Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Estratégia

Empresa de lubrificantes automotivos do PR conquista espaço em mercado de multinacionais

Edson Reis, CEO da Teclub, fabricante de lubrificantes automotivos do Paraná. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Com a estratégia de apostar em distribuidores nacionais fortes e na relação custo-benefício, uma empresa paranaense de lubrificantes automotivos, como óleos de motor, tem conquistado espaço em um mercado dominado por companhias multinacionais bilionárias.

Mesmo dividindo as prateleiras com produtos Shell, Texaco e Petrobras, a Teclub – dona da marca Maxon Oil – tem se posicionado entre as maiores produtoras desse tipo de produto no país e entre as que mais vendem, além de estimar um faturamento de R$ 100 milhões em 2020, de acordo com o CEO Edson Reis.

EMPRESAS DO PARANÁ: acompanhe as notícias sobre negócios no estado

A indústria de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, começou com o sonho do pai de Edson, Nelson Reis, de ter uma grande empresa. Quando, entre 2006 e 2007, surgiu a oportunidade de comprar uma revendedora de lubrificantes que havia quebrado com o antigo dono, ele resolveu arriscar. Foi aí que percebeu que não tinha domínio desse segmento.

Coube a Edson e à irmã, Flávia, assumirem o negócio em 2010. “Quando nós viemos, foi para ajudar a empresa a não falir. Mas a gente também não conhecia nada do mercado. Tivemos que entrar de cabeça”, relembra. Reis era da área de gestão e já havia trabalhado em multinacionais. Sua irmã tinha base em administração.

Para dar um impulso ao negócio, o empresário resolveu fazer uma faculdade de engenharia química para entender dos processos. “Enxergando o mercado, percebemos um nicho que ninguém explorava. O pessoal achava que lubrificante tinha de ser ou de uma grande companhia ou barato. Não existia o meio-termo. Vimos que tinha espaço, sim, para fazer um lubrificante com valor agregado, sem ser de companhia e com qualidade”, diz.

Com ajustes da Agência Nacional do Petróleo, que passou a criar testes de qualidade mais rigorosos a partir de 2010, o negócio deslanchou.

A Teclub passou então a apostar em produtos com um custo mais baixo do que o das grandes companhias, mas sem perder a margem que torna viável o negócio. Isso se somou ao investimento em qualidade e ajustes de gestão e administração. Em 2015, a empresa já estava vendendo 150 mil litros por mês. De lá para cá, o crescimento não parou. Cinco anos depois, a empresa vende 1,5 milhão de litros/mês.

Os números colocam a Teclub na 14ª empresa em produção de lubrificantes no Brasil e a sexta que mais vende no Sul – entre 276 importadores e misturadores (que são os produtores independentes, como eles). Estão à frente das norte-americanas Havoline (pertencente à Texaco) e Bardahl e da francesa Motul, para exemplificar.

Distribuidores 

Os produtos Maxon Oil conseguiram espaço nas prateleiras de diversos estados do Brasil. “O esforço de vendas é direcionado às distribuidoras. Um dos motivos do nosso sucesso foi conseguir montar uma rede de distribuição nacional muito forte. A gente tem empresas de nomes grandes, como Fortbras e Grupo Real. São distribuidores que têm poder de penetração e capilaridade muito grande”, destaca Reis.

Com os produtos chegando cada vez mais longe, especialmente a partir de 2015, os números dispararam. A Teclub espera ter faturamento superior a R$ 100 milhões mesmo no conturbado ano de 2020. “A gente vem crescendo ano a ano em porcentagens altas”, destaca o CEO. “Em 2018 demos um salto no faturamento porque começamos a entrar em Minas Gerais. Neste ano, conseguimos entrar em São Paulo. Não vendíamos nada lá. Também conseguimos entrar no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Isso vai aumentando de forma sustentada o nosso faturamento”.

A empresa hoje mantém escritórios de representação em todos os estados do Brasil e quer, em 2021, avançar pela América Latina.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.