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Great Place to Work
Equipe do Great Place to Work Paraná, que em 2020 trabalhou de forma remota.| Foto: Divulgação

Noventa empresas paranaenses foram reconhecidas pelo Great Place to Work (GPTW) como as melhores para se trabalhar no estado em 2020. Os premiados da 11ª edição do ranking Paraná foram anunciados nesta quinta-feira (26), divididos em três categorias: 15 empresas de grande porte, 60 de médio porte e outras 15 de pequeno porte. Elas foram selecionadas entre 259 empresas que se inscreveram e garantiram a participação de 118.604 colaboradores.

“Tivemos um grande comprometimento do empresariado paranaense, com um crescimento de 27% no número de empresas participantes. Foram mais de 118 mil colaboradores ouvidos, algo espetacular e que demonstra o compromisso das empresas em cuidar das pessoas”, destaca Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e representante no Paraná. No ano passado participaram 207 empresas e cerca de 104 mil colaboradores.

Para Hilgo, esse crescimento é ainda mais significativo por ocorrer em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, que afetou seriamente as empresas e as relações corporativas. “A pandemia requereu de todos estarmos mais perto e ouvirmos o próximo. Nossa estratégia foi manter a proximidade com as empresas através de contatos consultivos e compartilhar as boas práticas do GPTW”, diz.

Com a pandemia, o GPTW incentivou as empresas a aplicar uma pesquisa junto aos colaboradores, questionando o cuidado com as pessoas e os negócios em relação ao coronavírus. No Paraná, mais de 60 empresas e 25 mil trabalhadores participaram da consulta, que apresentou resultados positivos: nota média de 96 para o cuidado com as pessoas e 89 para a continuidade dos negócios, numa média geral de 92.

Maioria dos funcionários são homens com ensino médio

Dentre os funcionários das 90 empresas premiadas pelo GPTW 2020 no Paraná, 57% são homens e 43% mulheres. Os cargos de liderança são predominantemente masculinos: 79% dos postos de alta liderança e 60% de média liderança são ocupados por homens. Somente 4% dos CEOs são do sexo feminino.

Na divisão etária, a maior parte dos trabalhadores (35%) está na faixa de 26 a 34 anos. Outros 28% têm entre 35 e 44, e 20% até 25 anos. No tocante à escolaridade, quase a metade dos colaboradores (48%) possui ensino médio completo ou menos. Aqueles com ensino superior completo somam 24%.

Oportunidade de crescimento motiva permanência

Quando questionados sobre as razões pelas quais permanecem nas empresas premiadas pelo GPTW, os colaboradores colocam em primeiro lugar a oportunidade de crescimento. Ela foi citada por 41% dos funcionários, seguida por qualidade de vida (26%), alinhamento de valores e remuneração e benefícios (ambos com 14%).

Da parte das empresas premiadas, o incentivo aos estudos e à capacitação aparece entre as prioridades. Em 74% delas são oferecidas bolsas de estudo para graduação ou pós, enquanto 70% oferecem programas de coaching, 59% têm universidade interna e 57% programa de mentoria. As que oferecem bolsas para cursos de idiomas representam 46%, e 35% oferecem verba para desenvolvimento de escolha do colaborador.

O levantamento indica ainda que 32% das pessoas que compõem os quadros das empresas premiadas ingressaram no último ano. A taxa de saída voluntária nessas mesmas empresas é de 6%, enquanto a rotatividade voluntária representou cerca de 29% do total de demissões.

Empresas estimulam voluntariado e promoção da igualdade

Alguns dados em particular chamam a atenção nessa edição do GPTW. O primeiro deles é que 84% das empresas premiadas permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho. Além disso, 71% dessas empresas contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a igualdade. Por fim, 96% dos trabalhadores consultados disseram que, em suas empresas, as pessoas são bem tratadas independentemente de cor etnia, orientação sexual, sexo ou idade.

Para Hilgo Gonçalves, esses números mostram que as empresas estão cada vez mais atentas à inclusão social e o envolvimento com a comunidade. “A diversidade veio para ficar. Nós acreditamos que todas as pessoas têm que ser incluídas e, cada vez mais, as empresas estão incentivando o olhar para a comunidade. Dar voz às pessoas e escutá-las faz toda a diferença”, conclui.

Great Place to Work

O Great Place to Work é uma consultoria global fundada nos Estados Unidos e presente em 90 países. Ela apoia organizações para obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. No Brasil, a primeira lista de melhores empresas foi feita em 1997. Para participar do ranking regional é preciso ter no mínimo 30 funcionários e concorrer com um CNPJ registrado no Paraná.

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