• Carregando...
Como será a fachada do novo Aizu, em projeto da arquiteta Vanessa Azuma.
Como será a fachada do novo Aizu, em projeto da arquiteta Vanessa Azuma.| Foto: Reprodução

Referência da gastronomia japonesa em Curitiba desde sua fundação, há cinco anos, o restaurante Aizu estará em breve em novo endereço.

O novo imóvel está localizado no alto da Alameda Carlos de Carvalho, no Bigorrilho e a obra de reforma já começou, com ideia de entrega para funcionamento entre a segunda metade de julho ou até agosto (tudo dependendo das bandeiras e dos decretos de nossos governantes).

O Aizu Japanese Cuisine se transfere para uma estrutura mais versátil, localizada numa região nobre da cidade e mais próxima ao eixo gastronômico. Mais detalhes do projeto ainda não foram revelados, mas a casa continuará com seu ambiente intimista – com a mesma capacidade de público, 40 pessoas -, embora o novo imóvel seja bem maior. Só que o projeto assinado pela arquiteta Vanessa Azuma pretende explorar e dividir bem os espaços, tanto destinados ao salão quanto às salas reservadas, com as que já existem no local atual.

Mas, enquanto a transferência não ocorre, o Aizu segue atendendo na casa já conhecida, no São Francisco, com serviço de salão irrepreensível e também delivery.

Marcos Furtado, o sushiman do Aizu, com o bluefin, dos mais nobres dentre os tipos de atum.
Marcos Furtado, o sushiman do Aizu, com o bluefin, dos mais nobres dentre os tipos de atum. | Foto: Marcelo Krelling

Sabores e ingredientes diferenciados

A casa continuará mantendo ingredientes que estão entre seus diferenciais. Entre eles, destaque para o atum bluefin, peixe que vem das águas do Mediterrâneo, na Espanha. Esta é a mais cobiçada das espécies de atum, devido à sua carne de textura macia e amanteigada. Em nome da preservação da espécie, o Aizu utiliza o atum criado em fazendas marinhas no litoral espanhol.

O polvo de tamanho privilegiado, proveniente da Espanha e Portugal, é outro toque ibérico presente no cardápio.

Mas tem mais importações. As vieiras canadenses, de bom tamanho e sabor marcante, a centolla (o caranguejo gigante das águas chilenas) e a merluza negra, peixe considerado o bacalhau da profundidade das águas geladas da Patagônia, também estão entre os destaques nos ingredientes. Do Japão, por sua vez, vem a unagui, enguia de água doce, deliciosa.

Iguarias brasileiras também têm seu lugar, como o uni (ouriço do mar que vem do litoral de Santa Catarina) e as ostras de Florianópolis. A grande variedade de peixes, por sua vez, é representada com robalos, pargos, linguados, namorados, olhetes, serras, buris, carapaus e sardinhas.

E, só como curiosidade e referência, vale citar ainda que o arroz utilizado nos sushis é o Temaki Gold, produzido na Califórnia, o favorito dos principais restaurantes especializados do mundo.

Os sashimis feitos com o polvo espanhol importado pelo Aizu.
Os sashimis feitos com o polvo espanhol importado pelo Aizu.| Foto: Marcelo Krelling

Salão e delivery

Seguindo todas as recomendações preventivas para a Covid-19, o Aizu está atendendo conforme as normas do mais novo decreto da prefeitura de Curitiba – e sempre sujeito às modificações anunciadas. No salão, de momento, trabalha de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h. Já o delivery funciona de segunda a sábado, na mesma faixa de horário.

O delivery é realizado exclusivamente pelo aplicativo próprio do restaurante. Ele está disponível para iOS e Android e pode ser baixando no seguinte link: https://lnk.bio/Ol8Y.

Para o salão, a casa recomenda reservas antecipadas, que podem ser feitas pelo telefone (3043-0420) ou WhatsApp (41- 99960-8887).

Sushis do Aizu Japanese Cuisine.
Sushis do Aizu Japanese Cuisine. | Foto: Marcelo Krelling

Aizu Japanese Cuisine

Rua Senador Xavier da Silva, 19 - São Francisco

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]