• Carregando...
Feijoada de verão no Bourbon
| Foto:
Naideron Jr.
A premiada feijoada do Bourbon está de volta. Tudo a ver com o verão que anda por aqui.

É aqui entre nós, paranaenses, que temos essa mania de relacionar feijoada com dias mais frios. Pode observar que os restaurantes onde o prato brasileiro é servido regularmente dão uma folga a partir de dezembro, retomando o serviço somente a partir de março, quando, teoricamente, o verão já está indo embora.

Teoricamente, claro, pois embora o calendário anuncie seu fim para daqui duas semanas, a rigor nosso verão está começando por esses dias, com as águas de março (em pleno verão, como diria Tom) e as temperaturas diárias acima dos 30 graus.

Porque feijoada não é prato de inverno ou de temperaturas mais amenas. Ou não teria no Rio de Janeiro sua principal praça, onde é uma instituição, especialmente nos subúrbios, naturalmente mais abafados, por não desfrutarem da brisa do mar que a orla ainda recebe. Mas ela, a feijoada, está sempre lá. Rodeada de samba o dia inteiro, num ritual que somente os cariocas conseguem reproduzir.

Pois nós temos também as nossas, por aqui, agora em pleno verão. A do Bourbon Curitiba Convention Hotel, por exemplo, premiada nos últimos anos como a melhor da cidade dentre as feijoadas de ingredientes separados.

(E aqui cabem esses parêntesis para uma tentativa de classificação de feijoadas. Existem duas, bem distintas. A tradicional, aquela que junta todos os ingredientes em uma só panela e assim mesmo vai à mesa, com direito à gordura do cozimento e tudo mais – aquela que Sérgio Porto dizia requerer uma ambulância na porta e que continuo procurando em Curitiba e imediações. E tem a outra, a do pré-cozimento dos ingredientes separadamente, da retirada do excesso de gordura e da oferta de cada item em cumbucas separadas – que é a mais encontrada ultimamente entre as mais concorridas. Explicado? Parêntesis fechados.)

Essa do Bourbon, então, servida no 99 Brasserie Café, se enquadra na segunda descrição. E realmente merece toda a fama que tem. Os clientes são recepcionados no “Cantinho da Baiana”, com petiscos como acarajé, pastéis de carne seca, caldo de feijão e torresmo. E caipirinha, pois ninguém é de ferro.

No salão principal do restaurante a feijoada é servida em um grande buffet, com as carnes separadas, para serem servidas conforme a preferência de cada um. Além disso, o Bourbon oferece costeleta de porco, frango caipira, leitão assado, carne seca na moranga, saladas, frios e sobremesas de sotaque brasileiro, dentre as quais se destaca o levíssimo Pudim de claras.

Amanhã (e agora todo sábado) é dia, portanto. Feijoada bem do jeito do verão, das 12h às 15h, a R$ 56 + 10% por pessoa, incluindo batidinhas e caipirinhas. Bebidas e refrigerantes cobrados à parte. Estacionamento gratuito no hotel.


99 Brasserie Café

Bourbon Curitiba Convention Hotel
Rua Cândido Lopes, 102 – Centro
Fone: (41) 3221-4600

=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]