Mesmo ainda na liderança, preferência por brinquedos no Dia das Crianças caiu.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná
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O Dia das Crianças de 2022 registra a maior intenção de compras com o maior valor do presente desde o início da pesquisa da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) em 2016.

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Além disso, pela primeira vez o consumidor vai priorizar a compra em lojas de bairro e não no comércio no centro das cidades ou na internet [ler mais abaixo].

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O levantamento aponta que 74,5% dos paranaenses pretendem comprar presentes no Dia das Crianças. Como comparação, em 2021 a intenção era de 65,6% - ou seja, 8,9 pontos percentuais abaixo do índice atual.

Já o valor do ticket médio do presente a ser comprado está em R$ 156,58. O valor é maior do que o ticket médio do Dia das Crianças pré-pandemia, quando ficou em R$ 90,33 em 2019. O mais alto até então foi o de 2021, com ticket médio de R$ 121,93.

Dois fatores pesam no avanço na intenção de compras no Dia das Crianças no Paraná. Primeiro, o fim das restrições sanitárias, já que há um ano a vacinação da Covid-19 ainda não estava massificada. Segundo, a própria condição econômica do país, com a recuperação do mercado de trabalho.

"Existe neste momento uma disposição maior para as celebrações, que ficaram represadas no período mais crítico da pandemia. As crianças, em especial, foram bastante impactadas neste período", avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR, Rodrigo Schmidt, em nota.

Brinquedo lidera entre presentes

Como não poderia deixar de ser, os brinquedos lideram a intenção de compra dos paranaenses no Dia das Crianças. Porém, o item perdeu força nesse ano.

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Segundo a pesquisa, 55,6% dos paranaenses pretende presentear as crianças com brinquedos nesse ano. Índice que era de 62,9% ano passado.

Já a intenção de comprar roupas e calçados aumentou. Nesse ano, 45,7% dos consumidores pretendem presentear os pequenos com itens de vestuário/calçado. No ano passado, o índice era de 27,8%.

Outro item que teve queda na intenção de compra nesse ano é de jogos educativos, com 9,6% das intenções. Em 2021 o índice desse segmento era de 30,9%.

Abaixo, a lista dos presentes que serão mais procurados no próximo Dia das Crianças:

  • Brinquedos - 55,6%
  • Roupas/calçados - 45,7%
  • Jogos Educativos - 9,6%
  • Eletrônicos (videogame, notebook, tablet, celular) - 8,5%
  • Dinheiro para a criança comprar seu próprio presente - 7,5%
  • Livros e afins - 5,1%
  • Perfumes/cosméticos - 1%
  • Outros - 2,4%
  • Não sabe - 0,7%
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Quando serão feitas as compras

A maior parte das compras, 51,2%, será feita uma semana antes do Dia das Crianças. Já os consumidores que pretendem adquirir o presente na data é de 21,3%. Os que vão antecipar a compra de 8 a 15 dias são 14,3%. Por último, os que já compraram o presente são 13,2%.

A pesquisa mostra também que 77,5% dos consumidores vão pesquisar preço antes de comprar o presente. Desse total, 45,7% farão a pesquisa pela internet. Porém, com a livre circulação das pessoas após as restrições sanitárias, esse índice caiu. Em 2021, 62,9% dos consumidores afirmaram que pesquisariam o valor do presente pela internet.

Lojas de bairro vão liderar vendas

Pela primeira vez, o consumidor do Paraná vai priorizar as compras do Dia das Crianças em lojas do bairro, com 26,1%.

As lojas do centro das cidades, que sempre foram as campeãs de compras na data, ficaram na terceira colocação esse ano. Elas têm a preferência de 20,6% dos consumidores, atrás das lojas de bairro e das compras na internet, com 24,1% da intenção de compras.

" Isso evidencia a migração do movimento das regiões centrais das cidades para os bairros em decorrência da pandemia, gerando novas oportunidades de negócios, principalmente para as micro e pequenas empresas, que caracterizam o comércio de bairro", avalia o consultor do Sebrae-PR Lucas Hahn.

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Onde o consumidor pretende comprar o presente do Dia das Crianças no PR:

  • Lojas de bairro: 26,1%
  • Internet - 24,1%
  • Lojas no centro da cidade - 20,6%
  • Shopping - 18,9%
  • Comércio informal - 4,1%
  • Hipermercados - 2,7%
  • Ainda não sabe - 3,4%