• Carregando...
Os vinhos da Vinícola Batalha, da Campanha Gaúcha, que serão servidos no jantar harmonizado do Gianttura.
Os vinhos da Vinícola Batalha, da Campanha Gaúcha, que serão servidos no jantar harmonizado do Gianttura.| Foto: Divulgação

Inaugurado há praticamente um mês (escrevi na ocasião, confira aqui), o Gianttura Osteria e Empório agradou de pronto e tem registrado bom movimento na casa, principalmente depois da recente flexibilização para atendimento presencial – com todas as recomendações de cuidados do protocolo da Covid-19.

Pois agora os apreciadores da comida do chef Hermes Custódio poderão ter a chance de bons momentos de surpresa com aquilo que ele faz, já que nesta sexta-feira (14), ele promove o primeiro jantar harmonizado, combinando pratos de seu menu confiança com os vinhos da Vinícola Batalha, de ótimo conceito entre os novos nomes da vitivinicultura brasileira e que está situada no município de Candiota, na Campanha Gaúcha.

Região fronteiriça com o Uruguai, a Campanha é a única região vinícola brasileira entre os paralelos 30 e 50 de latitude sul, considerada a melhor região neste hemisfério.

Os vinhos são todos elaborados por Adolfo Lona, um dos mais respeitados enólogos brasileiros em atividade e os vinhedos são de solos arenosos e bem drenados. Verões quentes e secos, invernos frios e grande amplitude térmica entre dia e noite proporcionam condições ideais para a vitivinicultura de qualidade.

Todo o portfólio dos vinhos da Batalha pode ser encontrado em Curitiba na Cantinetta, o empreendimento do chef Dudu Sperandio com o sommelier Douglas Ferrari, inaugurado no segundo semestre do ano passado. Um pequeno local no centro da cidade, quem tem rótulos incríveis, tanto nacionais quanto alguns dos principais vinhos da produção internacional, de Velho e Novo Mundos. E que, de quebra, inclui um simpático local para pequenos eventos.

Os vinhos da noite

Para celebrar essa fase de alta dos vinhos brasileiros, nesse evento do Gianttura foram selecionados quatro rótulos da Batalha, que serão apresentados pelo próprio Adolfo Lona. A começar pelo espumante Batalha Brut, espumante elaborado com 100% de uvas Chardonnay, através do método tradicional (Champenoise), com a segunda fermentação na própria garrafa, por um período de 18 meses em contato com a levedura.

O segundo vinho a ser servido será um branco, também da uva Chardonnay - 2019. Elas são colhidas manualmente em parreirais conduzidos em espaldeira simples. Após cuidadosa seleção dos cachos, as uvas foram maceradas, passaram pelo processo de fermentação em tanques de aço inox. Uma parte do vinho maturou em barricas de carvalho francês de segundo uso por três meses. Esse me despertou muita curiosidade em conhecer.

Aí será a vez do primeiro tinto, o Batalha Merlot 2018, de uvas que foram colhidas manualmente em parreirais na região da Campanha Gaúcha. Após cuidadosa seleção dos cachos, as uvas foram maceradas, passaram pelo processo de fermentação e maturação em tanques de aço inox.

Para fechar a noite em taças, chegará o Ideologia 1918, um assemblage, vinho elaborado a partir de um corte de três diferentes cultivares, na qual se harmonizou a impetuosidade do Cabernet Sauvignon, a grandeza do Tannat e a elegância do Merlot, com leve passagem por barrica de carvalho francês de meia tostagem.

Chef Hermes Custódio à frente de seu restaurante, recém-inaugurado, em Curitiba. Ele será o anfitrião de Jantar Harmonizado.
Chef Hermes Custódio à frente de seu restaurante, recém-inaugurado, em Curitiba. Ele será o anfitrião de Jantar Harmonizado. | Foto: Leticia Akemi/ Gazeta do Povo

Talvez seja pista de que o Menu Confiança terá carne, sei lá, já que o nome do restaurante – como escrevi da outra vez – significa a combinação do improvável. Porque o Hermes Custódio não dá nenhuma pista do que será servido, já que é tudo na confiança, como sugere o menu. O máximo que consegui tirar dele é que serão dois canapés (iriam com o espumante, provavelmente), um prato frio, dois principais e uma sobremesa.

Mas se ele contasse não teria graça, não é verdade? O que amarra nesses menus confiança é exatamente a surpresa do que virá pela frente. E, como todos nós sabemos que o chef cozinha demais, é só ir juntando água na boca e atiçando o paladar.

O jantar, com direito a todos os pratos e todos os vinhos, custará R$ 180 por pessoa e as reservas estão sendo feitas pelos telefones (41) 98744-7557 e 99974-0087.

Gianttura – Osteria e Empório

Largo Pedro Deconto, 295 - Bigorrilho

Informações e reservas fones: (41) 98744-7557 e 99974-0087

Cantinetta

Rua Ébano Pereira, 164 salas 43 e 44 – Centro

Fone: (41) 99193-7928

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]