• Carregando...
Curitiba é quarta melhor capital para fazer negócios, diz Banco Mundial
| Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias

Curitiba é a quarta melhor capital do país para fazer negócio, aponta um relatório do Banco Mundial que foi divulgado nesta terça-feira (15). De acordo com o documento, que comparou o ambiente regulatório e os percalços para empreender em todas as capitais brasileiras, a cidade paranaense perde apenas para São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Boa Vista (RR) -- líder, vice-líder e terceiro lugar, respectivamente.

Segundo o relatório Doing Business Subnacional, entre os cinco tópicos que são avaliados, Curitiba se destacou, sobretudo, em “abertura de empresas”. Neste quesito, a capital recebeu nota 84,5 (em uma escala de 0 a 100), sendo a segunda melhor performance no país, atrás apenas de Belém (PA).

O índice avalia e pontua a celeridade dos “procedimentos para se abrir e operar formalmente uma empresa industrial ou comercial, tempo e custo para realizar cada procedimento, e a exigência de capital mínimo a ser depositado para registrar a empresa”, indica o Banco Mundial.

“Tornar o processo mais eficiente não significa necessariamente eliminar exigências, mas, sim, unificar procedimentos para simplificar o processo. As boas práticas em algumas localidades poderiam ser implementadas em outras, tendo como objetivo principal apenas uma interação com o governo para abrir uma empresa”, indica o documento.

Tópicos como “pagamento de impostos” (que registra os impostos e contribuições obrigatórias que uma empresa de médio porte deve pagar ao longo de um ano, por exemplo) e “liberação de alvarás construtivos” (que registra os procedimentos, tempo e custo necessários para que uma empresa do setor de construção possa construir um armazém e conectá-lo à rede de água e saneamento”) também colaboraram para que Curitiba ficasse na parte de cima do ranking.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]