• Carregando...
É de comer brincando
| Foto:
Anacreon de Téos
Boas-vindas de pão ciabatta tostados na manteiga. Pode ter algo mais carinhoso?
Fer Cesar
A chef Elaine Elaine Bublitz alia delicadeza à inspiração para executar os pratos do Bistrozinho.
Anacreon de Téos
Hortinha, a salada que tem “terra” e desafia a imaginação das crianças.
Anacreon de Téos
Flammenkuchen – lembra a pizza, com a cobertura espalhada sobre a massa crocante. Aqui, de shiitake, cebola roxa e queijo da serra.
Anacreon de Téos
Espetinho de mignon, cebola, abobrinha e bacon – com farofinha e tomate confit.

Parece ser tudo uma grande brincadeira. E não deixa de ser, embora pais e filhos possam comer à vontade, sem aquela preocupação do permanente acompanhamento ou da vigia aos pequenos enquanto se está à mesa.

E a ideia é essa mesma, que todos possam dividir o mesmo espaço, sem aquela opção de buscar por recreacionista ou babás para o entretenimento das crianças. Por isso o Bistrozinho oferece mesas comuns, nas quais pais e filhos comem e se divertem. Surgiu da imaginação da psicóloga Denise Pereira, com uma decoração muito feliz e toda lúdica, que aproveita todos os cantos dos salões para uma referência às coisas boas da infância. Desde o teto retrátil, adequado aos dias mais quentes, até uma horta vertical, em uma das paredes internas.

E a recreação existe, sim. Mas está à mesa, fazendo parte da refeição. Desde o couvert, que chega com os pães (ciabattas) cortados em formato de letras e tostados com manteiga, a desejar boas-vindas. E se estende pela refeição inteira, das saladas e entradas, passando pelos snacks.

Entre as saladas, um desafio para a imaginação das crianças: comer terra. Sim, pois a terra é anunciada como um dos ingredientes da “Hortinha”. Terra comestível, feita de pão pumpernickel (aquele pão preto alemão, feito de centeio e aveia) ralado e shiitake desidratado também pulverizado. Serve de base para os legumes, que são tomatinho, onegue (algo entre a cebolinha verde e o alho-poró, muito comum entre os orientais), cebola em conserva, batata bolinha, cenoura e uma ervilha torta enrolada com coalhada dentro. Alguns legumes são grelhados, outros só branqueados e tudo é salteado instantes antes de ir à mesa.

E quando o nome soa um tanto estranho, como Polenta Brustolada, vem junto a explicação: “O nome é estranho? Mas o snack é incrível. Fatias bem fininhas de polenta com lascas de parmesão…”

Mas o que mais diverte a criançada é a sobremesa. Ou as sobremesas, pois a curiosidade certamente faz com que mais de uma seja servida. Também pelo sabor, mas principalmente pela possibilidade de brincar com elas. Numa delas, a criança é vendada e tem de adivinhar oito sabores de docinhos servidos em potinhos, com diferentes ingredientes e texturas. Ganha quem acertar mais. Também podem decorar sua própria sobremesa com caldas e confeitos e montar seu próprio brigadeiro, distribuindo os confeitos conforme a vontade.

Mas o interessante é que o restaurante não formalizou apenas o enfoque infantil. Adultos também se dão muito bem. Acompanhados ou não de suas crianças. A chef Elaine Bublitz tem uma mão delicada e uma cabeça inspirada para conceber pratos simples e saborosos, já a partir do Flammkuchen oferecido entre as entradas. É uma espécie de pizza (descrição bem simplória), muito comum na fronteira entre Alemanha e França (onde é chamada de Tarte flambée). Sobre a massa espalha-se o recheio e leva-se ao forno. No Bistrozinho tem um com shiitake, queijo Serra da Sanastra,tomate e cebola roxa que é covardia.

Entre os pratos principais, a diferenciação de tamanho para adultos e crianças. Tamanhos P e G, claro. Destaques para as massas, entre fettuccines e raviólis (tem um ravióli com recheio de pato, que não está no cardápio fixo, mas entra como sugestão da chef que é delicioso!) com molhos e recheios muito bem feitos. Mas tem também moqueca de peixe, peixe grelhado, filé mignon (acompanhado de fettuccine ou gratin de mandioquinha), picadinho, polenta e sempre uma sopa do dia.

Há vários tipos de sucos, cervejas e uma curta e boa carta de vinhos.

É o tipo do lugar para ir e voltar sempre. Com ou sem criança, pois mesmo que vai com um pé atrás, imaginando ser um paraíso infantil, sai encantado com a simpatia da proprietária, das garçonetes e pelo tempero da cozinheira. Bistrozinho Comidinhas Divertidas, que é como eles chamam. Divertidas e muito saborosas.


Bistrozinho Comidas Divertidas

Alameda Presidente Taunay, 543 – Bigorrilho
Fone: (41) 3018-3034

Fer Cesar
Fer Cesar

=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]