• Carregando...
Mesa mais leve, depois da comilança do Natal
| Foto:
Anacreon de Téos
Fettuccine ao molho de salmão e alho-poró – uma saborosa combinação de peixe e massa para sair dos cardápios de carne do fim do ano.

Tudo bem, cada um, cada um – como diria alguém. E vice-versa – como completaria o outro. Mas que no dia seguinte ao banquete da véspera de Natal o paladar cobra outros sabores, isso não há dúvida.

Na noite da festa o que predomina é a carne. Desde o peru tradicional, passando pelo cordeiro, o lombo ou o pernil de porco e mais algumas variações. Tem gente que, por tradição, junta tudo no dia seguinte e faz a “refeição das sobras”. Isso sempre me passou uma sensação de déjà vu, de falta de imaginação, talvez até na explicação de quem pretenda dar uma relaxada no dia seguinte a tanto agito de festa sem precisar pensar em fazer nada de novo.

Explica, mas não justifica. Mas fica no registro do corpo aquela sensação de comida pesada, de difícil digestão. Tem gente que não liga muito para isso, parte de uma churrascada para outra sem a menor cerimônia. Nem mesmo com esse calor absurdo que está fazendo por aqui, verão como não me lembro de ter vivido em Curitiba.

O cardápio de nosso pós-Natal vale para qualquer dia de agora. Principalmente porque a temperatura elevada não nos dá muito ânimo, mesmo para quem já está de férias e dispõe de todo o tempo do mundo para cozinhar. Pratos rápidos e ao mesmo tempo saborosos são, portanto, uma boa dica.

De entrada, um ceviche, tão na moda em nossos restaurantes. Peixe cru marinado em limão e alguns temperos e acompanhamentos. Não é um ceviche com todos os seus atrativos, como os melhores peruanos (com leche de tigre outros itens essenciais). Mas dá para considerar um, digamos, ceviche básico. Pelo menos seguindo os mesmos princípios e o basal deles é o de “cozinhar” a carne do peixe na acidez do limão.

Geladinho, refrescante para começar a refeição.

O prato principal poderia ser qualquer outra variação de peixe, mas como alguém se lembrou de uma receita bem antiga por aqui, combinando massa e salmão, esta foi a escolhida. Este prato funciona sempre como uma peça de resistência quando a imaginação anda preguiçosa. Como é muito saboroso e descomplicado, volta e meia aparece em nossa mesa: Fettucine ao molho de salmão e alho-poró. Mas também dá certo com spaghetti, talharim ou qualquer outra massa longa. Seja com qual for, é prato pra se fazer em menos de meia hora.

Para sobremesa, amoras com sorvete. A oferta de amoras é boa nos mercados e para dar uma flambadinha é bem fácil. Daí é só combinar com o sorvete e servir. O nosso foi um sorvete de gengibre, que havíamos feitos tempos atrás. Muito simples, apenas deixando amolecer um pouco um sorvete de creme e misturando um pouco de gengibre em pó suficiente para dar um gostinho. Freezer de volta e está pronto.

E aí está, portanto, uma refeição completa e rápida que tem tudo a ver com os dias de hoje. Quer arriscar? Vamos às receitas.

=-=-=-=-=-=

Anacreon de Téos
Ceviche de robalo – uma entrada fresquinha para os dias de verão.

Ceviche de robalo

Ingredientes

400 g de filé de robalo sem pele
1 pimentão amarelo
1 cebola roxa grande
2 tomates médios
Suco de três limões taiti
gotas de tabasco
um fio de azeite
salsa, coentro e cebolinha (o quanto baste)

Preparo

Corte o peixe, o pimentão, os tomates e a cebola em julienne (tirinhas finas) e misture tudo.
Pique as ervas finamente. Vinte e cinco minutos antes de servir, agregue o suco de limão, o tabasco, o azeite e as ervas à mistura de peixe.
Passado o tempo, sirva como entrada.

Rendimento: 8 porções.

=-=-=-=-=-=

Fettuccine com salmão e alho-poró

Ingredientes

300g de filé de salmão cortado em cubos
500g de fettuccine
1 talo de alho-poró cortado em rodelas
50g de queijo parmesão
50 ml de vinho branco seco
200g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Preparo

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Recomenda-se utilizar uma panela de 5 litros, levando a água a ferver. Assim que atingir o ponto de fervura despeje uma colher de sal, faça retomar a fervura e em seguida ponha a massa, obedecendo o tempo de cozimento recomendado.
Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira e refogue os cubos de salmão junto com as rodelas de alho-poró por uns 7 minutos. Adicione o vinho branco e deixe evaporar 5 minutos, em fogo baixo.
Junte o creme de leite e o parmesão e deixe reduzir.
Escorra a massa cozida e junte o molho.

Rendimento: 4 porções

=-=-=-=-=

Anacreon de Téos
Amoras flambadas com sorvete de gengibre – a sobremesa refrescante para fechar a refeição.

Amoras flambadas

Ingredientes

400 ml de licor de cassis
400 g de amoras
2 colheres (sopa) de açúcar
sorvete de creme a gosto

Modo de preparo:

Coloque o licor em uma frigideira e flambe.
Junte as amoras e deixe ferver em fogo baixo por 5 min. Junte o açúcar e mexa suavemente.
Jogue por cima do sorvete de creme.

Rendimento: 2 porções.

=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]