Ouça este conteúdo
O Itaú Empresas registrou desde 2023 um aumento de 37,5% na concessão de crédito para os clientes do Paraná, acompanhado do crescimento dessas das pequenas e médias empresas e alta nos índices de satisfação. O banco possui desde 2022 um polo especializados em PMEs em Curitiba para dar suporte a essas empresas que são sesponsáveis por 30% do PIB do país e cerca de 55% dos empregos formais.
“O Paraná é muito importante para a estratégia do Itaú, já que representam 57% de todas as empresas clientes na região Sul, são o quarto maior estado em representatividade para o segmento de clientes PJ do banco. Nos últimos anos, temos reforçado a relação com as empresas por meio do nosso time de especialistas, com isso nos aproximarmos regionalmente e estimular a prosperidade dos empreendedores locais. Para isso, desde que implementamos o novo polo, nossa carteira de crédito aumentou em mais de um terço e o índice da satisfação cresceu 13 pontos, refletindo um fortalecimento do relacionamento e engajamento dessas empresas”, explica Marcelo Gambarini, diretor do Itaú Empresas.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Nos polos, os clientes têm acesso a um time multidisciplinar integrado, com gerentes comerciais e especialistas em diversas necessidades, como crédito, pagamento, seguros e diversas outras questões. Todos trabalham focados nas particularidades e necessidades das empresas de cada região, atuando de forma propositiva e consultiva. Esse movimento se reflete em números expressivos registrados no Paraná: por mês, circulam quase R$ 25 bilhões pelas PMEs clientes do Itaú no estado, entre pagamentos e recebimentos. Apenas em 2024, houve uma alta de 14,9% nesse fluxo, quando comparado com o ano anterior.
Atualmente com mais de 123 mil clientes no estado, o comércio varejista é o mais representativo, com 27,4% das empresas atendidas; seguido por reparação de veículos, alimentação, comércio por atacado, com 5,6%, e transporte terrestre, com 3,9%. Além de Curitiba, com 37% de clientes do estado, outras cidades são atendidas, como Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Pato Branco e Cascavel.
Proximidade e relacionamento
Para estreitar ainda mais as relações com os clientes, promover networking e disseminação de conteúdos relevantes, o Itaú Empresas realiza, desde 2023, uma série de eventos para empreendedores ao redor do país. Na terça-feira (15), o encontro aconteceu na cidade de Curitiba, reunindo diversos segmentos de PMEs clientes do banco.
Além da oportunidade de estreitar relacionamento entre eles e com o banco, o evento contou com uma palestra do economista Ricardo Amorim, convidado para abordar sobre o impacto do contexto macroeconômico para a região e Pedro Renault, economista do Itaú Unibanco e com uma mesa-redonda com Carole Crema, Clemilson Correia, da Buysoft e Leonardo Afonso, da Papapá . Os três são clientes do banco e Clemilson participou da campanha de reposicionamento do Itaú Empresas, que dá luz a histórias de empreendedores de todo o país abordando seu relacionamento com o banco.
"Este evento demonstra o compromisso do Itaú com o desenvolvimento econômico do Paraná e a prosperidade de nossos clientes. Continuamos a transformar e investir em um ecossistema dedicado às pequenas e médias empresas, acompanhando de perto seu ciclo de crescimento", conclui Gambarini.