aulas-show, para dez participantes cada, nos horários das 12h, 13h15, 14h30 e 15h45. A inscrição será feita por ordem de chegada ao local. Após preparar a receita, o aluno poderá convidar um acompanhante para degustar o prato.

A Melitta oferecerá aulas-shows para ensinar a preparar cafés especiais em casa, além de oferecer degustação gratuita de cafés gourmet.

Haverá, ainda, um espaço especial para o público conhecer e experimentar a variedade de cervejas artesanais produzidas em Curitiba. A Way Beer, por exemplo, estará no evento com oito estilos diferentes de cerveja e a sua famosa “Raquetada de Degustação”. As cervejas nova-iorquinas Brooklyn também estarão presentes.

Mas quem não for adepto das cervejas poderá visitar outro espaço exclusivo para degustação de cachaças, vinhos e drinks especialmente preparados por bartenders. Outras opções serão as cidras irlandesas Magners e os vinhos da Vinícola Franco Italiano, de Colombo.

O Gastronomix 2015 faz parte da programação do 24º Festival de Curitiba e os ingressos para o evento poderão ser adquiridos com antecedência pelo site oficial do festival, www.festivaldecuritiba.com.br.

Gastronomix no 24º Festival de Curitiba

28 e 29 de março, no MON, das 11h às 17h

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]