• Carregando...
O belo espaço da Salumeria Monte Bello recebe mais um almoço de raiz neste fim de semana.
O belo espaço da Salumeria Monte Bello recebe mais um almoço de raiz neste fim de semana. | Foto:

Ângelo Ferrarini e Lai Pereira estarão juntos neste sábado, na Salumeria Monte Bello.

O lugar é lindo, sedutor. O astral está sempre em alta, pelo que proporciona o cenário de Mata Atlântica a cercar a bela propriedade. E a comida é muito boa. Quem vai, sempre quer voltar. E volta. Eu volto sempre que possível e cada vez me encanto mais pelo bem-estar que nos proporciona.

Até sou meio suspeito para falar da Salumeria Monte Bello, pois acompanho o empreendimento praticamente desde sua fundação, logo na virada do século – justamente quando esse blogueiro começou a ganhar espaço para escrever sobre gastronomia e um dia escreveu sobre a delícia de uma pancetta feita aqui, do ladinho de Curitiba.

Dos poucos embutidos e curados que naquela época Airton Empinotti começou a produzir a Salumeria cresceu e abriu novos espaços, especialmente após a vinda do filho dele, Marcelo, até então chef de cozinha lá na Itália, para, junto com a esposa, Lai Pereira, dar novos rumos à produção e ao foco.

Foi nesse embalo que vieram os almoços especiais, sempre no segundo sábado de cada mês. A ideia foi lançada em 2017 (claro que registrei, confira aqui) e dali em diante só cresceu, juntando, a cada segundo sábado do mês, sempre um cozinheiro convidado ao chef anfitrião. E a evolução permitiu a maior ligação do vínculo com as coisas da terra, do entorno. A Serra da Graciosa, onde a propriedade se encontra, passou a ser o centro da inspiração, com valorização dos produtos locais, do terroir.

Sim, pois uma das características desses eventos é justamente valorizar a produção da própria Monte Bello, que propõe uma mesa com seus saborosos frios para servir de entrada, enquanto o chef convidado prepara o prato principal e os complementos. Nada mais razoável, portanto, que também os demais itens da refeição saiam dali mesmo, da redondeza da serra – já tivemos até cerveja de Morretes e vinho de Quatro Barras, em jornadas anteriores. No mês passado o Bom Gourmet deu um bom destaque ao evento.

O bufê de antepastos com produtos Monte Bello.

E dessa vez não será diferente. Pelo contrário, será ainda mais raiz. Acontece neste sábado (11) o próximo Menu do Território Graciosa, com a participação de um cozinheiro das redondezas. Ângelo Ferrarini é nascido e crescido em Quatro Barras e chef-proprietário do Piccolo Restaurante, naquela cidade vizinha. Grande conhecedor da cultura alimentar da região, trabalha como ninguém o sabor da Serra do Mar e quem for à Monte Bello terá a oportunidade de constatar, no cardápio a ser servido.

Para se ter uma ideia da linha de criação de Ferrarini, tudo começa com um Antepasto de bruschetta de batata-doce tostada na banha, com caponata e presunto cru. Em seguida será oferecida uma Massa fresca de pinhão com molho ao funghi, abrindo espaço para as carnes e seus acompanhamentos. Vai ter Galinha caipira braseada com verduras e pancetta, Polenta branca, Batatas assadas com linguiça de porco moura e ervas aromáticas e Lombo de porco assado com aroeira.

O chef Marcelo Emponotti e os convidados para almoço especial na Salumeria.

O almoço custa R$85 por pessoa, com direito a desfrutar da belíssima paisagem o dia todo e também do bufê livre – mesa de antepasto com vários embutidos da Monte Bello -, acompanhamentos sazonais, suco de fruta da época, mate e água inclusos. Cerveja e vinho são vendidos à parte, mas não é cobrada rolha para quem quiser levar seu próprio vinho.

A Salumeria Monte Bello fica no município de Quatro Barras, bem no início da Estrada da Graciosa, em meio à Serra do Mar, antes de entrar naquele trecho mais conhecido, da descida da serra. A região é declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, com grande parte de mata e biodiversidade nativas preservadas.

Para chegar, basta inserir o nome da salumeria no Waze que o melhor caminho imediatamente aparece.

Como a meteorologia prevê um sábado mais frio, o espaço interno é reservado apenas para 30 pessoas, com fogãozinho de lenha aceso e tudo o que for melhor para curtir o friozinho da montanha. Você vai? Eu vou dar um jeito de ir.

Importante reservar antes, devido ao número limitado de lugares.

Salumeria Monte Bello

Bairro Campininha – Avenida Dom Pedro II, 6457 – Jardim Pinheiros, Quatro Barras

Fone: (41) 9 9968-8203

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]