• Carregando...
Papardelle tradizionale, com iscas de mignon, um dos pratos favoritos dos clientes do La Pasta Gialla.
Papardelle tradizionale, com iscas de mignon, um dos pratos favoritos dos clientes do La Pasta Gialla.| Foto: Divulgação

O vai e vem e a falta de critério nas decisões de nossos governantes (administrando pandemia com inspirações eleitorais) tem causado sérios danos aos proprietários de lanchonetes e restaurantes dos vários shoppings de Curitiba.

Primeiro não podia abrir, depois podia com algumas restrições, depois não podia de novo, só funcionar para delivery, depois nem delivery nem nada, depois podia de novo o delivery, depois abriu de novo, fechando apenas nos fins de semana... e nunca se sabe o que será decidido amanhã ou depois.

Por conta dessa instabilidade de determinações alguns restaurantes de shoppings passaram a buscar vias alternativas para não serem obrigados a conviver com o prejuízo ou até mesmo não correrem o risco de fecharem definitivamente. E as soluções foram chegando, aos poucos.

O restaurante La Pasta Gialla, por exemplo, a franquia do chef Sergio Arno que é referência certa da boa cozinha italiana, tem duas unidades estabelecidas em Curitiba, ambas em shoppings. E sofreu muito com o pulso indefinido dos nossos administradores.

Pois agora o La Pasta Gialla tem um terceiro ponto, um restaurante de rua, voltando ao início de sua trajetória em Curitiba. E, coincidentemente, abriu a nova casa a uma quadra de onde funcionou pela primeira vez, ali no Bigorrilho.

O empresário Sergio Fisbein, o franqueado dos dois locais, conseguiu alugar o imóvel onde, até meses atrás, funcionava o restaurante C La Vie, do Grupo Vino!. Alugou com tudo o que havia dentro, incluindo mobiliário, panelas, louças e todos os utensílios de cozinha.

A fachada no La Pasta Gialla Pop Up, aberto há dez dias no Bigorrilho.
A fachada no La Pasta Gialla Pop Up, aberto há dez dias no Bigorrilho. | Foto: Divulgação

Pop Up

A nova casa se chama La Pasta Gialla Pop Up, seguindo uma tendência que começou a se espalhar a partir da década passada, permitindo o funcionamento de estabelecimentos por prazos determinados. Como é o caso de agora, com um aluguel assinado por um período pequeno (renovável, pelo que parece), apenas para permitir a reaproximação dos clientes com o cardápio tradicional da linha Sergio Arno.

Aliás, um enorme painel com a foto do chef na fachada do restaurante é quem alerta os interessados sobre os novos inquilinos do local. Fisbein promoveu poucas mudanças no lay out interno, mas fez questão de incluir a cor amarela em painéis e paredes, para personalizar a casa. Afinal, “giallo”, em italiano, significa amarelo.

A entrada do restaurante e os tons amarelos.
A entrada do restaurante e os tons amarelos. | Foto: Anacreon de Téos

Mesmo assim, no todo, é impossível não se remeter ao C La Vie e até mesmo ao Edvino, o primeiro a funcionar no local e que deixou como assinatura a parede toda de achas de lenha em um dos salões. São quatro ambientes, ao todo. Um salão na entrada, mais apropriado para uns drinques, mas que também pode servir refeições. Em seguida, outro salão com um espaço para a rotisseria, que sempre é uma característica da casa. Ali é possível encontrar tudo para se fazer belos pratos em casa: pães, massas, biscoitos, molhos, antepastos, frios, salgados, sobremesas, manteigas e massas secas. Além desses, todos produzidos pela marca La Pasta Gialla, foi firmada uma parceria com a Paganini, para exposição e venda de seus produtos no local.

A rotisseria tem à venda todos os produtos da linha Pasta Gialla.
A rotisseria tem à venda todos os produtos da linha Pasta Gialla. | Foto: Anacreon de Téos
Todos os produtos da linha Paganini estão à venda na rotisseria.
Todos os produtos da linha Paganini estão à venda na rotisseria. | Foto: Anacreon de Téos
Molhos, focaccias, massas frescas, sobremesas...
Molhos, focaccias, massas frescas, sobremesas... | Foto: Anacreon de Téos

O quarto espaço é a área externa, que sempre foi um charme do imóvel. Com uma cobertura retrátil, permite funcionar a céu aberto nos dias de tempo bom, fechando em noites mais frias ou de tempo chuvoso.

Em todos esses espaços é servido o cardápio clássico da rede. Incluindo, é claro, todos os campeões de pedidos, como o Tagliatelle con gamberi e vodka (massa estreita, com molho de alho-poró e camarões flambados com vodca), o Papardelle tradizionale (massa larga, com iscas de filet mignon, ao molho emmental), o Ravioli di brie (massa recheada com queijo brie, pera ao azeite trufado, mel e nozes) ou o Polpettone ripieno di mozzarella (almôndega recheada com muçarela gratinada ao parmesão e tagliolini na manteiga e sálvia), entre outros favoritos.

Croquetes de abóbora, bruschettas de presunto cru e de tomates... algumas das entradas favoritas servidas na casa.
Croquetes de abóbora, bruschettas de presunto cru e de tomates... algumas das entradas favoritas servidas na casa. | Foto: Divulgação

As entradas passam por todas as bruschettas, saladas e também pelo delicioso Crocchette di zucca (croquetes de abóbora com um molho à base de queijo grana padano, com creme de leite manteiga e sálvia). Entre as sobremesas, brownie, crepe e os indispensáveis Tiramisù e Semifreddo.

O Restaurante La Pasta Gialla Pop Up está funcionando de segunda sábado, das 12h às 22h, com atendimento no salão, delivery, take away e drive-thru, o mesmo valendo para a Rosticceria Sergio Arno. Está seguindo todas as normas para que o cliente tenha toda a segurança e conforto. Há uma máquina de álcool em gel automática na entrada e todas as mesas estão espaçadas entre si.

Semifreddo, sobremesa clássica.
Semifreddo, sobremesa clássica.| Foto: Divulgação

Mas as duas unidades de shopping continuam funcionando, com todas as restrições impostas para os estabelecimentos ali localizados.

La Pasta Gialla Pop Up

Alameda Presidente Taunay, 533 - Bigorrilho

Fone: (41) 99512-0187

=-=-=-=

Ah, sim, merece um registro. E o C La Vie fechou? Não, necessariamente.

Por conta da queda de movimento, resultante do isolamento social determinado para esse período de pandemia, o restaurante deixou apenas de funcionar para atendimento presencial. Mas continua atendendo pedidos para delivery, a exemplo do Olivença, do mesmo grupo.

Ambos estão ocupando a cozinha do restaurante Terra Madre, que está aberto para atendimento no salão. Enquanto perdurar essa instabilidade toda, permanecerão assim. Quando a situação melhorar (sabe-se lá quando), poderão voltar a funcionar para atendimento normal.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]