• Carregando...
Caminhões semiautônomos oferecem menor custo e mais produtividade na lavoura.
Caminhões semiautônomos oferecem menor custo e mais produtividade na lavoura.| Foto: Márcio Raminelli/Divulgação

A paranaense Ouro Verde, especializada em gestão e terceirização de frota, inovou neste ano ao fornecer caminhões semiautônomos para o transporte da cana-de-açúcar das lavouras operadas pela Raízen, líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia no país, com sede em São Paulo (SP) e lavouras no interior paulista e nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. A parceria entre as duas empresas iniciou há aproximadamente quatro anos. A novidade desse ano é a substituição de parte da frota de tratores por caminhões semiautônomos. No total, foram fornecidos 308 equipamentos, incluindo caminhões e implementos.

Cadastre-se e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

Para o diretor-presidente da Ouro Verde, Cláudio Zattar, a substituição é uma tendência que se consolida com projetos robustos como este. “É uma solução inovadora e com tecnologia de ponta para atender as necessidades dos nossos clientes”, destaca. A solução ofertada à Raízen proporciona benefícios como menor custo na operação, maior eficiência na logística da colheita e maior produtividade”, disse.

O gerente corporativo de Operações Agrícolas da Raízen, Rodrigo Morales, explica que os caminhões são utilizados no corte, carregamento e transporte da cana-de-açúcar, até o caminhão canavieiro. “Os equipamentos são destinados às nossas operações no interior do estado de São Paulo, nos municípios de Barra Bonita, Igarapava, Ipaussu, Bento de Abreu, Torrinha e Bocaina, em Jataí, sudoeste de Goiás, e Caarapó, no Mato Grosso do Sul”, explica.

Segundo Morales, a parceria com a Ouro Verde foi ampliada neste ano e trouxe a inovação dos semiautônomos, que otimizam os recursos e tornam a operação mais eficiente. “A frota usada na operação fica 5% menor por ser mais eficiente”, conta. Para ele, a grande vantagem é garantir um controle de tráfego eficiente. “Ao andar com o caminhão nas entrelinhas do canavial de forma com que evite o pisoteio na linha da cana, garantimos produtividade e longevidade para as safras seguintes. A utilização do recurso de piloto automático também permite que o caminhão trafegue sozinho ao lado da colhedora, sem necessidade de intervenção de um operador por meio de um mapeamento da área”, destaca.

Os caminhões locados são das marcas Volvo, Scania, Mercedes-Benz - Grunner, Santa Izabel, Facchini e Fliegl. “A locação de veículos e equipamentos vem se fortalecendo como alternativa para empresas de diversos segmentos e o contrato com a Raízen reforça o potencial de ampliação dos negócios de locação de frotas no Brasil”, explica o diretor comercial da Ouro Verde, Manuel Silva. “A modalidade vem crescendo porque as empresas estão revendo suas estratégias, priorizando a defesa do caixa e a não mobilização de recursos financeiros com a compra de ativos”, pontua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]