• Carregando...
Lai Pereira e Marcelo Empinotti fazem nesta sábado almoço de despedida na Monte Bello e em 2020 retornam à Itália.
Lai Pereira e Marcelo Empinotti fazem nesta sábado almoço de despedida na Monte Bello e em 2020 retornam à Itália.| Foto: Divulgação

O primeiro contato que tive com a Salumeria Monte Bello foi no início da década passada, quando tomei conhecimento do belo trabalho que o engenheiro agrônomo Airton Empinotti, curtindo sua aposentadoria, começou (em 1998) a fazer com curados e embutidos.

A inspiração vinha da Itália, onde morava seu filho Marcelo (chef de cozinha). Encantado pelos embutidos de lá, aprendeu as técnicas e tentou aplicá-las aqui, na chácara onde já produzia linguiça e salsichas. Começou com a pancetta, que deu muito certo, e daí foi expandindo seus conhecimentos para outras variações, cada vez mais interessantes e saborosas.

Até que seu filho retornou a Curitiba. Foi para trabalhar como chef de cozinha do Campania Ristorante e dali um tempo para iniciar suas ações na Monte Bello. Nesse meio tempo conheceu Lai (sua esposa), que trabalhava como gerente comercial do Laticínio Valle d´Oro, de sua família.

Em 2008 Marcelo e Lai se mudaram para Florença, com a filha Alice. Lai era gerente da Enoteca e Salumeria Lombardi e Marcelo tornou-se chef do restaurante do Hotel Villa Aurora, em Fiesole. Olivia, a segunda filha, nasceu lá.

No fim de 2011 voltaram para o Brasil para cuidar da Salumeria Monte Bello e logo tiveram seu terceiro e último filho, Nuno. Em 2012 começaram as atividades com a Monte Bello, desenvolvendo na Serra do Mar do Paraná muito do que viram e viveram em sua estada na Itália. Aqui, Lai especializou-se em MBA de Gestão de Negócios, para desenvolver administrativamente a Monte Bello.

O Porco Moura

O lardo de Porco Moura da Monte Bello. Perfeito, como na Itália.
O lardo de Porco Moura da Monte Bello. Perfeito, como na Itália.| Foto: Anacreon de Téos

A primeira vez que ouvi falar do Porco Moura foi em conversa com Marcelo Empinotti. Dentre os tantos produtos que estavam fazendo, perguntei a razão de não terem o lardo, uma iguaria como poucas e sem fabricação no Brasil. Explicou-me a dificuldade de fazê-lo com o porco comum, o que tínhamos por aqui. O lardo é a gordura existente nas costas do porco e a faixa era muito fina, insuficiente para tal. “Essa raça de porco paranaense que agora estão reabilitando, tem a ideal” – foi o que me disse. E fiquei no aguardo.

E começaram a vir os resultados da experiência com a raça. Linguiças, alguns curados, até que chegou o dia de o lardo dar certo. E deu. Ficou impecável, como se fosse o original de Colonnata. E então, meses depois, num sábado à tarde, eles me avisam: “vamos abrir o pernil”. Peguei uma garrafa de Jerez (a melhor harmonização que os espanhóis fazem com o Pata Negra, o jamón do primo do Porco Moura) e fui para lá. A experiência: divina, as finas lascas do presunto de cor vermelha viva e toque adocicado quase derretiam na boca. Era a conquista definitiva da nova/velha raça entre nós.

Nesse meio tempo já havia crescido o movimento em torno do Moura, a partir do belo trabalho de pesquisa e redenção da UFPr e demais chefs interessados. Mas a primeira referência que tive foi ali, no trabalho da Monte Bello.

A despedida

Pois agora Marcelo e Lai estão indo embora. Deram por encerrado o ciclo deles por aqui e no ano que vem já estarão na ativa novamente na Itália. Em Florença, na Toscana, onde ela vai trabalhar novamente na mesma Enoteca e Salumeria Lombardi, onde já foi gerente.

Já Marcelo vai voltar para a cozinha como chef – acertando retorno para trabalhar novamente em Fiesole, com proposta de comida de território -, fazendo também salames regionais para consumo no local, exatamente como o trabalho realizado por aqui, com a valorização dos produtos da Serra da Graciosa, onde se situa a Salumeria Monte Bello.

Marcelo, Nuno, Olivia e Lai (faltou Alice), a família Empinotti, que retorna para a Itália em 2020.
Marcelo, Nuno, Olivia e Lai (faltou Alice), a família Empinotti, que retorna para a Itália em 2020.| Foto: Divulgação

A Salumeria, hoje completamente estruturada, continuará sendo administrada por Airton Empinotti, com o apoio de profissionais prontos para atender as demandas de clientes, em nível nacional, por força da expansão da marca e avanço a novos domínios.

O casal está colocando à venda o Porcadeiro, lanchonete/restaurante com especialização em pratos com carne de porco, que começou a funcionar em 2017 (confira aqui). Com enorme desejo de passar para alguém que se interesse em manter a mesma proposta.

A celebração de despedida se dará neste sábado (30), com o tradicional almoço mensal que acontece na Salumeria. Há quatro anos Marcelo Empinotti e Lai Pereira começaram esse trabalho precursor no Paraná, valorizando e fomentando a produção de alimentos bons, limpos e justos na região da Serra do Mar. Uma vez por mês, Marcelo convida outro chef para elaborarem juntos um menu a partir do que a região produz. E este almoço de agora será o último.

O último cardápio

Além de fomentar a economia e o turismo locais, os eventos também são um elo de ligação entre profissionais de cozinha e produtores rurais, todos com o mesmo nível de importância para a rede de alimentação regional.

Chef Clary Dariva vai cozinhar em parceria com Marcelo Empinotti no almoço especial deste sábado, na Monte Bello.
Chef Clary Dariva vai cozinhar em parceria com Marcelo Empinotti no almoço especial deste sábado, na Monte Bello.| Foto: Divulgação

Nesta edição do almoço, a convidada é a chef Clary Dariva. Formada em Artes Culinárias em Norwalk CT – Estados Unidos, no ano de 2009, atualmente vive em Piraquara, onde mantém sua própria horta para a produção de insumos que utiliza em seus preparos. Além da sua própria produção, utiliza-se do que seus parceiros plantam, especialmente da região de Quatro Barras. Clary trabalha há dez anos no ramo, com ênfase no estilo italiano clássico e contemporânea.

Dessa forma, o menu desta edição será com inspiração e técnica da cozinha italiana, valorizando os ingredientes regionais. Haverá a tradicional mesa de antepasto, com os embutidos da Salumeria Monte Bello (inclusive o exclusivo Presunto Cru da Graciosa – com Porco de Raça Moura -, que já citei), queijos e pães artesanais, saladas e legumes. Depois seguem os pratos quentes, que: Porchetta de Porco Moura, Tagliatelle verde de urtiga com ragú de guanciale e Risoto de cogumelos da região. De sobremesa, Sorbetto di mora – da amora que dá na própria área da salumeria.

Menu de antepastos, com embutidos da Monte Bello e frios com produtos locais.
Menu de antepastos, com embutidos da Monte Bello e frios com produtos locais. | Foto: Rafael Dabul

O menu será servido, como sempre, no sistema de banquete, em que todos comem juntos no mesmo horário, 12h30, não havendo giro de mesa. O evento é preparado exclusivamente para os comensais que fazem reserva antecipada.

O custo é de R$ 98 por adulto e R$ 50 para crianças de 6 a 12 anos. Crianças com 5 anos ou menos não pagam. O valor dá direito a mesa de antepasto, pratos quentes, sobremesa, sucos, água e café. Bebidas alcoólicas são cobradas à parte. Eles não trabalham com refrigerante.

Como se não bastassem todos esses argumentos, valem a visita e a presença no almoço pelo que representa o local, a linda paisagem da Serra da Graciosa, e a boa comida que certamente estará à mesa.

Almoço que pode ser o último mesmo, embora eles torçam para que alguém dê sequência a essas reuniões tão saborosas e divertidas.

Vamos nessa?

A Salumeria Monte Bello, no paraíso da Serra da Graciosa.
A Salumeria Monte Bello, no paraíso da Serra da Graciosa.| Foto: Divulgação

Salumeria Monte Bello

Avenida Dom Pedro II, 6457 (Alto da Estrada da Graciosa) – Quatro Barras.

Dica para chegar: digite Salumeria Monte Bello no Waze ou no Google Maps que chega diretamente no local.

Informações e reservas: (41) 99722-0209 – WhatsApp

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]