• Carregando...
O cordeiro que chora. Da receita clássica francesa Le gigot qui pleure. (Fotos/ Anacreon de Téos)
O cordeiro que chora. Da receita clássica francesa Le gigot qui pleure. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

Desta vez o Coronavírus freiou a euforia do bacalhau e dos pescados. Sempre fico impressionado com a fila que se forma em cada estabelecimento que vende esses produtos em dias de restrição de Semana Santa. É como se o mundo decidisse de uma vez por todas que está a fim de comer peixes e frutos do mar, como se não houvesse nada mais pela frente. Ou seja: vamos comer peixe pelo menos agora, pois no resto do ano é bem difícil.

Logo eu, apreciador de pescados que sou e que tenho nos pescados a base de minha alimentação… Mas que soa estranho, soa. Tão estranho quanto a proposta de um prato no bacalhau no domingo de Páscoa. Nada a ver – e já escrevi sobre isso tempos atrás, quando ofereci uma saborosa receita de Bacalhau Espiritual para a Sexta-feira Santa, aí sim o dia do bacalhau (confira aqui).

Pois agora que está chegando a data, vamos, então, nos preparar para um belo e delicioso prato com cordeiro. Receitas há várias, nenhuma delas com grandes exigências, mas apenas com a necessidade de comprar a carne pelo menos um dia antes, para poder melhor adequar os temperos.

A peça a escolher pode ser de acordo com a preferência. Pernil, paleta, costela, carré, lombo, mignon, qual apetecer mais, conforme a vontade e o desejo de cada um. E também o açougue favorito, já que boa parte deles está com ativo serviço de deliver ou take away. Por isso, seleciono aqui algumas das receitas já publicadas anteriormente no blog, para permitir a melhor escolha a cada um.

Daí é só fazer e passar um dia feliz no domingo de Páscoa.

Vamos lá?

Carré de cordeiro com feijão branco mediterrâneo e alho caramelizado

Carré de cordeiro com feijão branco mediterrâneo e alho caramelizado.
Carré de cordeiro com feijão branco mediterrâneo e alho caramelizado.| Foto: Anacreon de Téos

Com base em receita original do chef Emmanuel Bassoleil, do Skye (SP)

Ingredientes:

4 unidades de 400g de carrés de cordeiro limpos

300g de feijão branco

100g de bacon em cubos

100g de cebola picada

1 colher de sopa de alho picado

200g de linguiça de cordeiro em pedaços (“Merguez”)

2l de caldo de cordeiro

4 tomates em cubos sem pele e sem sementes

8 tomatinhos cereja

6 folhas de sálvia

2 folhas de louro

1 ramo de tomilho

Preparo

Coloque o feijão de molho por duas horas (no mínimo, ideal é de um dia para o outro). Escorra e reserve. Em uma panela, refogue o bacon com um fio de azeite. Em seguida, acrescente a cebola e o alho e refogue mais um pouco.

Acrescente o feijão, o caldo de cordeiro e as ervas (louro, sálvia, tomilho). Deixe cozinhar em fogo médio por 25 minutos. Adicione a lingüiça de cordeiro e deixe cozinhar por mais 10 minutos. A seguir, adicione os tomates em cubos, os tomatinhos cereja e as azeitonas. Corrija o tempero com sal e pimenta. Reserve.

Em uma frigideira, sele com um fio de azeite os carrés já temperados com sal e pimenta-do-reino.

Coloque os carrés em uma assadeira e regue-os com azeite. Asse em forno (preaquecido a 180ºC) por apenas 5 minutos, para que fiquem mal passados.

Montagem

Divida o feijão branco mediterrâneo em quatro pratos grandes, acrescente um carré de cordeiro malpassado em cada. Complete o alho caramelizado.

Rendimento: 4 porções

Alho caramelizado

Ingredientes

20 dentes de alho roxo

100g de açúcar

150 ml de vinagre branco

150 ml de água morna

1 pitada de sal

Preparo

Leve o açúcar ao fogo até formar um caramelo. Quando o caramelo estiver com uma cor dourada, acrescente o vinagre e a água. Deixe ferver até o caramelo se dissolver por completo. Abaixe o fogo. Junte os dentes de alho e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos.

Carré de cordeiro na mostarda em crosta de alho e salsinha

Carré de cordeiro na mostarda em crosta de alho e salsinha.
Carré de cordeiro na mostarda em crosta de alho e salsinha. | Foto: Anacreon de Téos

Ingredientes

2 carrés de cordeiro, de 500g cada um

Óleo de girassol

Mostarda forte

Salsinha

Alho

Tomilho

Farinha de rosca (ou miolo de pão triturado)

Caldo de carne

Sal

Pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

Faça uma persillade, misturando salsa e alho picados com a farinha de rosca até tornar-se uma farofa consistente. Junte algumas folhas de tomilho.

Peça para o açougueiro retirar a carne entre os ossos do carneiro. Ponha as peças em uma assadeira, cubra os ossos com papel-alumínio, pincele com o óleo e tempere com sal e pimenta.

Aqueça o forno a 200º e aqueça os carrés por cerca de uns 10 minutos. Enquanto isso dissolva ligeiramente a mostarda em um pouco de água, para deixá-la menos pastosa.

Retire a carne do forno e pincele-a em todas as faces com a mostarda. Faça aderir a persillade sobre a mostarda, formando uma capa sobre cada carré. Leve novamente ao forno por 15 minutos ou até dourar, mantendo o interior mal passado (se quiser mais ao ponto, deixe por mais tempo).

Retire o papel-alumínio dos ossos, separe as costeletas e reserve. Deglace o fundo da forma com o caldo de carne e sirva o carré em seguida, com o molho deglaçado.

Rendimento: 4 porções.

Costela de cordeiro ao baixo forno

Costela de cordeiro ao baixo forno.
Costela de cordeiro ao baixo forno. | Foto: Anacreon de Téos

Tempere a costela de cordeiro com sal e junte um vinha d’alhos com cebola picada, alho picado, alho-poró picado, alecrim, tomilho e azeite de oliva. Massageie bem a carne, ponha numa forma e envolva com papel-alumínio, deixando na geladeira por uma ou duas horas.

Aqueça o forno a 150ºC, faça um caldo de legumes e despeje o correspondente a um dedo, no fundo da forma. Cubra a costela novamente com papel-alumínio e ponha para assar, por duas horas e meia.

Passado esse tempo, aumente a temperatura do forno para 180ºC, retire o papel-alumínio e deixe por mais meia hora, para dourar.

Rendimento: 4 porções.

Canela de cordeiro ao vinho tinto, com ervas e frutas secas

Canela de cordeiro ao vinho tinto, com ervas e frutas secas.
Canela de cordeiro ao vinho tinto, com ervas e frutas secas.| Foto: Anacreon de Téos

Ingredientes

½ xícara de farinha de trigo

6 canelas de cordeiro (stinco)

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 cenouras, finamente picadas

1 cebola, finamente picada

1 talo de salsão, finamente picado

3 colheres (sopa) de manjericão picado

2 colheres (sopa) de tomilho picado

4 dentes de alho picados

2 xícaras de caldo de galinha

2 xícaras de vinho tinto

250 g de ameixas pretas sem sementes, picadas

200 g de purê de tomate

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

Preparo

Preaqueça o forno a 180º.C. Ponha a farinha em uma tigela rasa e passe a carne por elas, recobrindo em todos os pontos. Tempere com sal e pimenta.

Em uma grande panela de ferro sobre fogo médio-alto aqueça 2 colheres de azeite. Junte três peças de carneiro e depois as outras três e doure cada uma de todos os lados, por cerca de 8 minutos. Transfira as peças para uma assadeira.

Reduza a chama para fogo médio e despeje as duas colheres restantes de azeite na panela. Adicione a cenoura, a cebola, o salsão, o manjericão e o tomilho e refogue, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais estejam tenros – de 6 a 8 minutos. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 minuto.

Misture o caldo de galinha, o vinho, as ameixas, o purê e o extrato de tomate com o refogado da panela. Cozinhe em fogo baixo com alguns minutos de fervura e despeje, a seguir, sobre a carne na assadeira. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 2 horas, até que a carne esteja bem macia, começando a soltar do osso.

Transfira o cordeiro para um prato de servir e cubra-o com o papel-alumínio. Remova a gordura da superfície do molho que se formou na forma. Ponha o molho em uma panela e leve ao fogo médio para reduzir até a metade – cerca de 20 minutos. Verifique e corrija o tempero e despeje o molho sobre a carne.

Sirva acompanhado de couscous com ervas, que pode ser feito seguindo as instruções da embalagem (1 ½ xícara), adicionando 1 colher (sopa) de hortelã fresca picada, 2 colheres (sopa) de salsinha picada e misturando bem com um garfo.

Rendimento: 6 porções.

O cordeiro que chora

O cordeiro que chora (Le gigot qui pleure).
O cordeiro que chora (Le gigot qui pleure).| Foto: Anacreon de Téos

(Le gigot qui pleure)

Ingredientes

1 pernil de cordeiro de 1,5k

1k de batatas cortadas em rodelas

4 dentes de alho descascados

100g de manteiga

1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 200 ml de água morna

5 ramos de tomilho

azeite para untar

sal e pimenta do reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

Esfregue a superfície de um refratário com um dente de alho, unte ligeiramente com azeite e espalhe as rodelas de batata. Salgue ligeiramente tempere com um pouco da pimenta do reino. Espalhe algumas folhas de tomilho em cima e cubra com o caldo já pronto.

Ponha o refratário na base do forno frio e acenda com regulagem de 180º.

Faça perfurações na carne com uma faca pontiaguda e insira metades dos dentes de alho em cada uma delas. Derrame um pouco de azeite em cima, tempere com sal e pimenta e ponha o pernil sobre a grelha do forno.

Corte a manteiga em pedaços pequenos e distribua-os sobre a carne.

Assim que a temperatura chegar a 180º recoloque a grelha no forno, exatamente em cima da forma com as batatas. Calcule cerca de 45 minutos de cozimento (para o pernil de 1,5k).

Retire o refratário do forno, deite o pernil sobre as batatas e sirva imediatamente.

Rendimento: 6 porções.

Pernil de cordeiro à provençal

Pernil de cordeiro à provençal.
Pernil de cordeiro à provençal.| Foto: Anacreon de Téos

Receita original de István Wessel

Ingredientes

1 pernil de cordeiro de 2,5 kg

½ xícara de mostarda de Dijon

3 colheres de sopa de alho picado

1 colher (sopa) de alecrim fresco picado

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 kg de tomates maduros, sem sementes e picado

1 cebola amarela picada

½ xícara de azeite de oliva extra virgem

½ xícara de mel (dividido)

4 galhos de tomilho fresco

2 galhos de alecrim fresco

Sal grosso e pimenta do reino em grão moída na hora

Preparo

Aqueça o forno a 200º C.

Coloque o pernil em uma assadeira grande.

Coloque em um vidro de conserva com tampa a mostarda, 1 colher (sopa) de alho, alecrim picado, balsâmico, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (café) de pimenta do reino. Tampe e chacoalhe bem para homogeneizar. Espalhe sobre o pernil.

Coloque em uma tigela e misture bem os tomates, azeite, ¼ de xícara de mel, cebola, 2 colheres (sopa) de alho, 2 colheres (chá) de sal e 2 colheres (café) de pimenta.

Espete os galhinhos de tomilho e alecrim em volta do pernil, coloque a mistura de tomate e o restante do mel por cima.

Asse no forno já quente por 25 minutos. Abaixe para 170º C. Asse por mais 1 hora e meia. Coloque sobre uma travessa de madeira para cortar, tire os talinhos dos temperos, cubra com folha de alumínio e deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso retorne a assadeira ao forno para que não esfrie.

Corte a carne em fatias, moa mais um pouco de sal e de pimenta por cima e regue com o molho de tomate.

Rendimento: 8 porções.

É isso. Escolha a receita que mais atrai, vá às compras - ou faça as compras virem até você - e tenha um domingo de Páscoa muito saboroso.

Bom apetite!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]