• Carregando...
Os vinhos franceses do Rhône a serem servidos no jantar desta sexta-feira na La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019.
Os vinhos franceses do Rhône a serem servidos no jantar desta sexta-feira na La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019.| Foto: Divulgação

Os eventos gastronômicos mensais promovidos pela Aliança Francesa são sempre muito atraentes. Desde a escolha do cozinheiro até a harmonização proposta pela importadora Notre Cave, parceira permanente desses encontros saborosos.

E desta vez a história não poderia ser diferente. Nesta sexta-feira (12), acontece o terceiro jantar do circuito La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019. O convidado da vez é o jovem chef Igor Marquesini, que pouco mais de um ano depois de abrir seu próprio restaurante, Igor, tem sido muito badalado já se consolida como uma das principais referências na gastronomia curitibana (escrevi há poucas semanas sobre a renovação de seu cardápio para o segundo ano).

O evento acontece no formato "petit comité", limitado a 12 pessoas, no dinâmico e descontraído ambiente da cozinha gourmet da Aliança Francesa. O jantar reúne, mais uma vez, alta gastronomia e vinhos de grande expressão, promovendo uma autêntica atmosfera francesa em torno da boa mesa. E o mais bacana: durante esse encontro, os participantes interagem diretamente com o trabalho do chef e podem comprovar que a enogastronomia, é, acima de tudo, a convivialidade.

Quanto aos vinhos, são top, em todos os sentidos. A importadora Notre Cave trabalha em parceria com vinhateiros independentes, que possuem tradição familiar e vasto conhecimento transmitido ao longo de gerações. Por isso oferece uma linha de vinhos exclusivos, de alta qualidade, da região do Vale do Rhône. A vinificação e o envase são feitos dentro da propriedade, o que distingue o trabalho desses produtores em relação às grandes marcas conglomeradas. O cultivo é feito de forma sustentável, a colheita é manual e a maioria dos rótulos ofertados vem de processos orgânicos e biodinâmicos.

Confira os pratos e a harmonização preparada para a noite francesa.

De entrada, Pães de levain com manteiga, paté de fígado e tomates, combinando com o vinho Domaine de Durban Fruité (muscat sec) - versão seca da uva muscat, que é célebre pelos vinhos de sobremesa.

O primeiro prato será frio, Carne crua com pepino fermentado, mostarda de cerveja e gema, a ser degustado com dois tipos de Côtes du Rhône: Domaine du Val des Rois Les Allards Côtes du Rhône 2014 e Domaine du Val des Rois Les Allards au Naturel Côtes du Rhône 2016 - a versão totalmente natural, sem sulfito.

O prato principal concebido por Igor Marquesini será o Porco defumado e confitado com vegetais e salsa de carne, que também ganha harmonização em forma de dobradinha, com dois rótulos diferentes: Domaine Florence Mejan Laudun Côtes du Rhône Villages e o incrível Domaine Florence Mejan Tavel Canto Perdrix – de cultivo biodinâmico, conhecido como o "rei dos rosés" é a única denominação de origem exclusiva de vinhos rosé do mundo, decretada pelos Papas.

Mais dois vinhos chegarão junto com a sobremesa, que também será dividida em duas partes: Queijo meia cura de leite cru de Minas com goiabada e Chocolate 63%, batata e morangos. Os vinhos, Domaine de Durban Muscat de Beaumes de Venise -  vinho de sobremesa, naturalmente doce - e Domaine du Val des Rois Bourboulenc (espumante branco extra brut).

Deu para dar água na boca? Os interessados, então, que se apressem, já que as vagas estão praticamente preenchidas.

O evento começa às 19h, se estende até as 21h30e custa R$ 250 por pessoa - via depósito/transferência (inclui jantar completo e vinhos).

<em>Igor Marquesini à frente de seu restaurante. Sucesso em pouco mais de um ano. </em>|Foto: Divulgação)
Igor Marquesini à frente de seu restaurante. Sucesso em pouco mais de um ano. |Foto: Divulgação)

La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019

La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)

Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

Link do evento: https://www.facebook.com/events/369712373740022/

Inscrições pelo site: https://bit.ly/2J8qoFy

Contato WhatsApp (41) 98879-0848

Email: adega@notrecave.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]