• Carregando...
Lagostim, bacalhau e explosão de frutas vermelhas na Páscoa do Zea Maïs
| Foto:
RB Escritório de Comunicação/Divulgação
Lombo de bacalhau ao forno com charutos de cevadinha – o prato principal do Zea Maïs, atração de Páscoa.

O bacalhau ganhou novamente espaço no cardápio de Páscoa do Zea Maïs. O que é novidade, pois embora o bacalhau esteja presente como sugestão de Semana Santa em vários restaurantes, nos dois últimos anos não constava das indicações pascoais dos chefs Celso Freire e Joy Perine. No ano passado foi tilápia e em 2010 um incrível atum com foi gras que até hoje me traz gratificantes recordações de paladar.
Na verdade, a Páscoa serve apenas de inspiração para a introdução dos novos pratos no cardápio da casa, que desde essa quinta-feira (22) estão sendo sugeridos aos clientes da casa.

Anacreon de Téos
Trouxinha de brie com nozes pecã, o regalo antes da entrada.

Antes do jantar, complementando o couvert, a chef oferece um regalo, que varia a cada dia, conforme a inspiração. Pode ser uma deliciosa e delicada Trouxinha de brie com noz pecã, por exemplo.

RB Escritório de Comunicação/Divulgação
Coquetel de lagostim, a charmosa entrada.

Para a entrada, uma revisitação ao um velho tema. O Coquetel de lagostim mantém a tradição da combinação do crustáceo cozido com o molho golf (com pequena variação de sabor), utilizando o lagostim em vez do titular camarão. Ficou muito interessante, a começar pela apresentação, pois a peça de lagostim que serve de decoração vem espetada em um palito. Ao puxá-lo, retira-se a cabeça do bichinho, que estará pronto para se comer.

O prato principal é um Lombo de bacalhau ao forno com charutos de cevadinha. Uma inusitada combinação luso-árabe, digamos assim. O bacalhau ao forno vem sobre o molho de tomates, acompanhado de deliciosas cebolas caramelizadas. E não é quem se surpreenda com a participação especial dos charutos de folha de parreira recheados com cevadinha. Mas no todo há a interação de sabores.

RB Escritório de Comunicação/Divulgação
Petit gâteau branco e preto com esfera de frutas vermelhas – uma experiência na cozinha molecular.

Na sobremesa, outra bela surpresa em mais uma incursão pela cozinha molecular. Depois dos medalhões de pato do Natal passado, agora a experiência vem na área dos doces, com a cumplicidade de Karen Takizawa, a chef pâtissière da casa. Uma esfera de frutas vermelhas vem sobre um sorbet de limão com gengibre como complemento de dois petit gateaux. O nome oficial é Petit gâteau branco e preto com esfera de frutas vermelhas. Os bolinhos franceses são muito bons, mas a sensação daquela esfera explodindo na boca e liberando todo o sabor das frutas vermelhas é o auge, nem tem como explicar. Só experimentando.

Restaurante Zea Maïs
Rua Barão do Rio Branco, 354 – Centro
Fone: (41) 3232-3988

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]