Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Degustação às cegas
Alex Solar, enólogo e sommelier chileno, que comanda nesta quarta degustação às cegas no Vino! Batel.| Foto: divulgação/Vino!

Dias atrás escrevi aqui sobre um jantar às cegas (lembra? – confira aqui), com todos os comensais de olhos vendados, tentando imaginar ou adivinhar o que estavam comendo.

Nesta quarta-feira (4), às 19h30, tem mais um evento às cegas. Só que, agora, uma degustação de vinhos, no Vino! Batel. Evento, aliás, clássico entre os apreciadores de vinhos e que já geraram até grandes controvérsias na história desse precioso líquido.

Como o famoso Julgamento de Paris, a degustação que mudou a história e mexeu com o eixo da produção de vinhos. Para quem não sabe, foi em 1976, quando o britânico Steven Spurrier, hoje um influente crítico e consultor, mas na época apenas um lojista, decidiu fazer uma espécie de brincadeira para celebrar o bicentenário da independência dos EUA. Juntou, então, alguns famosos rótulos franceses (os melhores do mundo, na época incontestáveis) com outros californianos, desconhecidos, mas que estavam a ganhar alguma repercussão.

Os juízes eram todos franceses, a degustação foi em Paris e os norte-americanos ganharam, tanto nos brancos quanto nos tintos, desnorteando os jurados, que pediram para rever as notas e só não negaram o que fizeram porque havia um jornalista presente, registrando tudo desde o início.

Degustação às cegas tem disso. Você esquece todos os chavões, as amarras, as muletas de opinião e é obrigado a dizer o que gosta, porque gosta. E, ainda mais, sugerir nome de uva e origem do vinho.

Alex Solar e Thiago Prodocimo (sócio do Vino!) em evento anterior da casa.
Alex Solar e Thiago Prodocimo (sócio do Vino!) em evento anterior da casa. | Foto: Divulgação Vino!

Sommelier consagrado

Este evento do Vino! Batel tem esse propósito. Nada que seja constrangedor. Quem achar que sabe, diz. Quem se sentir inseguro, ouve o que os outros dizem e depois de terminada toda a ação, todos conferem se acertaram ou pelo menos chegaram perto nos palpites.

Um dos mais reconhecidos sommeliers da América Latina, o chileno Alex Ordenes Solar, será o guia desta jornada sensorial. Solar é um reconhecido profissional dos vinhos na América Latina. Formado na França pela Université du Vin, localizada em Suze-la-Rousse (França), é o único Sommelier Conseil da América Latina. Este título foi criado pela universidade francesa num curso que forma “conselheiros dos vinhos”.

Ele vai apresentar quatro vinhos e não fornecerá nenhuma pista sobre a origem, estimulando a imaginação e os sentidos do público.

Os vinhos serão saboreados com as seguintes entradas: Tartar de salmão, Gnocchi dourado com ragu de costela, pães e queijos.

O prato principal que será servido poderá ser escolhido entre duas alternativas: Risoto de gorgonzola ou Polenta cremosa com ragu de costela e farofa de alho.

O preço é R$ 120 por pessoa. É necessário fazer inscrição antecipada.

O salão do Vino! Batel está preparado para os dias mais frios que vivemos agora.
O salão do Vino! Batel está preparado para os dias mais frios que vivemos agora. | Foto: Thiago Prodócimo

Serviço:
Vino! Batel
Hauer Shopping – Rua Comendador Araújo, 891 - Batel
Reservas antecipadas: (41) 3359-1077 e 98499-6022

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]