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É dia do Beaujolais Nouveau. Vamos festejar!
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Beaujolais Nouveau Georges Duboeuf 2016 já à venda.

Terceira quinta-feira de novembro é dia do Beaujolais Nouveau, uma instituição que vem desde a época da pós-guerra, ali pela década de 50.

Os mais puristas e aqueles mais exigentes na degustação e no acompanhamento dos vinhos costumam torcer o nariz para este vinho jovem, elaborado às pressas com a uva Gamay – são apenas dois meses entre a colheita e a venda – e que tem mais o efeito de marketing do que pelas nuanças da degustação em si. Beaujolais Nouveau simboliza o fim da temporada de colheita e representa um convite para participar da recompensa do outono.

Ao contrário dos demais vinhos, o Beaujolais Nouveau passa por um processo de produção chamado maceração carbônica, através do qual os cachos são colocados inteiros dentro de cubas e então o gás carbônico é adicionado ao recipiente, expulsando, como consequência, o oxigênio lá presente. Acontece, então, uma fermentação intracelular, dentro de cada fruta e depois esta fermentação passa a ser extracelular, pois as peles das uvas se rompem, liberando oxigênio. Este processo de produção invariavelmente confere aromas de banana ao vinho, e esta é uma das suas principais características.

Já houve uma febre de consumo, que foi murchando com o passar do tempo. Mas ainda é muito charmoso aguardar por esse dia para poder consumir esse vinho ligeiro, quase gelado (como se fosse um branco), a brindar a chegada – por aqui, no hemisfério sul – do verão que se aproxima. E também matar a curiosidade em torno do rótulo, colorido e atraente.

Diz a história que esse era um vinho feito rapidamente, com a finalidade de abastecer a população local, logo após a colheita, enquanto o “melhor” Beaujolais não ficava pronto. Em 1951, o Beaujolais Nouveau foi oficialmente reconhecido na legislação. Com o tempo, o que era apenas uma tradição local dos arredores de Lyon, ganhou tanta popularidade que chegou a Paris e atingiu o mundo. Nasceu, então, uma lendária corrida, para ver quem conseguia chegar primeiro até os consumidores parisienses.

Pois, como chegou a terceira quinta-feira de novembro, já é possível repetir a frase “Le Beaujolais nouveau est arrivé!“. Dentre os produtores da região do Beaujolais, certamente Georges Duboeuf é um dos mais expressivos. Ele começou há mais de 50 anos, vendendo seus vinhos a restaurantes locais e partindo para os primeiros famosos do entorno, de cozinheiros como Gaston Brazier, Paul Blanc, Paul Bocuse, Jean e Pierre Troisgros. Obteve sucesso e, em pouco tempo, se estabeleceu como um dos principais mercadores da região, trabalhando com quase 400 produtores e 15 cooperativas, que engarrafam três milhões de caixas por ano.

Hoje o nome Georges Duboeuf é um dos marcos principais do Beaujolais e arauto do Beaujolais Nouveau. E seu vinho da edição 2016 está ao alcance do curitibano na data certa, a partir desta quinta-feira (17), na Adega Brasil Empório, ao preço de R$ 126,50.

Vale o brinde, vale a comemoração, vale o carisma de um vinho que tem tudo a ver com festa e com a esperança de melhores dias.

Adega Brasil Empório

Rua Saldanha Marinho, 1487 – Bigorrilho

Fone:(41) 3077-1020

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