Restaurante da rede Madero| Foto: Gerson Lima/divulgação
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O Grupo Madero, do chef Junior Dursk, divulgou nesta semana os resultados do primeiro trimestre de 2022. De acordo com o balanço, a receita líquida dos 262 restaurantes nos três primeiros meses do ano foi de R$ 319,9 milhões. As cifras são 45,7% maiores do que as registradas no mesmo período em 2021.

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Dos 262 restaurantes do grupo, 35 foram abertos nos últimos 12 meses – quatro deles no primeiro trimestre de 2022. Além das marcas Madero e Jerônimo, uma novidade é a inauguração da primeira loja da franquia Dundee Chicken & Burgers, especializada em frango frito empanado no balde e smashed burgers - aquele estilo de hambúrguer que é "esmagado" durante o preparo na chapa. A nova loja fica no Água Verde, em Curitiba, e deve fazer parte dos programas de expansão do grupo para 2022.

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Também nos últimos doze meses, entre abril de 2021 e março de 2022, a receita líquida acumulada do grupo chegou a R$ 1,247 bilhão. A cifra é a maior já registrada pelo Madero em um período de 12 meses, e sinaliza uma recuperação das vendas em níveis até mesmo superiores ao registrado no período pré-pandemia, em 2019.

Outro importante indicador de ganho de produtividade das unidades do Madero é o índice de Vendas nos Mesmos Restaurantes (“Same Store Sales”, SSS na sigla em inglês). Na comparação anual, esse índice foi 28,6% maior no primeiro trimestre de 2022. O resultado foi diretamente influenciado pelos investimentos, que somaram R$ 58,3 milhões nos três primeiros meses do ano – nos últimos 12 meses, o total de investimentos do grupo se aproximou dos R$ 310 milhões.

O Madero anunciou também a conclusão do plano de reperfilamento de dívidas, o que foi classificado no balanço como “um importante passo para a estrutura de capital do Grupo”. Além do pagamento antecipado de R$ 100 milhões, houve um trabalho no sentido de alongar o saldo da dívida com os principais bancos. Estas iniciativas, destaca o documento, "contribuíram para a redução de 92% no endividamento de curto prazo, proporcionando assim, a estrutura de capital adequada para o Grupo Madero aguardar com tranquilidade uma janela para a realização do IPO no médio ou longo prazos, com uma precificação dentro da expectativa da Companhia e de seus acionistas".

A expectativa do grupo para 2022 é abrir mais de 20 novas operações. Entre os destaques está a segunda Ecoparada Madero, na Rodovia Presidente Dutra, em Guararema (SP). Com essas inaugurações, o Grupo Madero deve fechar o ano com cerca de 280 restaurantes entre as três marcas próprias.