• Carregando...
Pizzas na passarela e a Baggio tem nova estrela para o cardápio
| Foto:
Anacreon de Téos
Prima di Parma, com muçarela, parmesão, presunto Parma e molho pesto, foi a vencedora do concurso de pizzas entre clientes da Baggio.

Corpo de jurados mais que atento, o salão todo à frente e lá vinha ela, desfilando, se exibindo, para tentar sensibilizar os presentes e vencer o concurso. Eram, ao todo, dez candidatas – mais uma que chegou como hors concours e quase roubou a cena. E assim, juntando praticamente todos os representantes da família Baggio envolvidos com a rede de pizzarias que leva o nome da família – a Baggio Pizzeria e Focacceria -, mais alguns convidados entre franqueados e jornalistas, foi escolhida a melhor pizza dentre as propostas pelos clientes para fazer parte do conceituado cardápio da casa.

Foi no fim de semana e o resultado oficial saiu somente hoje, premiando o estudante Lauro Braga de Melo Filho, que concebeu a pizza Prima di Parma, apresentando uma interessante combinação de quatro itens basicamente italianos, como o a muçarela (como é difícil escrever assim, que é a forma correta), o parmesão, o molho pesto e o presunto de Parma.

Anacreon de Téos
Pizza La Bella Italia, visual para lembrar as cores da bandeira italiana.

O nome da pizza tem a ver com o propósito do concurso, que celebrava a comemoração do “Ano da Itália no Brasil”. A competição teria de escolher, então, a receita que melhor homenageasse o país das massas, fosse através dos ingredientes, do sabor, da aparência ou qualquer aspecto que fizesse alusão. Tanto que um dos jurados era Salvatore Di Venezia (Cônsul Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina).
Os critérios a serem analisados eram três: apresentação, sabor e relação com a Itália. Uma das mais criativas foi a denominada La Bella Italia, a única a vir com recomendação na montagem da pizza: por fora, abobrinha grelhada, seguida de queijo polenga e tomates, formando as cores da bandeira italiana, especialmente a partir das fatias cortadas.

Entre os nomes, Bella Ragazza, Preferiti, Capri e Squadra Azurra (que não entendi muito bem, tinha camarões), que tentavam sensibilizar os jurados já a partir de sua denominação. Mas a melhor mesmo dentro as concorrentes, concordo, foi a Prima di Parma, com sabores bem equilibrados entre os ingredientes oriundi. Destaques também para a Caponata e funghi e a De calabresa com requeijão (com algumas rodelas de alho-poró) e a Preferiti (queijo gorgonzola, presunto e lascas de amêndoas), que, com alguns ajustes, bem que poderiam também se enquadrar ao cardápio da rede Baggio.

Mas a pizza que gerou muitos “hums” de satisfação não estava no concurso e foi servida somente depois de o júri ter entregado as notas. Era uma pizza com base de gorgonzola e presunto e lascas de pera, que davam um interessante contraste de sabor como resultado final. Segundo os proprietários da Baggio (e todos gostaram) ela só não entrou na relação final por inserir um ingrediente novo, a pera, não constante do rol dos já existentes nos depósitos – o que implicaria em mais espaço e logística para incluir o novo produto. Uma pena, estava deliciosa. Parabéns ao autor, seja ele lá quem for.

A pizza Prima di Parma em breve estará no cardápio da Baggio. E o vencedor já começa a programar a viagem para a Itália, o prêmio por sua criatividade.

Baggio Pizzeria & Focacceria
Água Verde – (41) 3244-7218
Champagnat – (41) 3339-6262
Jardim das Américas – (41) 3266-7272
Juvevê – (41) 3353-7171
São José – (41) 3058-2828
Joinville – (47) 3026-4242
Blumenau – (47) 3037-6262

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Anacreon de Téos
Pizza de pera, com gorgonzola e presunto, a penetra que quase roubou a cena da festa.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]