• Carregando...
Roberto, o Sangiovese da Villaggio Bassetti que foi lançado e está quase esgotado
| Foto:

Roberto, o primeiro Sangiovese da Villaggio Bassetti. (Foto/ Divulgação)

Não escondo minha admiração pelos vinhos da Villaggio Bassetti. Desde que os conheci, em noite de harmonização no Mukeka, no início do ano passado, tenho tido agradáveis momentos com a produção que esta família paranaense nos traz lá da serra catarinense.

Pois agora está chegando um novo vinho, com uma uva não muito comum aqui pelas plagas brasileiras, a Sangiovese.

É a mais cultivada entre os italianos, especialmente na região da Toscana, e base de alguns dos mais expressivos rótulos daquele país, como responsável pelos vinhos Chianti, Chianti Riserva, Chianti Classico, Brunello di Montalcino e outros supertoscanos. No Brasil, lembro-me, com prazer, de um registro do Michelli, da Villa Francioni, da mesma serra, mas aí com inserções de outras uvas, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Pois a uva tinta Sangiovese foi justamente a escolhida pela Villaggio Bassetti para dar origem ao seu novo rótulo, Roberto, lançado dias atrás entre nós. E que dá sequência à homenagem a alguns familiares dos produtores. Pelo que me lembro, a primeira referência foi o branco Donna Enny, um Sauvignon Blanc lançado como homenagem a avó dos Bassetti, neta de italianos e filha de um produtor de vinhos.

O nome Roberto é uma homenagem ao filho do proprietário dos vinhedos de Sangiovese e Pinot Noir, Luiz Fernando Carvalho, que já havia homenageado a filha com o Pinot Noir que resultou no vinho Ana Cristina (safra 2014). Ambos os vinhos foram eleitos como o melhor do Brasil pelo Guia Adega de Vinhos Brasileiros 2016-2017.

De coloração vermelha densa, o Roberto apresenta harmonia entre estrutura e fruta madura. Deve ser servido em temperatura de 16º C e harmoniza bem com massas e carnes com molhos de média cremosidade. Seu tempo de permanência em barricas de carvalho francês foi de 22 meses e a graduação alcoólica é de 13%. A safra é de 2013 e rendeu 300 garrafas.

A bela foto do rótulo do vinho foi produzida pelo consagrado fotógrafo paranaense Manoel Guimarães, na sede da vinícola, em São Joaquim (SC).

Os vinhos da Villaggio Bassetti costumeiramente podem ser adquiridos pelo site www.villaggiobassetti.com.br, mas como a produção do Roberto era pequena, esse, em especial já se esgotou, tamanha foi a procura devido às boas recomendações. A safra de 2014 vai começar a ser vendida em fevereiro de 2017 e aí o atalho para compras estará novamente no site. Mas ainda há exemplares dessa primeira safra à venda. Estão em Curitiba, na Adega Boulevard, a R$ 119 a garrafa. Mas não se sabe por quanto tempo.

= -=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Salvar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]