• Carregando...
Produção de frangos vem batendo recordes consecutivos no PR
Produção de frangos vem batendo recordes consecutivos no PR| Foto: Albari Rosa / Arquivo Gazeta do Povo

O grupo empresarial Borges & Rossa apresentou, na última semana, os novos investimentos feitos no setor de produção de aves na cidade de Apucarana. O aporte de R$ 25 milhões permitirá à unidade do norte paranaense produzir 1,1 milhão de frangos a cada 42 dias. Próximo do dobro dos 680 mil frangos produzidos no mesmo ciclo, atualmente.

Inscreva-se aqui e garanta as principais notícias do PR em seu celular

A empresa tem matriz na cidade catarinense de Capinzal, e além de Apucarana conta também com uma filial na Lapa. A unidade montada no norte paranaense conta com 16 aviários de alta tecnologia, frutos de investimento de R$ 50 milhões. Agora, a Borges & Rossa anunciou o início da construção de mais oito aviários dentro do condomínio industrial. Toda a produção é processada pelo frigorífico da JBS em Rolândia, localizado a cerca de apenas 30 quilômetros de distância dos aviários.

Com a construção, que deve estar concluída em maio, a propriedade rural de 32 alqueires onde está o condomínio de aviários atingirá o limite de ocupação. “Juntamente com os demais sócios, já estudamos a aquisição de nova área, em um futuro próximo, onde pretendemos realizar mais investimentos em Apucarana, seja para produção de matrizes ou para ampliar a de frangos de corte”, informou o empresário Alcides Borges, um dos sócios do empreendimento, que emprega alta tecnologia e atende a todas as normas ambientais e sanitárias vigentes.

PR responde por 33,6% de todos os frangos produzidos no país

A produção desses novos aviários em Apucarana vai se somar ao restante da planta instalada no Paraná, e que é responsável por fazer do estado o maior produtor de carne de frango do Brasil. Dados de 2021 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês passado mostram que o Paraná responde por 33,6% de todo o abate de frangos do país, mais de 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o estado de Santa Catarina.

Somente em 2021 foram abatidas cerca de 6,2 bilhões de cabeças de frango no Paraná – um número 2,8% maior do que o registrado em 2020. É a maior quantidade desde o início da série histórica do IBGE, em 1997. Entre janeiro e dezembro de 2021 foram produzidas no estado quase 4,9 bilhões de toneladas de carne de frango, um número 8,1% maior do que no ano anterior. O crescimento verificado no Paraná foi maior do que a média nacional, que ficou em 6% na comparação de 2021 com 2020.

Para o analista de avicultura do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e médico veterinário Roberto Carlos de Andrade Silva, o crescimento pode ser explicado por uma maior demanda criada pelas altas nas exportações e no consumo interno. “Com a carne bovina alcançando preços mais elevados, o frango, o suíno e os ovos passaram a ser mais consumidos”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]