• Carregando...
O chef Celso Freire, principal referência gastronômica paranaense e um dos ícones da cozinha nacional, é o curador e anfitrião do Gastronomix. (Foto/  Lina Sumizono)
O chef Celso Freire, principal referência gastronômica paranaense e um dos ícones da cozinha nacional, é o curador e anfitrião do Gastronomix. (Foto/ Lina Sumizono)| Foto:

A peruana Arlette Eulert Checa, do Matria Restaurant, será a atração internacional do Gastronomix, no próximo fim de semana. (Foto/ Jimena Agois @agoisfoto)

É uma grande reunião de craques. A começar pelo anfitrião, Celso Freire, a principal referência da gastronomia paranaense, precursor e inspirador de tantos outros chefs e cozinheiros que brilham por aqui e expandem nossos sabores pelo país e pelo mundo a fora. Freire é um polo a atrair talentos que orbitam em torno da boa comida e dos melhores sabores do mundo e que estarão servindo seus pratos ao preço máximo de R$ 25.

A 11ª edição do Gastronomix acontece no próximo fim de semana (6 e 7 de abril), no Museu Oscar Niemeyer, com a participação de grandes revelações e nomes reconhecidos da gastronomia curitibana a recepcionar chefs de brilho nacional e uma estrela internacional, a peruana Arlette Eulert Checa, do Matria Restaurant. Com formação de Cordon Bleu, ela tem passagens por diferentes cozinhas do mundo, como NOBU (Londres), D.O.M (São Paulo), Gaig, Ibai y Jean Luc Figueras (Barcelona), Rafael Restaurant, La Mar y El Mercado, em Lima. Em 2018 foi eleita a melhor chef mulher em sua categoria pelo prêmio Summum, o principal da gastronomia do Peru.

Nos dois dias de Gastronomix, Arlette vai apresentar como prato um Tiradito de atum Nikkei (será vendido a R$ 25). Não há maiores definições de como seria, mas se for pelo menos parecido com o que mantém no cardápio do Matria, já será, certamente, encantador. Lá o prato é outro, um Estiradito de lenguado palteado, que são lâminas de linguado com leite cremoso de abacate, chalaquita (um molho) de ovas de peixe voador e pipoca de quinoa.

Tiradito de atum nikkei, o prato da peruana Arlette Eulert Checa.

Vale a expectativa do que virá.

Marcos Sodré, do restaurante Sawasdee, que acumula prêmio no Rio de Janeiro com comida tailandesa. (Foto/ Divlgação)

Das estrelas nacionais que estarão presentes tenho muito respeito e admiração por Marcos Sodré, que durante um bom tempo teve seu restaurante Sawasdee em Búzios e hoje em dia coleciona títulos no Rio de Janeiro com a linha da cozinha tailandesa. Tive a oportunidade de conhecê-lo e de ter aula com ele aqui mesmo em Curitiba, no Parque Barigui, na edição de 2005 da Feira Gourmet & Cia, que a cada ano trazia as grandes estrelas da gastronomia nacional para darem aulas-show aos tantos e tantos interessados. Sodré cozinha um Nasi goreng de porco, um clássico tailandês, feito com arroz frito com cogumelos, ovos, acelga e molho especial apimentado.

Elia Schramm, do L’Atelier Mimolette, em Ipanema, vai fazer uma Galinhada Francesa, com base no Coq au Vin. (Foto/ Divulgação)

O suíço Elia Schramm, já com boa rodagem no Rio de Janeiro, anuncia um prato que me deixou curioso: Galinhada francesa. E aí, na explicação, diz se tratar de um arroz xe coq au vin, o que pode ser uma combinação bem interessante. Elia é talentoso,  ganhou uma estrela Michelin enquanto chefiava a cozinha do restaurante Laguiole – que funcionava dentro do Museu de Arte Moderna. Hoje, é responsável por várias operações, entre elas, o L’Atelier Mimolette, em Ipanema, que conta com um cardápio conhecido pelos clássicos da culinária francesa.

Outro que desperta curiosidade: Kaká Silva, do Gastronomy Lab, de Brasília. Ele é um dos pioneiros da gastronomia molecular no Brasil e ainda persiste nela, entre poeiras, terras, espumas, ares, esferas e o que mais se possa imaginar. Gosto disso, é sempre lúdico. Quer ter uma ideia do que ele traz? O Imaginário molecular e o Imaginário vegano. O primeiro é um mignon no sous vide, fita de cerveja preta, kimchi coreano, terra verde de azeitona e alcaparras, finalizado com azeite encapsulado e aioli. Na segunda versão, a troca da carne pelo tofu no sous vide, com o restante tudo igual.

Auricélio Romão, do Restaurante Cacimba, de Fernando de Noronha. Da conta de admiração pessoal e fraternal de Celso Freire. (Foto/ Divulgação)

Auricélio Romão, o quinto dos chefs convidados, vem de uma preferência pessoal de Celso Freire. Todo ano ele e família passam bons dias de férias em Fernando de Noronha, onde Auricélio tem o Restaurante Cacimba. Comem lá, claro, e Celso também já cozinhou ali, dividindo panelas, ideias e afeto. Como a especialidade do chef é frutos do mar, o prato que traz para o Gastronomix é o Arroz de polvo Cacimba de Noronha, que leva tentáculos salteados com mix de pimentões, envolvidos em caldo de polvo, arroz e finalizados com cheiro verde. Para completar, uma farofa crocante.

O pessoal de casa

Cozinheiros, doceiros e chefs de cozinha de restaurantes e bares de Curitiba também prometem bons sabores para o fim de semana. Além de pratos tradicionais, como Bife de chorizo com farofa de castanhas e maionese (Pedro Montefusco, Cabaña Montefusco), Barreado (Silvana Gnatta, Villa Morretes) e Strogonoff (Zico Garcês, Bar do Pachá Restaurante), há alguns que chamam a atenção, como o Espaguete de marisco com jamón, que o chef Lucas Cintra d’A Ostra Bêbada vai apresentar – é um dos grandes sucessos do cardápio do simpático bar do centro da cidade.

Bolinho de siri com farofa de dendê, banana e pesto de pimenta e cachaça – prato da chef Dani Caldeira, do PF da Chef.

Meat Pie, de Ígor Marquesini, do Restaurante Ígor.

Fiquei curioso com mais alguns, como a Meat Pie, de Ígor Marquesini, do Restaurante Ígor. É uma torta de carne e batatas, aqui em releitura da tradicional torta australiana, que, na inspiração do chef, ganha um molho à bolonhesa. Dani Caldeira, do PF da Chef, vai levar um Bolinho de siri com farofa de dendê, banana e pesto de pimenta e cachaça. Já estou na fila para provar.

Também quero ver de perto o Katsukaredon, feito pelo Keiji Mitsunari, do Izakaya Hyotan, o incrível bar de rua japonês que ganhou a cidade. O nome do prato é uma fusão de outros: une o “tonkatsu” (filé de carne de porco empanado), o “karê” (o curry japonês)  e o “don”, que se refere a forma como é servido, no caso em um donburi (bowl). Outra fila.

Vai ter também sanduíche com linguiça de Porco Moura (a raça bem brasileira, que o Paraná está reabilitando), que tão bem faz o chef Marcelo Empinotti, da Salumeria Monte Bello e do Porcadeiro. Leva molho giardiniera e chips de banana no pão francês.

Ainda estarão apresentando suas obras no Gastronomix: Neia Zucoloto (Paraguaçu), Vinicius Thomaz (Empório dos Amigos), Rafael Krieger (Sí), Paulo Hruschka (Tartuferia San Paolo), Yasmin Zippin Nasser (Nayme Culinária Árabe) e a turma do açúcar, com Marcelo Apene (Gastromotiva – uma torta doce feita com aproveitamento total das uvas), Íze Acevedo (Flor de Maraca Bakery House), Nicolle Tullio (NT Doces Finos), Anne Schuartz e Karune Iancóski (Bee.O).

Confira todos os pratos que serão servidos no Gastronomix.

 

 

Chef Restaurante Prato
Arlette Eulert Matria
(Lima – Peru)
Tiradito de Atum Nikei
Marcos Sodré Sawasdee
(Rio de Janeiro
Nasi Goreng de Porco – Arroz frito com cogumelos, ovos, acelga e molho apimentado
Elia Schramm L’Atelier Mimolette
(Rio de Janeiro)
Galinhada Francesa – Arroz de coq au vin
Auricélio Romão Restaurante Cacimba (Fernando de Noronha) Arroz de polvo Cacimba de Noronha
Kaká Silva Gastronomy Lab (Brasília) Imaginário Molecular e Imaginário Vegano
Pedro Montefusco Cabaña Montefusco (Curitiba) Bife de Chorizo com Farofa de Castanha e Maionese
Néia Zucoloto

 

Paraguassu
(Curitiba)
Cordeiro ao molho com couscous de legumes
Igor Marquesini

 

Restaurante Igor

(Curitiba)

Meat pie – Torta de carne com purê de batatas
Silvana Gnatta

 

Villa Morretes
(Morretes)
Barreado de Morretes
Vinicius Thomaz

 

Empório dos Amigos
(Curitiba)
Pães Variados + Sanduíche de frango crocante – Pão crostinha com mussarela, maionese da casa, rúcula, tomate, frango empanado. molho de pimenta ou mostarda e mel
Lucas Cintra A Ostra Bêbada
(Curitiba)
Espaguete de marisco com jámon
Rafael Krieger

 

Sí Restobar
(Curitiba)
Hamburguer Sí – Pão brioche, maionese caseira, hamburguer 100% Angus, queijos prato e mussarela, tomate, cebola roxa, folhas de beterraba e rúcula
Paulo Hruschka Tartuferia San Paolo
(Curitiba)
Nhoque frito com pato confit ao molho de laranja em trufas
Marcelo Empinotti

 

 

Salumeria Monte Bello
(Curitiba)
Sanduíche de linguiça de porco Moura (Linguiça de porco raça Moura com molho giardiniera e chips de banana no pão francês)
Dani Caldeira

 

 

PF da Chef
(Curitiba)
Bolinho de siri com farofa de dendê, banana e pesto de pimenta e cachaça
Keiji Mitsunari

 

 

Izakaya Hyotan
(Curitiba)
Katsukaredon: Gohan, porco empanado e frito com molho karê
Yasmin Zippin Nasser

 

Nayme Culinária Árabe
(Curitiba)
Quibe Labanye – quibe cozido na coalhada. (Quibinhos recheados com carne, nozes, amêndoas cozidos na coalhada temperada com alho dourado na manteiga, hortelã e especiarias) e opção vegetariana do mesmo prato, com quibe de abóbora
Marcelo Apene

 

 

Gastromotiva
(Curitiba)
Cheese U-Vita Cake (Cheese cake com aproveitamento integral da uva – deliciosa massa sablé elaborada com farinha de uva u-vita, creme com suco de uva e calda de vinho, finalizada com uva thompson)
Íze Acevedo

 

Flor de Maraca Bakery House
(Curitiba)
Torta Flor de Maraca – Entremet de frutas amarelas com camadas de macron, caramelo saleé e geleia de mirtilo
Nicolle Tullio

 

NT Doces Finos
(Curitiba)
Sedução de Maçã – Maçã caramelada, com creme, lascas crocantes e crumble de avelãs
Anne Schuartz

 

Anne Schuartz
(Curitiba)
“A Torta” de Palha Italiana
Karyne Iancóski

 

Bee.O Brownie com sorbet de framboesas orgânicas

 

Muito além da comida

O Gastronomix não vai ficar só na comida. São mais atrações, com aulas especiais proporcionadas pelos chefs convidados, além de atividades culturais e recreativas para adultos e crianças. Vários músicos e bandas estarão se revezando em shows e certamente haverá sempre o que fazer para aqueles que decidirem passar o dia por lá. Inclusive levando animais de estimação, pois o espaço é pet.

A venda dos ingressos antecipados do Gastronomix está sendo feita pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Vamos nessa?

O Imaginário molecular do chef Kaká Silva.

Gastronomix 2019

Museu Oscar Niemeyer – Centro Cívico (Curitiba)

6 e 7 de abril, a partir das 11h

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]