• Carregando...
Sashimis de peixes e outros pescados estarão compondo o Omakase do Z. Japanese Bar em dois eventos especiais.
Sashimis de peixes e outros pescados estarão compondo o Omakase do Z. Japanese Bar em dois eventos especiais.| Foto: Divulgação

Gosto de restaurantes japoneses que fogem do trivial, que, por comodismo, a maioria dos estabelecimentos adota: rodízio, cream cheese e as mesmas opções de sushis e sashimis. E aí a qualidade dos insumos e produtos nem importa tanto. O que vale é o volume, a quantidade, que, infelizmente, tem público cativo em “tirar vantagem”.

Aprecio ficar no balcão, só observando a criatividade e a destreza do sushiman à minha frente, preparando aquilo que vou consumir logo em seguida. É assim quando vou ao Z. Japanese Bar (na Mercadoteca) e degusto as criações de momento do sushiman Douglas Piccoli, sempre na busca de um sabor a mais.

Experiente na área, chegou para o Z. vindo de Florianópolis, onde esteve atrás do balcão do Nipô por um bom tempo. Mas antes trabalhou no Temaki Art, em Balneário Camboriú, e, em Curitiba, já havia passado por outras casas expressivas do segmento oriental, como o Ippon, que fez muito sucesso na região do Batel, na década passada. Passou também pelo Citra Bar, antes de seguir para Santa Catarina.

Pois o Z está anunciando uma atração especial para esta semana. Serão dois jantares personalizados, terça (05) e quarta (06), oportunidades em que Piccoli terá a companhia do chef Geovani Vivan (Eat Kitchen Lab), na elaboração e apresentação de um menu que celebra a gastronomia oriental, com itens chamativos, como wagyu e lagostins.

Será um serviço de Menu Confiança, que entre os orientais é conhecido como Omakase, e que, em tradução literal, significa algo como "deixo aos seus cuidados", quando o cliente confia no sushiman e/ou no chef para fazer as melhores escolhas da noite. Piccoli e Vivan prepararam um menu inicial que pode ser alterado de acordo com restrições alimentares ou preferências.

Douglas Piccoli, sushiman do Z. Japanese Bar.
Douglas Piccoli, sushiman do Z. Japanese Bar.| Foto: Valterci Santos

Vamos conferir a proposta do cardápio?

Abrindo o jantar, um Tempurá, clássico de vegetais empanados e fritos, seguido de salada. Os dois apresentam ainda o Usuzukuri (suszukuri ou ussuzukuri) espécie de carpaccio oriental, variação do sashimi de peixe branco - com cebolinha verde e algum molho -, mas com detalhe para a apresentação, sempre decorativa e linda. Logo depois, entra uma sequência de dumplings, que são aqueles bolinhos de massa recheados. Os tradicionais sashimis também aparecem, seguidos por uma sequência de niguiris. E nesses itens é que deverão aparecer as estrelas da noite, como lagostins, lulas e wagyu.

Na sequência entra o Somen, macarrão branco, fino, e servido frio, típico do verão japonês. O Omakase tem ainda Peixe no vapor.

Encerrando a ementa, Sorvete de gengibre com chá verde.

Giovani Vivan, chef do Eat Kitchen Lab, também vai estar no Omakase.
Giovani Vivan, chef do Eat Kitchen Lab, também vai estar no Omakase. | Foto: Divulgação.

O Omakase será servido a R$ 200 por pessoa. Há a opção de harmonização com três taças de vinhos, de 150ml cada, a R$ 239. Os selecionados foram o espumante Vino! e os vinhos Laberinto Sauvignon Blanc (eleito melhor branco do Chile) e Alento Reserva (português que alcançou 90 pontos no guia Wine Advocate).

Serão dois horários de jantar por dia: às 19h30 e às 21h30.

As vagas são restritas. Informações e reservas exclusivamente por telefone (41) 99212-5143.

O Z. Japanese Bar funciona na Marcadoteca de Curitiba e vai promover noite especial com Menu Confiança.
O Z. Japanese Bar funciona na Marcadoteca de Curitiba e vai promover noite especial com Menu Confiança. | Foto: Divulgação

Z. Japanese Bar

Fone: (41) 99212-5143.

Rua Paulo Gorski, 1309 - Mercadoteca – Mossunguê

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]