Julia Alberti Ginde desenvolve jogo de tabuleiro para pessoa com deficiência visual no Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru.| Foto: Valdecir Galor / Prefeitura de Curitiba

Com a ajuda do Fab Lab da Rua da Cidadania de Cajuru, a estudante de Design de Produto, Julia Alberti Ginde, de 22 anos, conseguiu produzir e imprimir na impressora 3D um protótipo de jogo de tabuleiro para crianças com deficiência visual. O laboratório gratuito de prototipagem é mantido pela Prefeitura de Curitiba e desde março, ajudou a desenvolver 50 projetos da comunidade.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

O jogo de tabuleiro desenvolvido para crianças com deficiência visual foi idealizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde Julia cursa o 4° ano. A jovem agora faz adaptações necessárias para produzir o produto final, que será feito em madeira, na máquina de corte.

Depois de pronto, a estudante ainda pretende levar o brinquedo para teste com crianças que possuem deficiência visual. Para ela, o laboratório foi essencial para o projeto. "É importante as cidades oferecerem à população esse conceito do 'faça você mesmo' como Curitiba faz, conta Julia.

Publicidade

Laboratório gratuito

O Fab Lab conta com laboratório de informática, prototipagem com impressoras e scanner 3D, além de cortadora a laser, router, plotter e fresadora. Para utilizar, é preciso marcar horário pelo telefone (41) 3221-2421 ou pelo e-mail fablab@smte.curitiba.pr.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 12 h e das 13 às 17 horas.